Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema com partilha de ficheiros
22-02-2012, 21:20
Mensagem: #1
Problema com partilha de ficheiros
Boas

Estou com um pequeno problema e se possível que gostaria que me ajudassem.

Tenho uma rede configurada e criei um pequeno servidor em casa para que todos os pc's tenhas acesso a um determinado disco e possam carregar ou guardar informação lá. Neste momento tenho um EEE PC com Ubuntu 10.10 instalado que tem acesso a todos os ficheiros desse disco que está no servidor. O meu problema encontra-se na ligaçao de um notebook com Win 7 com o servidor que também tem win 7. O servidor aceder perfeitamente a pastas que estejam no notebook e o notebook consegue aceder a pastas que estejam fora daquele disco. Quando tento aceder ao disco aparece sempre a mensagem "Não tem permissão para aceder a [caminho do disco]. Contacte o administrador de rede para pedir acesso." mas no mesmo mesmo pc se eu partilhar algo que esteja no disco c:\ ele já consegue aceder.

Alguém me ajuda?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2012, 22:47
Mensagem: #2
RE: Problema com partilha de ficheiros
Com que tipo de credenciais estás a dar acesso ao servidor?

No EEE PC com Ubuntu, não tiveste que meter credenciais nenhumas?

No servidor, vais à pasta partilhada onde tens problemas, vais às propriedades de partilha, e deves lá ter as permissões.

Eu,
faço isso de forma diferente.

Crio um share, e nos pc's "clientes" cá de casa, mapeio uma drive onde meto logo as credenciais que preciso para essa partilha.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-02-2012, 23:27
Mensagem: #3
RE: Problema com partilha de ficheiros
(22-02-2012 22:47)JPedrosa Escreveu:  Com que tipo de credenciais estás a dar acesso ao servidor?

No EEE PC com Ubuntu, não tiveste que meter credenciais nenhumas?

No servidor, vais à pasta partilhada onde tens problemas, vais às propriedades de partilha, e deves lá ter as permissões.

Eu,
faço isso de forma diferente.

Crio um share, e nos pc's "clientes" cá de casa, mapeio uma drive onde meto logo as credenciais que preciso para essa partilha.

Boas e no Ubuntu configurei o samba e coloquei o pc na rede, no servidor dei permissão para os pc's entrarem sem ser necessária uma autenticação. Mas o notebook não entra no disco nem por nada! Também adicionei permissão para "HomeUsers". Já não sei que fazer mais
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2012, 00:06
Mensagem: #4
RE: Problema com partilha de ficheiros
Mas ... Smile ... dar permissões para os users entrarem sem ser preciso nada ... não é grande ideia.

Significa que qualquer pessoa que entre na rede, não tem mais barreira nenhuma.

Creio que devias partilhar as coisas do server, com um user & password locais.
Desta forma mapeavas no Windows a coisa, e no Linux também não mudava nada, para além da camada de segurança.

E assim ... funciona no Windows 7.

Eu tenho um setup parecido, excepto que o fileserver é um NAS, baseado em linux.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2012, 00:25
Mensagem: #5
RE: Problema com partilha de ficheiros
Ya compreendo que não é grande ideia mas é a primeira vez que faço algo do género e fui pelo caminho mais fácil.

Sabes de algum tutorial que me permita configurar tudo direitinho? Tou mesmo fritar do cérebro!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2012, 00:32
Mensagem: #6
RE: Problema com partilha de ficheiros
na máquina que tens a fazer de server, criar um user local, exemplo "UserDePartilha", e defines uma password segura.

Na pasta que queres partilhar para toda a rede, colocas nas permissões de partilha, o user que criaste acima, e dizes que só ele pode ter read/write/execute.
Não atribuas, permissões de "full control", podes dar tudo, menos "full control".

Depois na máquina Windows que queiras aceder, abres o explorador de ficheiros, e estando no "my computer", deverás ter um butão que diz "Map Network Drive".
Aí, colocas o caminho para a tua drive de rede \\IP_ou_NomeDoServer\FolderPartilhado, e indicas as credenciais do user que criaste no servidor.
Clicas na opção que diz para montar essa partição no proximo boot, e está feito.

No Ubuntu, não tens que fazer nada, a única diferença para o que tens agora é que ele te vai pedir as credenciais.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2012, 00:39
Mensagem: #7
RE: Problema com partilha de ficheiros
(23-02-2012 00:32)JPedrosa Escreveu:  na máquina que tens a fazer de server, criar um user local, exemplo "UserDePartilha", e defines uma password segura.

Na pasta que queres partilhar para toda a rede, colocas nas permissões de partilha, o user que criaste acima, e dizes que só ele pode ter read/write/execute.
Não atribuas, permissões de "full control", podes dar tudo, menos "full control".

Depois na máquina Windows que queiras aceder, abres o explorador de ficheiros, e estando no "my computer", deverás ter um butão que diz "Map Network Drive".
Aí, colocas o caminho para a tua drive de rede \\IP_ou_NomeDoServer\FolderPartilhado, e indicas as credenciais do user que criaste no servidor.
Clicas na opção que diz para montar essa partição no proximo boot, e está feito.

No Ubuntu, não tens que fazer nada, a única diferença para o que tens agora é que ele te vai pedir as credenciais.

Ok, vou tentar e depois digo te se resultou
Obrigado pela ajuda amigo
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2012, 13:28
Mensagem: #8
RE: Problema com partilha de ficheiros
Viva,

Concordo com o JPedrosa. Só quero deixar uma dica.

Julgo que no win7 nao tens acesso porque a conta convidado (guest) deve estar desligada.
Ou isso ou nao tens qualquer password no logon do windows 7 (isto no notebook).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2012, 17:21
Mensagem: #9
RE: Problema com partilha de ficheiros
(23-02-2012 13:28)brunoantunes Escreveu:  Viva,

Concordo com o JPedrosa. Só quero deixar uma dica.

Julgo que no win7 nao tens acesso porque a conta convidado (guest) deve estar desligada.
Ou isso ou nao tens qualquer password no logon do windows 7 (isto no notebook).

Não tenho password no logon do notebook tens razão! Não me digas que era uma coisa insignificante que significa segurança!!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2012, 17:38
Mensagem: #10
RE: Problema com partilha de ficheiros
não é insignificante.

As questões de partilha de ficheiros e acessos remotos, só funcionam com isso.
E ainda outra feature qualquer que me está a fugir.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)