Forum Pplware
[RESOLVIDO] Instalar Ubuntu (num notebook) - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Software (/forumdisplay.php?fid=4)
+--- Fórum: GNU/Linux (/forumdisplay.php?fid=7)
+--- Tópico: [RESOLVIDO] Instalar Ubuntu (num notebook) (/showthread.php?tid=1849)

Páginas: 1 2 3 4 5


[RESOLVIDO] Instalar Ubuntu (num notebook) - peska - 27-02-2009 13:54

Boas,

Já à algum tempo tenho tentado instalar o Ubuntu 8.04, e recentemente 8.10 com live CD em ambos.
Para começar quando instalei o Ubuntu teve que ser pelo "Safe mod" pois não conseguia ver bem as janelas que apareciam durante a instalação.
Após ter terminado a instalação e pronto para iniciar o ubuntu surge um problema... Ele não detecta a placa gráfica e o monitor fica parecido com a imagem abaixo.
[Imagem: 07012008gt9.th.jpg]

Nota: A placa gráfica é uma "via chrome9 hc igp"

Gostaria de saber se há volta a dar ou se esqueço o Ubuntu no portátil.


RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - Bruno Bernardino - 27-02-2009 13:57

Disseste notebook, querias dizer netbook?

Dá mais alguns detalhes sobre o portátil em causa (marca, modelo)


RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - peska - 27-02-2009 14:23

Sim quis dizer notebook.
O portátil é um Insys StyleNote 8746S e tem as seguintes características.
[Imagem: pc1l.jpg][Imagem: pc2c.jpg]


RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - racoq - 27-02-2009 15:34

ui... essas placa da via são uma trabalheira para meter no ubuntu. Já tive nas mãos um desses insys, e a unica forma foi colocar em vesa. Esquece suporte de drivers especificos para a tua placa grafica, e usa o vesa:

tenta isto na consola.

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg


RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - peska - 27-02-2009 16:04

ui... se o ubuntu inicia-se eu talvez ate conseguiria resolver o problema... só que ele nem inicia, o monitor fica como a imagem acima.


RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - racoq - 27-02-2009 16:23

(27-02-2009 16:04)peska Escreveu:  ui... se o ubuntu inicia-se eu talvez ate conseguiria resolver o problema... só que ele nem inicia, o monitor fica como a imagem acima.


Ao iniciar o computador e te começar a fazer a contagem do Grub, carregas na tecla Esc, e selecionas a linha do kernel referente ao modo de recuperação,

depois de selecionar esse modo deves ter uma opção que diz o seguinte

"Repair X11 Server", selecionas isso e depois reinicias, se nao resolver voltas a entrar no modo de recuperação e desta executas a opção para continuar a carregar o modo de recuperação (já não me lembro como se chama), e executas o comando que te dei anteriormente,

uma das formas que te dei deve dar.


RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - peska - 27-02-2009 16:36

Ora bem...
A primeira opção não funcionou, e a segunda quando executei o comando que me deste apareceu "Package `xserver-org' is not installed and no info is available...
/usr/sbin/dpkg-reconfigure: xserver-org is not installed"

Consigo ligar o portátil à Internet em linha de comandos, se for necessário descarregar algum pacote avisa.


RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - racoq - 27-02-2009 16:55

Tens que olhar melhor para o erro que o sistema te dá Wink



"Package `xserver-org' is not installed and no info is available...
/usr/sbin/dpkg-reconfigure: xserver-org is not installed"


ele está a queixar-se do pacote xserver-org, que eu não disse para te escrever Smile, eu disse para escreveres Smile


sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

tu escreveste

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-org


Falta um x, ou seja escreveste mal o comando.

(27-02-2009 16:36)peska Escreveu:  Ora bem...
A primeira opção não funcionou, e a segunda quando executei o comando que me deste apareceu "Package `xserver-org' is not installed and no info is available...
/usr/sbin/dpkg-reconfigure: xserver-org is not installed"

Consigo ligar o portátil à Internet em linha de comandos, se for necessário descarregar algum pacote avisa.



RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - Bruno Bernardino - 27-02-2009 16:58

! isso é mau! ora bem, consegues ver alguma coisa com o livecd? ou é a imagem que aparece em cima?


RE: Instalar Ubuntu (num notebook) - peska - 27-02-2009 17:04

(27-02-2009 16:55)racoq Escreveu:  Falta um x, ou seja escreveste mal o comando.

My bad Tongue

Voltei a entrar no pelo "Recovery Mode" e escrevi o comando (desta vez correctamente) e apareceu a seguinte mensagem "xserver-xorg postinst warning: overwriting possibly-customised configuration file; backup in /etc/X11/xorg.conf.(numeros)"
A mesma mensagem que apareceu quando fasso "Repair X11 Server".
Depois de fazer reboot continua a não funcionar.


(27-02-2009 16:58)Bruno Bernardino Escreveu:  ! isso é mau! ora bem, consegues ver alguma coisa com o livecd? ou é a imagem que aparece em cima?

Como o live CD só vejo se conseguir entrar em Safe Mode. Se for fazer a instalação normalmente fica parecido com a imagem acima ou o portátil encrava.

Consigo terminar a instalação mas depois ao iniciar o Ubuntu fica com aquele aspecto da imagem