Forum Pplware

Versão Completa: Redes Estruturadas - Cabos de fibra óptica
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Cabos de fibra óptica

Os cabos de fibra óptica são constituídos por um conjunto de revestimentos mais ou menos rígidos que têm como objectivo dar suporte mecânico e proteger várias fibras ópticas colocadas no seu interior. O raio de curvatura de um cabo de fibra óptica e as tensões de tracção a que pode ser sujeito são mais criticas do que acontece para os cabos de cobre. O conjunto de revestimentos existentes destina-se a reduzir os riscos de os limites máximos serem ultrapassados.

[Imagem: fiberopticcable.jpg]

As fibras ópticas classificam-se de acordo com o seu diâmetro pois este vai influenciar fortemente as características que se consegue obter na transmissão de sinais luminosos. Nas fibras mais espessas o fenómeno da dispersão modal leva a que existam vários feixes de luz paralelos, causando sobreposição de sinal e afectando negativamente quer a taxa de transmissão máxima, quer o alcance máximo.

Fibra óptica multimodo

Trata-se de fibras comparativamente mais espessas (diâmetro de 50 ou 62,5 microns), embora sob o ponto de vista da cablagem estruturada sejam a opção prevista para distâncias inferiores a 2 Km, podem existir outras limitações derivadas das tecnologias que vão ser usadas sob a fibra.

A tecnologia ethernet gigabit sobre fibra (1000baseSX e 1000baseLX) coloca maiores restrições, estando limitada a 220 metros ou 550 metros respectivamente para fibras de 62,5 ou 50 microns. Para ultrapassar estas limitações é necessário usar a variante 1000baseLX sobre fibra óptica monomodo.

Fibra óptica monomodo

Trata-se de fibras comparativamente mais finas (diâmetro inferior a 10 microns), que praticamente eliminam o fenómeno da dispersão modal, permitem por isso alcances muito superiores. Sob o ponto de vista técnico da fibra óptica monomodo o alcance pode atingir quase uma centena de quilómetros, mas há outras restrições.

Embora o alcance seja muito elevado, é necessário olhar às opções tecnológicas que vão usar a fibra, a tecnologia ethernet 1 Gbps sobre fibra monomodo (1000baseLX) permite um comprimento máximo de 5 Km.

As normas de cablagem estruturada não prevêem cablagens de comprimento superior a 3 Km pois saem fora do âmbito do "campus".

Conectores de fibra óptica

[Imagem: patch_cords_10487178_1__250x250.jpg]

A interligação de fibras ópticas é bastante mais complicada do que para cabos de cobre. Para garantir a passagem do sinal óptico de uma fibra para a outra estas têm de ser encostadas topo a topo, mas é necessário realizar um polimento prévio dos topos das fibras.

Tudo se torna complicado devido à espessura muito reduzida da fibra. Para se conseguir o resultado pretendido a fibra já sem protecção é inserida num cilindro com um furo muito fino e depois é colada, usando uma cola ou a quente.

Posteriormente o topo do cilindro (juntamente com a fibra) é polido.

[Imagem: 13087.jpg]

Dois cilindros destes perfeitamente encostados são então capazes de assegurar uma transmissão do sinal óptico entre as duas fibras. Todas as terminações de cabos de fibra óptica são realizadas deste modo, logo não existem terminações em ficha fêmea, todas as terminações são em ficha macho. A interligação de fibras recorre a um encaixe fêmea duplo que garante o encosto perfeito entre os cilindros das fichas macho.

Além dos conectores SC da figura acima, ainda são usados conectores ST de secção circular.

[Imagem: singlemode-duplex-st-st-fiber-9-125.jpg]

Para garantir comunicações "full-duplex", a interligação de dois nós necessita de duas fibras, em cada nó será usada uma fibra para emissão (fibra TX) e outra fibra será usada para recepção (fibra RX).

É necessário assegurar que as fibras não são trocadas identificando-as com cuidado as extremidades dos cabos com números. As fichas SC duplex têm a vantagem de não permitir nunca uma troca acidental das fibras. Os chicotes de fibra usados nos distribuidores são normalmente duplos e no caso de não usarem fichas SC duplex usam normalmente cores diferentes para os conectores de cada uma das fibras.

[Imagem: Fiber-Optic-Patch-Panel.jpg]

[Imagem: fibre_optic.jpg]

Nas ligações de "backbone" (de "campus" ou de edifício) devem usar-se cabos de várias fibras de forma a poder acomodar necessidades futuras em termos de fluxos de dados.
Trabalhas no ISEP? É que como estás a fazer publicidade à Libocabos...

Parabéns pelo artigo, André Moreira.
Vivam,

Afinal quem é o autor do artigo? Era interessante publicarmos no site. Deixo o meu e-mail ppinto@pplware.com
eu até tenho bastantes coisas interessantes.. pena é serem propriedade da cisco.. lollo.. quando tiver paciência faço algo meu..
Amanha mais uma novidade de redes no site pplware...estejam atentos Smile
URL's de Referência