Forum Pplware

Versão Completa: Olá Pplware!!!
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Olá sou o Luís Cardoso, tenho 24 anos e sou de Castelo Branco. Estou a terminar o Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores no Ramo de Sistemas Biónicos na Universidade da Beira Interior ( UBI na web: http://www.ubi.pt/ ) sitiada na Covilhã.

Gosto de Robótica, Electrónica e Desenho (tal como podem ver na minha assinatura, o robô da esquerda é o carro que participou no Festival de Robótica 2010 em Leiria/Batalha no campo da Condução Autónoma e o robô da direita é a minha dissertação de mestrado) e sou entusiasta na área da programação.

Quanto à programação, tenho alguns conhecimentos nas seguintes línguas de programação: Basic, Pascal, Fortran, Assembly, C. Uso mais na minha área o C principalmente nos robôs presentes na imagem e até mesmo em PC.

Dou-me bem com os seguintes Sistemas Operativos: Linux, Windows e Mac. Tendo mais experiência nos dois primeiros, já que não possuo Mac, só o usei em tempos na Universidade. No Linux, uso mais o Ubuntu, mas já experimentei OpenSuse, Mepis e Fedora. Também já usei o OpenSolaris apenas por curiosidade.

Peço desculpa por apenas só agora estar a fazer a apresentação, eu efectuei o registo basicamente porque ao visitar o vosso blog vi lá um pedido de ajuda que referia uma placa que eu também tenho e com problemas semelhantes aos que tive em tempos, mas que consegui resolver, decidi portanto partilhar essa solução, mas segundo o autor desse 'post' essa opção não lhe resolveu o problema Unsure pelos visto essa placa tem mais falhas do que aquelas que julguei, mas é assim, nada é perfeito Rolleyes

Espero que esta apresentação não tenha sido demasiado extensa Shy Smile
As apresentações nunca são extensas, quanto maiores, melhor! Sê bem-vindo Luís!

Tens alguns vídeos dos teus robôs? Acho essa área bem interessante. No entanto, não vou enveredar por aí... muitas físicas Wink
Bem-Vindo Luis!
Bela apresentação...
(01-09-2010 19:18)Ana Escreveu: [ -> ]As apresentações nunca são extensas, quanto maiores, melhor! Sê bem-vindo Luís!

Tens alguns vídeos dos teus robôs? Acho essa área bem interessante. No entanto, não vou enveredar por aí... muitas físicas Wink

Olá Ana,
De momento ainda não coloquei nenhum vídeo do Robosapien V2, robô da direita, mas do carro tenho este:

http://www.youtube.com/watch?v=H-XPYX1G7-o

E se alguém quiser mais alguma informação, sobre o carro apelidado de ß2 que é do grupo de alunos da UBI do qual faço parte - Os ßeta - podem consultar aqui:
http://webx.ubi.pt/~m2519/Robos/Indice%20Beta.htm (página oficial)
ou aqui um mero resumo (o meu blog):
http://wolfytuga.wordpress.com/os-beta/

Podem também ver no meu blog o Robosapien V2, ainda não está devidamente actualizado, porque estou a fazer alguma engenharia inversa e assim e ainda não tive tempo de colocar mais conteúdo. Em primeiro lugar está a escrita da dissertação, depois colocarei mais informação, assim que tiver algo de concreto e até vídeos, até porque este robô é algo hilariante Tongue

Cumprimentos!
(01-09-2010 19:40)asantos3 Escreveu: [ -> ]Bem-Vindo Luis!
Bela apresentação...

Bem haja Big Grin
Bem, adorei os vídeos! (Andei a cuscar mais pelo teu site). Bom trabalho e já que entregaste a tua dissertação (de mestrado, certo), desejo-te muito boa sorte para o mercado de trabalho. Ou vais continuar em investigação e prosseguir os estudos?
Bem-vindo Luís!
Bem-vindo
(01-09-2010 20:23)Ana Escreveu: [ -> ]Bem, adorei os vídeos! (Andei a cuscar mais pelo teu site). Bom trabalho e já que entregaste a tua dissertação (de mestrado, certo), desejo-te muito boa sorte para o mercado de trabalho. Ou vais continuar em investigação e prosseguir os estudos?

Isso do andar a cuscar o meu site, se estavas a falar na Página Oficial da equipa, bem essa é de um colega meu, o Big Boss da equipa Tongue ele, este ano, até participou com mais um carro, independente, que é apelidado por Corisco que está aqui:
http://webx.ubi.pt/~m2519/Robos/Indice%20Corisco.htm

Outra informação, se interessar a alguém, existe um grupo da equipa d'Os ßeta e outra do Corisco no Facebook. Espero que esta informação não seja encarada como publicidade da qual poderei beneficiar, muito pelo contrário, pretendo que esta informação possa, isso sim, beneficiar Portugal na criação de mais robôs e na evolução da tecnologia utilizada.

Como deverás ter reparado os dois Peugeot 206 WRC são dos mais pequenos a participar nessa competição e também os únicos que tentam fazer a prova como deve ser sem recurso a um computador acoplado ao robô, essa é a nossa imagem de marca, conseguir automatizar um carro através do microcontrolador (MCU) MSP430 (são de muito baixo consumo) da Texas Instruments (TI) em vez do uso de PC. Sabes que aquilo que se vê no vídeo é conseguido com um programa com um tamanho inferior a 4kB? Já o do meu colega, estava a ser controlado através da câmara, pois a CMUCAM3 permite o controlo de 5 servos, logo através da programação da câmara, conseguiu controlar todo o carro. Nós no ß2 não pudemos fazer isso, porque o servo para o eixo traseiro teria de ser muito potente para conseguir deslocar o carro.
Para o ano, em vez de usarmos apenas 1 MCU iremos usar 2 ou 3, realizando desta maneira processamento paralelo e reforçar a comunicação RS232 utilizada pela câmara.

Quanto à dissertação, ainda está em curso, infelizmente ainda não está concluída, porque este robô além de ser algo difícil de encontrar em Portugal (foi descontinuado por não haver tanto interesse nele face à versão 1), depois ainda tive o Festival pelo caminho. Bem e depois a complexidade deste robô é bastante grande, pois os robôs podem ser engraçados, terem câmara capaz de distinguir objectos e interagir com humanos. Por isso são bastante mais elaborados por baixo do "capô" e tal exige algum tempo extra Confused principalmente quando se está a medir os sinais e ele se põe com macacadas devido aos sensores e tempos em que ninguém interage com ele. Podes ver no Youtube, basta pesquisar por Robosapien V2. A versão que tenho está em Espanhol.

(01-09-2010 21:08)njrbarros Escreveu: [ -> ]Bem-vindo Luís!
Bem-vindo

Bem haja Big Grin
Bem-vindo. Smile
Bem-vindo ao Peopleware
(02-09-2010 00:12)Ferreira Escreveu: [ -> ]Bem-vindo. Smile

Bem haja Big Grin
(02-09-2010 09:19)pedroware Escreveu: [ -> ]Bem-vindo ao Peopleware

Bem haja Big Grin
Páginas: 1 2
URL's de Referência