Forum Pplware

Versão Completa: disk resize
Está de momento a ver uma versão reduzida do nosso conteúdo. Ver versão completa com o formato adequado.
boas

meti o lion numa particao do disco, e agora apaguei a otra particao e queria aumentar o tamanho desta... mas nao deixa pk o particao que quero aumentar e a do boot.. como faço?? o ipartition pede para usar outro boot como um bootdvd ou ligar a outro macbook.

obrigado
(06-07-2011 20:05)r3dbvll Escreveu: [ -> ]boas

meti o lion numa particao do disco, e agora apaguei a otra particao e queria aumentar o tamanho desta... mas nao deixa pk o particao que quero aumentar e a do boot.. como faço?? o ipartition pede para usar outro boot como um bootdvd ou ligar a outro macbook.

obrigado

O problema é que o Mac limita muito a manutenção do próprio Boot Disk. A solução é iniciares o Mac com outro disco e assim libertas a disco original para poderes manipulá-lo à vontade.


Tenho várias sugestões:

A. Como estás a usar o Lion, podes tentar iniciar o Mac com o Recovery HD e, com o Disk Utility, tentar redimensionar as partições tal como queres.

B. Se tal não funcionar, podes clonar a partição que queres manter (sugiro o Carbon Copy Cloner) para um HDD externo, inicia o Mac com o clone* (pressiona Opt enquanto ligas o Mac) e:

B.a. Usa o Disk Utility para redimensionares as partições.

B.b. Se não conseguires redimensionar as partições, formata o Macintosh HD (cuidado com o BootCamp!!! ver abaixo), cria o mapa de partições desejado e clona o clone para a nova partição. Não será preciso instalar o Lion outra vez, dado que estás a colocar lá todos os ficheiros que lá estavam antes.

C. Se nada funcionar, faz um backup de toda a informação do Lion, arranja um Boot Disk do Lion, formata o Macintosh HD com as partições desejadas, instala o Lion de raíz e transfere tudo de volta para o novo Lion. Este é muito chato porque tens que instalar o Lion de raíz, enquanto que no B.b. estás a tranferir já tudo pronto para o Macintosh HD...


* - para poderes iniciar o Mac com um clone do Macintosh HD, o HDD externo tem que usar o formato Mac OS Extended (Journaled) com GUID Partition Table, ou não conseguirás fazer boot do Mac com o clone. E, POR FAVOR, testa o clone antes de fazeres alguma coisa.

BootCamp:
O clone do Macintosh HD APENAS clona o disco utilizado pelo Mac, se fores formatar o HDD do Mac e tiveres uma partição BootCamp (ou outra qualquer no HDD do Mac), tens que tratar cada uma dessas partições como discos diferentes.
Clona a partição do BootCamp (sugiro WinClone) antes de formatares o HDD. Faz o que tiveres de fazer. Quando terminares usa o BootCamp Assistant para criares APENAS a partição para o BootCamp. Sai da App e clona a partição do BootCamp de volta para o devido lugar. (em princípio deve funcionar, mas eu pessoalmente ainda não experimentei...)

Espero que tenha ajudado =)
URL's de Referência