Forum Pplware

Versão Completa: HTML <table>
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Boas, estive a ler um toturial de HTML mas na parte das tables fiquei um pouco na parte dos atributos para este elemento...
o code do elemento < table > é:
Código:
PS: para poder ver isto como uma tabela, copie o conteudo para um documento de texto (bloco de notas por exemplo) e guarde como "html_table.html". fexe e abra denovo (irá abrir com o seu browser predefenido)

CODE PARA A TABELA COMEÇA AQUI!!

<html>
   <head> <title> table Example </title> </head>
   <body>
      <table border="1">  
         <tr>
            <th> </th> <th>element td</th> <th>element td</th> <th>element td</th>
         </tr>
         <tr>
            <th>element tr</th> <td> row1, column1</td> <td> row1, column2 </td> <td> row1, column3 </td>
         </tr>
         <tr>
            <th>element tr</th> <td> row2, column1</td> <td> row2, column2 </td> <td> row2, column3</td>
         </tr>
      </table>
      <p> As you see, the element "td" forms a column and the element "tr" forms a row, so, together, they form an organized table, but, if you look closer, you will se one more element, the "th" element, that forms a header</p>
   </body>
</html>

Bom, a minha dúvida, como disse, é nos atributos para o elemento <table> pois não consegui apanhar muito bem, pois eles não dão um exemplo para cada tributo, só dão para o border, mas esse já eu cunhecia...
segundo sei, uma table dá para formatar de muitas maneiras, adicionando cor por exemplo...
os atributos que me deram sao:
Código:
-> border
-> align
-> bgcolor
-> cellpading
-> cellspacing
-> dir
-> frame
-> rules
-> summary
-> width
-> char
-> charoff
-> valign
-> abbr
-> axis
-> colspan
-> headers
-> height
-> nowrap
-> rowspan
-> scope
Como devem calcular nao vos vou pedir uma explicação total para cada atributo, apesar de nao me importar ^^
se me puderem exclarecer as duvidas, nem que seja atraves de um exemplo em html mesmo, agradeço muito Big Grin


Para os leitores: sigam este exemplo se quiserem, mas apenas se ja têm alguma referencia de html, caso contrário só se vão confundir ainda mais. aconcelho a obtarem por ver o html atraves de um livro (eu estou a ver atraves de um toturial pois estou com pressa e ja tenho algumas bases, pois tambem se aprende muito com bb code (muito boa base).

Para ver os codes clique em "ver spoiler"
GIYF.

Table e atributos: http://www.w3schools.com/tags/tag_table.asp

Table: http://www.w3schools.com/html/html_tables.asp

Foi bem Corvus, já tinha isto aberto há muito tempo, não tinha reparado que já tinhas respondido Smile
Básicamente os atributos de um Table (ou Div) já dizem só por sí (em Inglês) o que eles fazem.

Exemplo:
Width (largura) que podes definir a largura em pixeis (ex: 100px) ou em percentagens, (ex: 50%) ..etc..
valign (Alinhamento Vertical) que poderá ser definido como "top" (topo) ; "middle" (meio) ; "bottom" (fundo) ... etc...

Básicamente basta enterpretares esses códigos, por esta lógica, que irás entender melhor as suas funções. Wink
Já agora um pequeno àparte (é assim que se escreve?):

Embora antigamente se usasse muito a tag <table> para fazer o design das páginas, actualmente o método mais aconselhável e mais maleável é a utilização de CSS.

Bruno, saí primeiro desta vez, para a próxima és tu (podiam inventar uma maneira de se saber se alguém está neste momento a responder ao mesmo tópico) Wink
Exacto Corvus. É um ponto bastante importante.

Cada vez menos se usa as "tables" e cada vez mais se usam os "div tags" que são ajustados pelos códigos CSS...

Para não baralhar muito o Dininis, penso que é melhor ele ainda perceber o que são as "tables" que depois o conceito de Div's é fácil de perceber também...se bem que mais complexo o que não lhe aconselharia ainda a avançar para esse campo.
Claro... além de que as "tables" continuam a ser importantes e a ter o seu lugar, apenas não no que toca à formatação da página Wink
Só para esclarecer, antes utilizavam-se tabelas apenas e simplesmente porque CSS não era muito bem suportado e era mais "fácil".

O problema põe-se no facto das tabelas terem como objectivo semântico a utilização de dados tabelados (perdoem-me a redundância), pelo que, por exemplo, em browsers para invisuais, o conteúdo era completamente ilegível. Como disse o Corvus, e muito bem, as tabelas devem ser usadas, mas no seu lugar, não em forma de substituição de algo para o qual nunca foram destinadas.

Como tal, o indicado será a utilização de div's para HTML 4 ou XHTML, mas em HTML 5 dever-se-á dar destaque à semântica do conteúdo, com header, section, footer, aside, article, etc.
O CSS sei que é sempre mais aconselhado para tables (raramente vejo HTML no código fonte de uma pagina em table) devido à sua funcionalidade, porém ainda nem a meio do HTML cheguei Big Grin
como o titulo do tópico indica, table de HTML... ainda estou a iniciar no mundo de programação, e até já arranjei uns livros de linguagem programação para me orientar um pouco... mas como devem calcular, não me vou por a ler CSS sem ter acabado o HTML/XHTML Big Grin
apesar de me terem aconselhado, num post anterior sobre "fórum design", para ir aos tutoriais da w3schools, reparei que aquilo está demasiado resumido, pois só contem mesmo o básico (elementos e respectivos atributos), logo não entendo nem metade do que eles "cantam" para ali.. optei por um livro, também um pouco resumido mas mais esclarecedor (mas não se compara aos livros de ensino), mas tinha o problema de não explicar bem a função de cada atributo e respectivos values...
vou então ler esse tutorial da w3schools.
--------------------------------------
acho que me fico pelos livros mesmo... XD
vou ver se encontro algo no livro "Beginning HTML, XHTML, CSS, and JavaScript", de jon ducket...
Deve ter lá alguma referencia disso, visto que tem 835 páginas XD
--------------------------------------
loool: "(...)even though it is preferable to use CSS to control the way a page looks, (...)", ^^
De facto eles dizem tudo (até demais) o que preciso... de qualquer forma esse tipo de tutoriais pode ser útil mas só para um resumo rápido sobre o HTML... eles nunca dizem tudo nem esclarecem tudo, porém tem uma coisa muito boa que é o dito "quiz" no final da linguagem... mas nem se compara...
--------------------------------------
@afriend
Pelo nome daria sim para ver a função... mas não o modo de trabalhar com ela. A dúvida também estava um pouco aí, mas na verdade era, onde utilizar tal atributo, para que tanto value, entendes?
Se por e simplesmente desse para perceber tudo apenas olhando ao nome, então nem sequer havia "linguagem de programação" em alguns cursos de informática, pois era só dar uma lista e dizer "decorem aí" XD
De qualquer forma, obrigado pela ajuda. Este tópico também ira com certeza ajudar uns outros tantos Big Grin
--------------------------------------
Já estou esclarecido, mas é provável que volte quando chegar ao CSS nesta área... ou não XD
já agora... dá para colocar tipo, um "spoiler" numa coluna da tabela em HTML?
Dou-te um conselho também muito bom... para além dos livros que arranjaste que são o principal, tenta procurar no Youtube tutorials que encontras bastantes e muitos mesmo em Português (Brasil).

Há pessoal que tem bastante jeito a explicar e isso é também uma grande ajuda. Quer HTML, quer CSS não são mesmo nada um bicho de sete cabeças, pelo contrário.. é das linguagens mais simples de se aprender... é preciso é mesmo perceber-se a forma de as usar.

Embora estejas a aprender por "fases" o que é bom, se vires que consegues ver o CSS ao mesmo tempo, não tenhas receio, até porque irá-te ajudar ainda mais a perceber a forma como os sites são formatados. Não digo para ires ao CSS a fundo, mas pelo menos o básico.
Páginas: 1 2
URL's de Referência