Forum Pplware
Problema com partilha de ficheiros - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Windows (/forumdisplay.php?fid=5)
+--- Tópico: Problema com partilha de ficheiros (/showthread.php?tid=10919)

Páginas: 1 2


Problema com partilha de ficheiros - brito - 22-02-2012 21:20

Boas

Estou com um pequeno problema e se possível que gostaria que me ajudassem.

Tenho uma rede configurada e criei um pequeno servidor em casa para que todos os pc's tenhas acesso a um determinado disco e possam carregar ou guardar informação lá. Neste momento tenho um EEE PC com Ubuntu 10.10 instalado que tem acesso a todos os ficheiros desse disco que está no servidor. O meu problema encontra-se na ligaçao de um notebook com Win 7 com o servidor que também tem win 7. O servidor aceder perfeitamente a pastas que estejam no notebook e o notebook consegue aceder a pastas que estejam fora daquele disco. Quando tento aceder ao disco aparece sempre a mensagem "Não tem permissão para aceder a [caminho do disco]. Contacte o administrador de rede para pedir acesso." mas no mesmo mesmo pc se eu partilhar algo que esteja no disco c:\ ele já consegue aceder.

Alguém me ajuda?


RE: Problema com partilha de ficheiros - JPedrosa - 22-02-2012 22:47

Com que tipo de credenciais estás a dar acesso ao servidor?

No EEE PC com Ubuntu, não tiveste que meter credenciais nenhumas?

No servidor, vais à pasta partilhada onde tens problemas, vais às propriedades de partilha, e deves lá ter as permissões.

Eu,
faço isso de forma diferente.

Crio um share, e nos pc's "clientes" cá de casa, mapeio uma drive onde meto logo as credenciais que preciso para essa partilha.


RE: Problema com partilha de ficheiros - brito - 22-02-2012 23:27

(22-02-2012 22:47)JPedrosa Escreveu:  Com que tipo de credenciais estás a dar acesso ao servidor?

No EEE PC com Ubuntu, não tiveste que meter credenciais nenhumas?

No servidor, vais à pasta partilhada onde tens problemas, vais às propriedades de partilha, e deves lá ter as permissões.

Eu,
faço isso de forma diferente.

Crio um share, e nos pc's "clientes" cá de casa, mapeio uma drive onde meto logo as credenciais que preciso para essa partilha.

Boas e no Ubuntu configurei o samba e coloquei o pc na rede, no servidor dei permissão para os pc's entrarem sem ser necessária uma autenticação. Mas o notebook não entra no disco nem por nada! Também adicionei permissão para "HomeUsers". Já não sei que fazer mais


RE: Problema com partilha de ficheiros - JPedrosa - 23-02-2012 00:06

Mas ... Smile ... dar permissões para os users entrarem sem ser preciso nada ... não é grande ideia.

Significa que qualquer pessoa que entre na rede, não tem mais barreira nenhuma.

Creio que devias partilhar as coisas do server, com um user & password locais.
Desta forma mapeavas no Windows a coisa, e no Linux também não mudava nada, para além da camada de segurança.

E assim ... funciona no Windows 7.

Eu tenho um setup parecido, excepto que o fileserver é um NAS, baseado em linux.


RE: Problema com partilha de ficheiros - brito - 23-02-2012 00:25

Ya compreendo que não é grande ideia mas é a primeira vez que faço algo do género e fui pelo caminho mais fácil.

Sabes de algum tutorial que me permita configurar tudo direitinho? Tou mesmo fritar do cérebro!


RE: Problema com partilha de ficheiros - JPedrosa - 23-02-2012 00:32

na máquina que tens a fazer de server, criar um user local, exemplo "UserDePartilha", e defines uma password segura.

Na pasta que queres partilhar para toda a rede, colocas nas permissões de partilha, o user que criaste acima, e dizes que só ele pode ter read/write/execute.
Não atribuas, permissões de "full control", podes dar tudo, menos "full control".

Depois na máquina Windows que queiras aceder, abres o explorador de ficheiros, e estando no "my computer", deverás ter um butão que diz "Map Network Drive".
Aí, colocas o caminho para a tua drive de rede \\IP_ou_NomeDoServer\FolderPartilhado, e indicas as credenciais do user que criaste no servidor.
Clicas na opção que diz para montar essa partição no proximo boot, e está feito.

No Ubuntu, não tens que fazer nada, a única diferença para o que tens agora é que ele te vai pedir as credenciais.


RE: Problema com partilha de ficheiros - brito - 23-02-2012 00:39

(23-02-2012 00:32)JPedrosa Escreveu:  na máquina que tens a fazer de server, criar um user local, exemplo "UserDePartilha", e defines uma password segura.

Na pasta que queres partilhar para toda a rede, colocas nas permissões de partilha, o user que criaste acima, e dizes que só ele pode ter read/write/execute.
Não atribuas, permissões de "full control", podes dar tudo, menos "full control".

Depois na máquina Windows que queiras aceder, abres o explorador de ficheiros, e estando no "my computer", deverás ter um butão que diz "Map Network Drive".
Aí, colocas o caminho para a tua drive de rede \\IP_ou_NomeDoServer\FolderPartilhado, e indicas as credenciais do user que criaste no servidor.
Clicas na opção que diz para montar essa partição no proximo boot, e está feito.

No Ubuntu, não tens que fazer nada, a única diferença para o que tens agora é que ele te vai pedir as credenciais.

Ok, vou tentar e depois digo te se resultou
Obrigado pela ajuda amigo


RE: Problema com partilha de ficheiros - brunoantunes - 23-02-2012 13:28

Viva,

Concordo com o JPedrosa. Só quero deixar uma dica.

Julgo que no win7 nao tens acesso porque a conta convidado (guest) deve estar desligada.
Ou isso ou nao tens qualquer password no logon do windows 7 (isto no notebook).


RE: Problema com partilha de ficheiros - brito - 23-02-2012 17:21

(23-02-2012 13:28)brunoantunes Escreveu:  Viva,

Concordo com o JPedrosa. Só quero deixar uma dica.

Julgo que no win7 nao tens acesso porque a conta convidado (guest) deve estar desligada.
Ou isso ou nao tens qualquer password no logon do windows 7 (isto no notebook).

Não tenho password no logon do notebook tens razão! Não me digas que era uma coisa insignificante que significa segurança!!!


RE: Problema com partilha de ficheiros - JPedrosa - 23-02-2012 17:38

não é insignificante.

As questões de partilha de ficheiros e acessos remotos, só funcionam com isso.
E ainda outra feature qualquer que me está a fugir.