Forum Pplware

Versão Completa: Onde começar ?
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
Páginas: 1 2
Boas,

Tenho visitado a bastante tempo o forum do pplware mas so hoje decidi inscrever-me Mr Green

Eu gostaria de iniciar-me com alguma linguagem de programação, mas como não sei nenhuma, não sei por onde começar Cry

O que eu gostaria de fazer mesmo da vida era algo como programador/game-developer, adoro tudo o que é tecnologia, e acho que esta mais que na altura de aprender algo Big Grin

Obrigado Happy
Boas,

Para criares boas bases, começa sempre na lingua "mãe" de todas.. que é a "C" ...
Compreendendo-a, é um passo mais fácil para progredires posteriormente para a C++ e daí para a frente entrar no mundo de "game developer".

Boa sorte.. ao inicio é sempre complicado mas com o tempo, paciência e dedicação em pouco tempo dominarás isso... Wink
(22-04-2011 00:13)aFriend Escreveu: [ -> ]Boas,

Para criares boas bases, começa sempre na lingua "mãe" de todas.. que é a "C" ...
Compreendendo-a, é um passo mais fácil para progredires posteriormente para a C++ e daí para a frente entrar no mundo de "game developer".

Boa sorte.. ao inicio é sempre complicado mas com o tempo, paciência e dedicação em pouco tempo dominarás isso... Wink

Eu começei a querer entrar no mundo da programação desde que tive o iPhone, a 2 anos atrás, agora com 17 anos, penso que esta mais que na hora de começar Smile

A cerca de 1 mês comprei um livro, para desenvolver um jogo para iPhone/iPad, daqueles livros amarelos, 'Pour les nuls' , em português penso que é para 'lerdos' lol mas deparei-me que para acompanhar o que ensinavam no livro, era preciso ter umas bases C++ o que era, então nunca mais toquei naqilo..

aFriend, conheces algum livro bom para se aprender C sozinho ?

Obrigado desde já !
Esses livros são bons.

Quanto a C, se sequires a linha deste thread, encontras boa info partilhada pelos pplwarianos! Smile
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=2674

tem partilhas de sites, etc... onde encontra info mesmo muito boa.

Exprimenta também no Youtube procurar tutorials for beginners ... há pessoal que explica muito bem o que acaba por ser mais intuitivo que esta a ler...
Há um tópico em sticky nesta secção sobre este assunto.. era escusado abrir mais um, e penso que a informação necessária esta toda la contida.

cumps

edit:
Se é para aprender C tens o The C Programming language que é a bíblia da linguagem. Começa por ai
Olá para veres alguma informação sobre C, consulta este tópico:
http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=6936
Tens lá exemplos e tudo Smile
Boas,

Para começar, aconselho o livro do Damas, se bem que é um livro muito limitado. Serve apenas para te dar uma (grande) noção das coisas e abrir o apetite.

Se quiseres algo mais profissional e avançado tens o "The C Programing Language de Kernighan and Ritchie". Este sim, foi o melhor livro de C que conheço. (existe traduzido para português)

Para fazeres jogos, aconselho que comeces com o openGL e só deepois passes para algo mais avançado. Tens por exemplo o "J. Foley, A. van Dam, S. Feiner, J. Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice (2nd edition in C). Addison-Wesley Publ. Company, 1996."

Um Abraço
Alexandre Pinheiro
Irei ler com certeza todos os links que me indicarem Smile

Alexandre, andei a pesquisar e li que no livro do Damas, existe alguns "erros" em relação a programação, certas coisas que ele mete, que não sejam as melhores para programar, não te sei bem explicar..

Esse livro que tu achas o melhor, eu que não tenho noção nenhuma de C nem nada, é fácil aprender desde o inicio ?

Abraço e muito obrigado Big Grin
Olá Tiago, deixo também aqui o link das páginas de dois professores que eu tive de programação na Universidade da Beira Interior (tive Programação I e II):

Programação com o Professor Abel

Programação com o Professor Frutuoso

Ambos possuem bons apontamentos de programação, e também poderás aproveitar para dar uma espreitadela aos exercícios lá apresentados Smile

Cumps.
___________________________________
EDIT:
Esqueci-me de referir, ferramentas utilizadas nessas cadeiras para programar: pico (editor no terminal) e gcc (compilador). Tudo isto num Mac Big Grin
(25-04-2011 13:48)wolfytuga Escreveu: [ -> ]Olá Tiago, deixo também aqui o link das páginas de dois professores que eu tive de programação na Universidade da Beira Interior (tive Programação I e II):

Programação com o Professor Abel

Programação com o Professor Frutuoso

Ambos possuem bons apontamentos de programação, e também poderás aproveitar para dar uma espreitadela aos exercícios lá apresentados Smile

Cumps.
___________________________________
EDIT:
Esqueci-me de referir, ferramentas utilizadas nessas cadeiras para programar: pico (editor no terminal) e gcc (compilador). Tudo isto num Mac Big Grin

Muito obrigado wolfytuga !
Espero um dia vir a ajudar pessoal com o que vier a aprender, tal como vocês todos aqui ajudam Smile
Páginas: 1 2
URL's de Referência