Forum Pplware
Perda de garantia? - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Gadgets (/forumdisplay.php?fid=15)
+--- Tópico: Perda de garantia? (/showthread.php?tid=2608)

Páginas: 1 2 3


RE: Perda de garantia? - VDV - 17-06-2009 23:42

Obrigado pelo feedback. Wink

Alguém me sabe dizer se existe à venda algum netbook com Linux em Portugal?


RE: Perda de garantia? - RaCcOn - 18-06-2009 11:33

Como é natural podes instalar o sistema operativo que quiseres e bem te apetecer no teu netbook sem perderes garantia.
No entanto, tal como já foi dito e eu próprio já disse várias vezes aqui(geralmente pessoal que quer mudar do WinVista para WinXP), em caso de o equipamento ter de ir para a marca, terá de ir com o sistema operativo original e instalado pela Imagem de recuperação deles(caso exista).
Se é maldade, falta de pachorra etc etc...eu até os entendo, porque se eles mandam o computador com aquele sistema operativo e com os drivers para o mesmo, não vão estar a perder tempo com o sistema operativo que não é suportado por eles.
É uma forma de eles ganharem muito tempo na assistência...
Isto para além do facto de que software poderá danificar o hardware...
Logo, se software não é coberto por garantia e a maquina não se encontra com o software original instalado...existe a probabilidade de a avaria ser software...ou seja, envia-se para o comprador, ele que instale o sistema operativo original ás suas custas e caso o problema persista...volte cá...
Sim existem Netbook com Linux Instalado.


RE: Perda de garantia? - racoq - 19-06-2009 19:25

Acho que o site para onde o RaCcOn trabalha, faz isso Wink

A Insys também vende PC's com linux e penso que sem SO

A Clasus até há pouco tempo também vendia portáteis sem SO.

Chega-te estas marcas Wink ?


RE: Perda de garantia? - R00KIE - 19-06-2009 19:35

(18-06-2009 11:33)RaCcOn Escreveu:  Isto para além do facto de que software poderá danificar o hardware...

Explica lá essa que eu também quero saber ...


RE: Perda de garantia? - RaCcOn - 20-06-2009 11:33

(19-06-2009 19:25)racoq Escreveu:  Acho que o site para onde o RaCcOn trabalha, faz isso Wink

A Insys também vende PC's com linux e penso que sem SO

A Clasus até há pouco tempo também vendia portáteis sem SO.

Chega-te estas marcas Wink ?

Na minha empresa vendemos portateis "sem sistema operativo", no caso vão instalados com Linux pois é gratis Smile
Clasus é a mesma coisa que Insys, apenas usam alguns chassis da Compal(não confundir com a bebida) também!Smile

(19-06-2009 19:35)R00KIE Escreveu:  
(18-06-2009 11:33)RaCcOn Escreveu:  Isto para além do facto de que software poderá danificar o hardware...

Explica lá essa que eu também quero saber ...

Como programador a uns bons anos, tanto em ambiente Windows e Linux, e mais recentemente em ambiente MacOS(ObjectiveC) e Iphone(também ObjectiveC), já desenvolvi drivers(assembly) para alguns componentes, o que não é exactamente a mesma coisa que programar uma aplicação qualquer para fazer X função...quando estás a programar com um hardware em especifico é relativamente simples de sobreaquecer algum dos seus componentes e este queimar!Smile
Dai eu dizer que é facil de danificar hardware através de software!Smile


RE: Perda de garantia? - R00KIE - 20-06-2009 14:28

Hmmmm .... ok.
Se bem que eu chamaria a isso uma má implementação do sistema.

As datasheets dos componentes especificam muito bem quais os limites para tudo, logo se a datasheet diz que é possível um componente dissipar um máximo de por exemplo 100W em funcionamento normal e os "artistas" que montam um sistema dimensionam o sistema de arrefecimento só para 50W não há muito a fazer.

Não é o software que faz com que o hardware falhe mas sim uma falha grave do projecto a nível de sistema.
Pior ainda porque os "artistas" que projectaram o sistema ao saberem do que fizeram não implementaram medidas de protecção. Percebe-se o porque de fazer um sub-dimensionamento do sistema de refrigeração se a maioria dos casos funcionam correctamente nessa situação mas a maioria não são todos .... depois lá ficamos nós lixados porque reclamar nesses casos não resolve, pagas e não bufas.


RE: Perda de garantia? - RaCcOn - 20-06-2009 15:11

Sim isso é uma realidade, no entanto sabes que existem muitas pessoas a programar por este mundo fora...
Existe software que instalamos no nosso sistema que por vezes altera outro software(isto acontece mais em windows Wink).
No caso de Linux, geralmente usas drivers que foram desenvolvidos pela comunidade para a comunidade, o que nem sempre quer dizer que todos os datasheets estejam correctos!Smile

Outro dos exemplos que te posso dar é devido a software o hardware não funcionar devidamente, também pode acontecer hehe
por isso e que digo que concordo com a parte deles (minha também) em isto acontecer, no entanto não és obrigado a ficar com um sistema operativo que não queres utilizar...apenas em caso de haver alguma avaria é conveniente que ele vá para a marca com este logo a partida, se não é certo que voltará para trás sem ser reparado ou então um orçamento não muito agradável!Smile


RE: Perda de garantia? - R00KIE - 20-06-2009 18:58

Sim na parte de ir para reparar o melhor é mesmo ir tal como vinha em novo senão há sempre confusão.
Também concordo que há casos (mais do que gostaríamos) em que o software ou o próprio hardware têm bugs e a coisa não funciona tal como vem na especificação. Embora esteja tudo ligado a parte dos parâmetros eléctricos e térmicos é distinta da parte funcional.

Se um datasheet disser "Temperatura máxima de funcionamento: 125ºC", "Potência máxima dissipada: 100W" e o artista que projecta um sistema se não quiser garantir que o sistema de arrefecimento consegue remover os 100W até uma temperatura ambiente razoável (sei lá tipo 40ºC) mantendo o dispositivo dentro da temperatura de funcionamento admissível o mínimo que pode e deve fazer é colocar um sensor de temperatura para proteger o dispositivo e esta protecção deve funcionar independentemente de qualquer software para precaver situações em que o software pendura.

Só que já sabemos que o que manda é a redução de custos ... está-se mesmo a ver o que isso dá, que paga as favas somos nós que vemos as coisas avariar dentro da garantia (e lá temos de esperar que vão para arranjar e depois voltem) ou pior ainda pouco tempo depois de a garantia acabar.


RE: Perda de garantia? - RaCcOn - 20-06-2009 20:54

Hummm está a querer parecer que estas a esquecer-te de um pequeno pormenor...para alem de estarmos a falar de coisas um pc diferentes.
Praticamente todo o teu sistema é controlado por Software(Sistema Operativo) e Bios no caso de PC.
No caso de Mac, é tudo controlado pelo MacOS, daí não ser possível a instalação (legal) de MacOS num PC, pois os drivers são sempre feitos por eles e "não é possível" fazeres nenhum tipo de driver.
No caso de PC, como são sistemas operativos mais genéricos podes fazer o que quiseres e bem te apetecer.
Para controlares o hardware tens dois niveis Sistema operativo e BIOS, a bios vai fazer o controlo por defeito de todo o hardware, no entanto quando estás a enviar instruções para colocar a ventoinha a trabalhar a X velocidade ou aumentar a frequência do processador, estás a enviar para a bios, para que esta as interprete e coloque em prática.
Imagina que eu faço o seguinte, aumento a frequência do GPU vais chegar a uma altura em que a máquina vai bloquear porque vais estar a puxar demasiado pelo mesmo e não existe dissipação possivel para essa frequência, no entanto apesar de ela bloquear a BIOS vai continuar a enviar as instruções que tu já tinhas enviado previamente para o GPU mantendo aquela frequência dando origem a um dano na Gráfica neste caso.
Tudo isto dá para fazer para qualquer componente da tua máquina, e tem atenção que quando a tua máquina bloqueia(sistema operativo), a BIOS continua a fazer o que lhe tinham mandado Smile


RE: Perda de garantia? - R00KIE - 21-06-2009 11:22

Ok o overclock é um caso especial e que tem de ser analisado separadamente pois normalmente associado ao overclock vêm aumentos nas tensões de funcionamento e aí os mecanismos de falha podem ser outros e não temperatura excessiva.

No entanto, no caso de temperatura excessiva, se como dizes a bios da board ou de outro componente continua a trabalhar e a tentar fazer o que lhe mandaram, então pode muito bem monitorizar um díodo interno presente no componente ou um sensor externo e desligar o componente caso este aqueça muito Wink

Mas mesmo a bios pode encravar, por isso é que disse antes que esse tipo de protecção de ultimo recurso antes de queimar deve funcionar completamente por hardware, essa protecção não se pode comparar a mudar a velocidade de uma ventoinha ou fazer um overclock pois esse limite máximo é fixo.

Continuo a dizer que um componente queimar por excesso de temperatura é desleixo de quem projecta o sistema ou mesmo de quem projecta o componente caso se saiba à partida que o componente vai dissipar muita potência. Por outro lado se um componente queimar em algumas condições excepcionais como overclock (sem mudar mais nada sem ser a frequência de funcionamento) o fabricante não podia ficar mais contente porque vai vender mais uma unidade do seu produto.