Forum Pplware

Versão Completa: Portugueses conseguem 1 litro de gasolina dar para 2.427 km.
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
"Eco Veículo da UC conseguiu percorrer 2.427 Km com um litro de gasolina

Um veículo da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) conseguiu percorrer 2.427 quilómetros com apenas um litro de combustível, batendo o recorde ibérico de economia de consumo de gasolina.

Na classificação geral do Eco-marathon Youth Challenge UK 2010, prova internacional de eficiência energética que decorreu nos últimos dois dias no Rockingham Motor Speedway, do Reino Unido, aquela equipa portuguesa obteve o segundo lugar da classificação geral, escreve a Lusa.

No primeiro lugar ficou a equipa TIM 05 da Université de Paul Sabatier e do Institute Nationale de Science Appliqué de Toulouse (França), com o equivalente a 3.351 quilómetros com um veículo da categoria etanol.

Em terceiro lugar classificou-se o Team Green, do Reino Unido, com um desempenho que equivale a 1.974 quilómetros com um litro, através de um veículo da categoria GPL.

Há um ano o Eco Veículo da FCTUC vencera a mesma prova, conseguindo percorrer 2.307 quilómetros com um litro de gasolina, revelou à agência Lusa Pedro Carvalheira, professor universitário e coordenador do projecto.

Para a melhoria da performance contribuiu o trabalho de afinação do motor, com as alterações dos tempos de injecção e dos instantes de ignição do motor, e os resultados dos testes para encontrar a temperatura óptima para a cabeça e o cárter, explicou.

Segundo Pedro Carvalheira, foi igualmente introduzida uma nova bateria de iões de lítio, similar às utilizadas nos computadores portáteis e pelos veículos eléctricos da nova geração.

Também o chassis foi melhorado, com a diminuição de um quilograma, contribuindo também para o êxito a perícia da pilota, Ana Rita Lopes, uma estudante da Faculdade de Economia de Coimbra com 42 quilos de peso, e que se submeteu ao longo do ano a uma preparação teórica e de condução."


Serão necessárias mais provas da capacidade dos portugueses de se superarem e da sua capacidade de inovar? Serão precisas mais evidências que existem alternativas mais económicas para o que agora se encontra disponível?
Cada vez mais e com maior frequência, noticias deste calibre vêm a lume, o que vem comprovar o que praticamente toda a gente sabe, mas que para alguns é proibido falar.....

Fonte aqui.
Tanta coisa, para quando veículos eléctricos? Ainda ontem vi um documentário sobre o lobby to petróleo, os efeitos dele da forma como o usamos, e as voltas que a BP faz para não limpar o derrame que causou a um mês atrás. Os resultados são horrendos, só pelas imagens parecia que estava lá, os pescadores, que ganhavam 50K€ mês, vêm-se agora a lutar pela sobrevivência e a BP recusa-se a indemnizar, e preocupa-se mais em investir em publicidade e a culpar terceiros pelo acidente!

Falaram também que a BP já varias vezes colocou em risco a vida de trabalhadores para poupar uns tostões (algo que me custaria acreditar, se não fosse pela atitude actual perante o derrame, que é exactamente essa que falam que eles têm tido sempre), e muitas das vezes, matando os próprios trabalhadores devido às condições precárias de trabalho.
É no mínimo, nojento, estraga-se a vida a milhares, para, desculpem-me a expressão, «encher o cu» a alguns gestores e árabes bilionários.

Claro que isto tudo terá um fim, assim que veículos eléctricos entrarem em peso no mercado. Se bem que o novo "petróleo" passará a ser o lítio, e ficaremos mais um século ou dois a viver de lítio enquanto nessa altura já poderíamos usar outras fontes de energia mais rentáveis.

Edit: Quanto à noticia em si, não deixa de ser um grande feito, mas que infelizmente só serve para continuar a alimentar o lobby que referi.
De qualquer das formas aposto que o design do carro em si possui limites que o incapacitam de se tornar um veiculo de uso quotidiano, por isso, o mais provável é estes "brinquedos nunca saíam do baú" para servirem qualquer objectivo comum.
Penso que a thread não se trata dos problemas mundiais, como o derrame da petrolífera, mas sim de um feito português, que poderá, num breve futuro, trazer benefícios, tanto para o desenvolvimento português, como para o mundo...


Don't off-topic this...!
URL's de Referência