Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Perda de garantia?
15-06-2009, 21:16
Mensagem: #1
Fedora Perda de garantia?
Bom dia,

Desculpem-me o titulo um pouco genérico, mas precisava de alguma ajuda se possível. A questão é que estou em vias de adquirir um netbook, mas como já tenho uma máquina a correr Windows Vista, queria agora instalar Linux no que pretendo adquirir. Ainda sou verde, mas penso ser a boa oportunidade para ir aprendedo.

A duvida aqui prende-se para já, não com a instalação do Linux no netbook, mas sim com a perda de garantia. É que o que pretendo adquirir, vem por defeito com Windows XP instalado, e nada tendo contra este OS, como disse anteriormente, desta vez quero começar a aprender a trabalhar com Linux. O problema é que quando me dirigi a uma loja (FNAC do Colombo) perguntei se no netbook que ia adquirir, poderia desinstalar o XP e posteriormente instalar uma distribuição Linux. Perguntei mais por descarga de consciência pois estava convicto de que o poderia fazer, mas não quanto fiquei estupefacto quando o senhor que gentilmente me atendeu (funcionário FNAC mesmo e não de uma qualquer marca que lá estava) me disse que só não podia, como perdia a garantia do aparelho....

Alguém me podia elucidar se isto é verdade ou não? Assumindo que compro, desinstalo o XP/Instalo Linux, e passados 4 meses tenho uma avaria, perderei efectivamente o acesso à garantia?

Obrigado por qualquer ajuda. Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-06-2009, 21:32
Mensagem: #2
RE: Perda de garantia?
Amigo, posso estar enganado mas a garantia é apenas sobre o hardware, logo esse funcionário da FNAC anda mal informado ou é pago te informar assim...
Nada melhor que perguntar à DECO...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
15-06-2009, 21:56
Mensagem: #3
RE: Perda de garantia?
Perder, não perdes. Mas se tiver de ir à assistência deve ir com o software de origem.

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-06-2009, 09:55
Mensagem: #4
RE: Perda de garantia?
Não deve nada.

Como o Lápis Azul falou, a garantia é sobre o hardware e não sobre o software.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
16-06-2009, 23:39
Mensagem: #5
RE: Perda de garantia?
O melhor é mesmo informar-te por e-mail na Fnac, porque realmente não faz sentido o uso do Sistema Operativo ser obrigatório o que vem por defeito.

De qualquer das maneiras, uma das soluções será instalares um distribuição Linux numa partição e assim teres os 2 Sistemas Operativos Smile

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-06-2009, 11:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-06-2009 11:08 por balaico.)
Mensagem: #6
RE: Perda de garantia?
Pois.
A questão ou melhor, pelo aquilo que tenho ouvido, quando chega a marca volta para trás porque dizem que é problema do SO instalado ... (incompetencia ou falta de pachorra para trabalhar ou maldade,mas penso que ja estamos habituados), o que muitas vezes acontece, é a maquina voltar para trás, é instalado o soft de origem e depois é enviada de volta para a marca ... (se no entanto a garantia perder-se nessa altura, azar do proprietário ....)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-06-2009, 11:10
Mensagem: #7
RE: Perda de garantia?
Não é incompetência, nem falta de pachorra para trabalhar nem maldade...

Simplesmente não estás a enviar o portátil na configuração de origem, que é a suportada pela garantia.

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-06-2009, 11:49
Mensagem: #8
RE: Perda de garantia?
(17-06-2009 11:10)Ferreira Escreveu:  Não é incompetência, nem falta de pachorra para trabalhar nem maldade...

Simplesmente não estás a enviar o portátil na configuração de origem, que é a suportada pela garantia.

Se calhar até não é, mas é verdade que sei de um caso de um laptop que cuja a combo não funcionava (acho que não gravava nem lia ...), e teve que ser instalado novo SO reenviado, só para meter 1 combo nova.
Não ponho em causa o técnico, que esse geralmente é a "vítima" tem que dar a cara para determinadas regras que se calhar não têm tanta lógica quanto isso.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-06-2009, 12:27
Mensagem: #9
RE: Perda de garantia?
A garantia não te cobre o software. Apenas o hardware.

Nem sequer faz sentido se assim for, realmente.

[Imagem: Sig.jpg]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-06-2009, 14:27
Mensagem: #10
RE: Perda de garantia?
(17-06-2009 12:27)Malamen Escreveu:  A garantia não te cobre o software. Apenas o hardware.

Nem sequer faz sentido se assim for, realmente.

Pois concordo contigo, a questão é que essa política é seguida em mais do que uma marca.

Só por curiosidade, eu comprei o meu portatil sem software, por isso não sofro desse problema. Acho que todos os portateis de todas as marcas deviam vir sem SO pré-definido, podendo o comprador final adquirir o SO que entendesse (assim haveriam campanhas de SO e não só).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)