Forum Pplware

Versão Completa: licenciatura ou ainda vai um CET
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2 3 4
Boas comunidade PPLware

Estou mesmo na fase final do meu curso (TGPSI, nivel III), e agora estou na duvida se deve seguir já para uma licenciatura ou ainda faça um curso de especialização tecnológica (nivel IV). pois siga licenciatura ou CET tem as suas vantagens

agradeço a vossa opinião pessoal Cool
Há alguma razão especial para não quereres ir directamente para uma licenciatura?

CET tem 2 vantagens para mim:
- Se quiseres uma especialização a mais e queres logo começar a trabalhar - mas para isto é preciso haver trabalho...
- Há universidades que aceitam alunos com CET nos seus cursos sem ser preciso fazer exames nacionais e quando entras na licenciatura já vais com algumas cadeiras feitas, pois dão equivalência.

Desvantagens do CET:
- Uma perda de tempo para quem quer ter uma licenciatura.
- Não te permite trabalhos muito qualificados

Vantagens da licenciatura:
- Mais formação equivale normalmente a melhores perspectivas de tempo.
- Dá-te mais tempo e informação para escolheres o que pretendes da vida.

Desvantagens da licenciatura:
- Demora tempo, pois claro, e dá trabalho, como tudo na vida.
- Precisas de exames nacionais de acesso ao ensino superior. Isto se não fizeres o CET antes e tiveres a sorte da universidade aceitar alunos com CET directamente.

Atenção, esta questão de entrada directa na universidade sem exames para alunos com CET é valida pelo menos em Turismo, situação de um familiar meu. Mas presumo que para outros cursos seja mais ou menos o mesmo.

Mesmo assim, a menos que não te sintas minimamente capaz, faz exames nacionais e vai para a universidade. No entanto, agora já é tarde não é? Já devias ter feito os exames este ano. Agora ficas 1 ano sem fazer nada... vê lá bem a tua vida.
nao. eu ja fiz a 1ª fase de exame só que prontos como acho que nao vou ter nota suficiente. e ja nem sei se deve fazer a 2ª fase ou nao. opa eu ate tenho notas porreiras durante o ano que me da uma boa media de curso so que prontos os exames deste ano não tem nada haver com os dos anos anteriores

já agora obrigado Ana pela tua maneira de ver as coisas Big Grin
Caro Kasy,
Frequentei um curso especialização tecnológica ( CET ), e gostei, mas sou-te sincero ao ponto de te dizer, se podes ir directamente para a licenciatura, VAI! Mas se achares que não entras na faculdade este ano, a especialização tecnológica poderá servir para não estares parado.
Exacto, também concordo com o ark15. Estar parado é que não!
Já agora Kasy, querias tirar uma especialização tecnológica em que área ?
Isto caso não consiga entra via exames
na área era informática, e os CET's eram os seguintes:

1- Tecnologia e Programação de Sistemas de Informação( I.P.Tomar);
2- Informática (I.P. Bragança);
3- Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos (I.P. Bragança);
4- Instalação e Manutenção de Redes e Sistemas Informáticos (I.P. Tomar);
Acho que estas a fazer uma boa escolha : )
eu tirei o Tecnologia e Programação de Sistemas de Informação!
ja agora ark15 andas ja no ensino superior ou ja acabas tes podias me dar umas dicas
kasy, desculpa não ter dado uma opinião da minha parte, mas como não pedis-te muitos detalhes não quis estar a ser chato ao dar-te informações que não sugeris-te.
A minha especialização tecnológica, foi tirada na universidade de Aveiro.
Matérias leccionadas Python , PHP , scilab , SQL SERVER , VD.NET , C#. Isto tudo num ano, inicialmente iniciei por algoritmia juntamente com outras disciplinas como Matemática , português , inglês, economia , depois disto , dás as linguagem todas ao mesmo tempo : / o que não é bom, imagina-te em 1 mês teres que apresentar um trabalho de PHP , vd.net e C#. É complicado, então quando tens que aprender 2 linguagens ao mesmo tempo, é difícil e não aconselho. Tirando isso, oferecem uma local de estágio que, se fores um bom programador eles dão-te um óptimo local de estágio com quase 100% das garantias que pelo menos ficas lá em estágio profissional. Por exemplo, um aluno da mesma especialização tecnológica teve a estagiar na sapo, que na minha opinião, é bastante bom.
É assim, se não entrares este ano no ensino superior, vai tirar uma especialização tecnológica , não ficas parados e ficas com "mais papel" no curriculum Wink Futuramente, no mundo do trabalho todas estas pequenas coisas contam Wink
Páginas: 1 2 3 4
URL's de Referência