Forum Pplware
ligaçao entre pcs - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: Aplicações (/forumdisplay.php?fid=12)
+--- Tópico: ligaçao entre pcs (/showthread.php?tid=1216)



ligaçao entre pcs - Hugo S. - 14-12-2008 13:06

boas pessoal
desde ja parabens por este forum, e mto bom

o problema é o seguinte, eu tenho um desktop e um portatil e gostaria de entrar com o meu portatil no desktop para copiar ficheiros, basicamente quero criar uma rede mas sem fios, k material necessito para isto?

se puderem digam-me as melhores marcas em qualidade/preço

obgd


RE: ligaçao entre pcs - Miguel Pedruco - 14-12-2008 16:05

Se os dois pc's estiverem no mesmo local físico nada como um cabo crossover e tornares partilhadas as pastas que queres Smile

Já fiz isso e é bastante prático.


RE: ligaçao entre pcs - RaCcOn - 15-12-2008 15:41

Visto que tens um Desktop e um Portatil, fico na duvida se tens um router Wireless...
Se for o caso e muito simples e tens duas hipoteses
Uma delas é usares a partilha do windows na rede...e teres uma pasta partilhada num dos computadores.
outra solução que tens é instalares um software que te crie uma rede FTP, onde acedes aos dados do outro computador tanto em casa como fora através do IP do mesmo com um Login e Password.


RE: ligaçao entre pcs - Oflodor - 15-12-2008 17:35

Sugiro-te o que uso, pois estou exactamente na mesma situação (portátil+desktop):

Um router (tenho e recomendo Conceptronic, pois são baratos e não dão chatices);

O desktop, que funciona como servidor, está junto ao router, para que fique ligado por cabo, pois, caso desligue o wireless quando saio de casa, não quero perder o acesso remoto; neste computador, tenho dois tipos de acesso: FTP e SSH. Uso o primeiro unicamente para comunicações dentro da rede e o segundo como túnel para sftp para ligações remotas, porque assim todos os dados são encriptados (usando ftp para ligações remotas, corre-se o risco de sermos incomodados por "bisbilhoteiros").

Se quiseres mais pormenores para instalares alguma destas coisas, põe aqui os dados dos dois computadores (Sistema Operativo, principalmente).


RE: ligaçao entre pcs - balaico - 16-12-2008 11:24

Boas,
sem duvida que as soluções do Oflodor e RaCcOn parece-me indicadas, mas também existe uma outra solução do tipo "Gigatribe" em que no fundo crias uma pasta para partilhares e defines um user+pass e acedes à mesma em qualquer ponto (seja em casa ou não).

Boa Sorte.


RE: ligaçao entre pcs - Oflodor - 16-12-2008 11:32

Na linha do que o balaico sugere (sinceramente, nunca usei, tens também o Dropbox, que é muitíssimo interessante se quiseres ter uma mesma pasta sincronizada em vários computadores, o que, para mim, é essencial; por exemplo, se estás a trabalhar num documento (uma tese, por exemplo) que tanto alteras num computador como noutro, basta que o faças nessa pasta sincronizada e cada alteração é imediatamente gravada em todos os computadores e também no servidor do dropbox que, além de servir de backup, guarda também todas as versões que foste fazendo. Muito bom!


RE: ligaçao entre pcs - Hugo S. - 16-12-2008 22:15

(16-12-2008 11:24)balaico Escreveu:  Boas,
sem duvida que as soluções do Oflodor e RaCcOn parece-me indicadas, mas também existe uma outra solução do tipo "Gigatribe" em que no fundo crias uma pasta para partilhares e defines um user+pass e acedes à mesma em qualquer ponto (seja em casa ou não).

Boa Sorte.

e como faço para fazer isso do login e da password?


RE: ligaçao entre pcs - Hugo S. - 17-12-2008 22:49

como posso criar essa pasta pa partilhar e definir user e pass?
ha algum progrma?
gostava que me explicassem


RE: ligaçao entre pcs - Oflodor - 18-12-2008 09:31

(17-12-2008 22:49)Hugo S. Escreveu:  como posso criar essa pasta pa partilhar e definir user e pass?
ha algum progrma?
gostava que me explicassem

No Gigatribe não sei como funciona, porque nunca usei. No Dropbox, há várias hipóteses; o melhor é veres o vídeo de apresentação no site, que está muito bem feito.


RE: ligaçao entre pcs - balaico - 18-12-2008 15:54

(17-12-2008 22:49)Hugo S. Escreveu:  como posso criar essa pasta pa partilhar e definir user e pass?
ha algum progrma?
gostava que me explicassem

Boas Hugo, eu ainda não tive tempo para instalar e explorar a aplicação como deve ser, mas no fundo é um VPN (Virtual Private Network), ou seja, defines uma "rede" que nesse caso é somente a tua maquina desktop e portatil que estarão ligadas á net.
Sempre que queiras partilhar/aceder a uma maquina tens a aplicação, selecionas a maquina q ueres aceder (username+pass) e pronto.
Como crias isso, segues os passos de instalação (defines uma pasta, crias username e pass etc etc).
Site do software Gigatribe , se tiveres mais curiosidades/perguntas manda PM ou faz mesmo uma pesquina no google.
Fica Bem.

ps: A solução do Dropbox também é válida, vê qual a que melhor te convém.