Forum Pplware

Versão Completa: ubuntu 11.04 HP DV3
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Boas,

Instalei o ubuntu 11.04 no meu portatil, é um daqueles com placas intermutaveis intel / ati. E não sei se não será isso que está na origem do problema.
Com o portatil ligado ao carregado tudo funciona normalmente, no entanto se tentar arrancar com o portatil desligado do carregador, depois de seleccionar o ubuntu no grub o ecrã fica preto e não se passa mais nada.
Consigo arrancar se no grub acrescentar a opção nomodeset, no entanto com esta fico sem aceleração 3D e não é possível usar o unity. Mas se depois de entrar na sessão fizer restart e seleccionar o ubuntu no grub o sistema inicia-se normalmente.

Alguém me pode dar uma ajuda a perceber isto?
Penso que nao seja esse o problema aflores2010, pois se leres o post do spintoj, o nomodset já foi desligado e mesmo assim não resolveu o problema.

Já tinha lido alguma coisa sobre problemas com placas intermutaveis, já não sei é onde.. penso que seja ai que recai o problema. Alias.. acho que acabei de perceber o porque agora mesmo (fez-se me luz dum momento para o outro!).

O que esta a acontecer é que a placa da ati corre quando esta em modo de carga, e quando esta em modo de poupança de energia fica a da intel de forma a que dure mais tempo a bateria. O conflicto vem dai concerteza.

Vou procurar por uma boa solução, mas à partida há uma bastante óbvia. Na bios tens a opção de escolher a gráfica da ati, se o fizeres não terás mais problemas, mas dessa forma ficará fixa também no windows (caso o estejas a utilizar).

Dá feedback sobre se esta solução é suficiente ou não de forma a te poder ajudar melhor caso necessarioWink

cumps!
A BIOS dos portateis HP não permite fazer essa opção.
Teoricamente o vga switchheroo ja faz parte do kernel e deveria lidar com alternância das placas, até porque fazendo restart depois de login com o nomodeset o pc faz o boot normal.
Também me lembro de em tempos ter visto um artigo que tinha um script que indicava qual a placa que deveria estar activa no boot, mas não o consigo encontrar.

Obrigado aos dois Smile
Aparentemente o problema está ultrapassado.
Consegui fazer boot sem estar ligado à corrente usando acrescentando no linux command i8042.reset
Sinceramente não sei o que faz mas funcionou, corri os updates de hoje. desliguei e voltei a ligar e parece estar tudo a funcionar correctamente sem fazer alterações no grub.
Isso também acontece com a versão LTS?

[EDIT]
Peço desculpa, só agora é que me apercebi que já disseste que o problema foi resolvido Tongue
Ainda não está completamente.
Ando a configurar os scripts para usar o vgaswitcheroo.
Quando se dá o bloqueio no arranque pelo trace parece que é ao carregar os drivers open source da radeon, vou ver se indicando no arranque qual a placa que é para usar se deixa de haver este problema, quando tiver novidades reporto aqui.
Em relação à versão LTS não te sei dizer pois não a testei.
Certo, ia sugerir que experimentasses com o Wubi, mas parei mesmo a tempo por que me lembrei que já usas Linux xD. Se tivesses um Live CD à mão, testavas o boot, mesmo sem o carregador ligado... Mas faz como quiseres, fico a par das notícias para ajudar no que puder (talvez seja pouco, a minha área mesmo está no Windows xD

Enfim, boa sorte, hei-de me manter a par das notícias por aqui...
URL's de Referência