Forum Pplware
Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! (/showthread.php?tid=1456)



Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - joao - 19-01-2009 15:50

Bem, aqui à uns dias instalei Ubuntu através do WUBI numa máquina que corria o Windows Vista, os dois no mesmo disco.

O que se passa é que não me aparece o boot loader ou GRUB para escolher que SO quero, o Vista arranca logo. Na minha máquina fiz da mesma maneira que nesta só que eu instalei num disco diferente portanto penso que tenha a ver com isso...

Já andei de roda da BIOS mas não me adiantou nada.

Que faço?


RE: Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - Bruno Bernardino - 19-01-2009 15:55

Eu gostava de te ajudar, mas nunca usei dessas modernices de wubi's e afins... porque não instalas com o live cd?


RE: Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - balaico - 19-01-2009 16:05

Também gostaria de ajudar-te, mas geralmente quando instalo Linux, faço-o numa partição aparte através de CD/DVD, nunca o fiz pelo WUBI, mas se for como o VMware, tu não o instalas-te numa partição, ele está dentro do windows Vista instalado virtualmente, mas isso já não tenho a certeza de como o Wubi funciona.

Por o que aqui -> http://www.pplware.com/2008/06/11/wubi-%e2%80%93-instalar-linux-numa-particao-do-windows/ , dá a entender que quando a maquina inicia o GRUB da a escolher, para onde queres ir. Tenta instalar novamente , a ver se falhas-te algum passo.

Boa Sorte.


RE: Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - abip - 19-01-2009 16:40

Vou tentar ajudar mas, tal como o Bruno Bernardino, tambem "nunca usei dessas modernices de wubi's e afins" Wink

Supondo que os resultados da instalação a partir do wubi são semelhantes aos da instalação por liveCD, podes usar a solução apresentada aqui, já a testei e comigo funcionou sem problemas.

existem mais algumas explicações e alternativas aqui.

Espero que tenham alguma utilidade e boa sorte para resolver o teu problema

Cumps


RE: Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - joao - 19-01-2009 17:17

Pois, o pior é que nenhum dos meus Live CD's de Linux corre neste PC, ficam sempre parados quando digo para iniciar o teste do sistema Confused


RE: Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - Bruno Bernardino - 19-01-2009 17:19

então corre por uma pen drive, isso já me aconteceu numa drive de cd's velhinha (nem sempre lê bem as coisas).


RE: Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - joao - 19-01-2009 19:21

mas instalar através do LiveCD implica formatar o disco (perder tudo) não é?


RE: Windows arranca sem perguntar nada a ninguém! - racoq - 19-01-2009 20:50

(19-01-2009 19:21)joao Escreveu:  mas instalar através do LiveCD implica formatar o disco (perder tudo) não é?

Não, podes reparticionar o disco. O Ubuntu trás no próprio instalador um particionador assistido.

Podes também no live CD usar o Editor de Partições, e alocares espaço livre (não particionado antes de instalares), ou seja tirar espaço à partição do windows para deixares para o ubuntu. O Interface é intuitivo e do tipo "drag & Drop". Essa aplicação está no Menu Sistema > Administração > Editor de Partições

[Imagem: partnu4.jpg]

Se usares esta última opção, depois na instalação do ubuntu só tens que selecionar "usar o máximo de espaço contiguo livre", e está feito.