Forum Pplware
Recuperar dados em disco danificado - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Hardware (/forumdisplay.php?fid=23)
+--- Tópico: Recuperar dados em disco danificado (/showthread.php?tid=3167)

Páginas: 1 2 3


Recuperar dados em disco danificado - best - 22-08-2009 00:30

Olá a todos.

Tenho um problema em mãos que não sei como resolver e precisava da ajuda de alguém. Hoje o meu disco WD 1500HFD, penso eu, estragou-se. Digo que se estragou, porque não é detectado pela bios e quando tento arrancar com o mesmo dá me um erro: "Invalid disk detected". Isto depois de ele estar a funcionar muito bem e de repente fazer um baralho muito estranho, como se a agulha estivesse presa. O que queria saber é se há maneira de recuperar os dados que lá estavam dentro?

Agradecia a ajuda.

Obrigado.


RE: Recuperar dados em disco danificado - JPedrosa - 22-08-2009 02:59

Ora Viva,
dependendo do problema do disco, podes recuperar sim.

Se fores iniciado nestas andanças não te recomendo que tentes fazer tu.

Nitidamente tens um problema de hardware e portanto pode ser preciso intervenção física no disco.

No entanto, vale a pena testar uma coisa, atenção lê o que se segue com espirito aberto, não te vou dar banha da cobra, já salvei 40GB assim.

Se o teu problema for ligeiro e afectar um certo conjunto de peças, o que te vou dizer, pode funcionar.

Pegas no disco. embrulhas bem, de forma a não ganhar humidade.
Recomendo uns dois sacos de plastico. E metes isso no congelador.
Sim, no congelador.
Cerca de 15/20min deverá ser suficiente para ver se funciona.
Depois, tenta ter o pc todo prontinho, tiras isso do congelador, metes no pc e vês se tens o disco visivel.

Como te disse, já me safou, e teve que ser aos pedaços, fiz isto umas 4 ou 5 vezes até conseguir sacar os dados todos. Porque ao fim de alguns minutos perdia novamente acesso ao disco.

Outra coisa que podes experimentar é colocar o disco em outra posição. Ou seja, se tiver deitado, metes de pé, por vezes o mecanismo que está com o problema pode não se revelar em outra posição e ficas safo .... este método também já me safou os dados de um Quantum Fireball Wink


RE: Recuperar dados em disco danificado - Hardcore - 22-08-2009 10:11

O que se aprende aqui, é só truques, lololol

É por isso que eu adoro este forum!


RE: Recuperar dados em disco danificado - R00KIE - 22-08-2009 12:48

Se os dados forem muito importantes considera entregar isso a uma empresa de recuperação de dados, isto se o custo da recuperação for mais baixo que o custo de perder os dados.

Ao estares a recuperar (ou tentar recuperar) dados de um disco com danos físicos estás a reduzir a probabilidade de conseguires recuperar todos os dados.


RE: Recuperar dados em disco danificado - JPedrosa - 22-08-2009 13:18

(22-08-2009 12:48)R00KIE Escreveu:  Se os dados forem muito importantes considera entregar isso a uma empresa de recuperação de dados, isto se o custo da recuperação for mais baixo que o custo de perder os dados.

Ao estares a recuperar (ou tentar recuperar) dados de um disco com danos físicos estás a reduzir a probabilidade de conseguires recuperar todos os dados.

Rookie,
tipicamente os dados que são muito importantes para "ti" como individuo, não justificam os preços dessas empresas ... a não ser que já existam muito mais do que a uns 3 anos .. e os preços tenham baixado dramáticamente.
Tens conhecimento de alguns preços?


RE: Recuperar dados em disco danificado - R00KIE - 22-08-2009 15:58

Por acaso não sei os preços, tenho ideia que são um bocado para o caro, mesmo por isso eu disse se o custo da recuperação não for maior que o custo de perder os dados.

Não sei se será o caso mas imagina que é uma tese de doutoramento pronta a entregar ou um projecto que demorou vários meses a fazer, é provável que mesmo sendo caro compense pagar a uma dessas empresas do que não cumprir os prazos de entrega.
Mas se o que se quer recuperar são filmes e mp3 então vale mais tentar a técnica do frigorífico ou então perder o amor aos dados e esquecer.


RE: Recuperar dados em disco danificado - AirCrack - 24-08-2009 11:59

Concordo plenamente com as opções deixadas pelo JPedrosa, excepto a de colocar no frigoEEK!... é que tens mesmo que condicionar muito bem, não pode de maneira nenhuma ter humidade, senão alem da avaria mecânica, tens também a controladora avariada!

Este tipo de recuperações requer muita paciência, mas muita paciência mesmo!!!

Uma das tentativas que também resulta (as vezes), é dar umas pancadas ligeiras com uma chave de cabo plástico em cima do disco, principalmente quando começa a fazer os ruídos metálicos... que é normalmente nessa fase que ele perde o acesso. Outra tentativa é usar um IMAN por cima do disco (passar 1 ou 2 vezes) NÃO MAIS... depois é paciência...

Programas, existe uma datas deles, mas o que eu uso que nunca me deixa ficar mal é o Restorer2000Pro

Alguma duvida caso o consigas usar, apita!


RE: Recuperar dados em disco danificado - JPedrosa - 24-08-2009 14:10

a do iman ... é preciso tê-los ... porque a mesma operação ... pode fazer um "format" rápido Wink

a do frigo, é mto mais a questão do conceito que choca, porque aquilo até é muito inocente.

tal como discos de servidores velhos por vezes têm que ser aquecidos para voltarem ao nosso mundo, para voltar a colocar no estado liquido o lubrificante que ficou anos a rodar.


RE: Recuperar dados em disco danificado - hugocura - 26-08-2009 13:08

Realmente a teoria de colocar no frigorífico parece resultar nalguns casos.
Há 2 ou 3 anos estava calmamente a fazer backup dos documentos num disco e o disco simplesmente pifou a meio da operação, com os tais ruídos metálicos a baterem lá dentro.
Procurei na altura muita informação acerca disso e o problema é designado por "erro no sector zero" ou algo parecido.

Coloquei-o várias vezes no congelador... O maior problema nesse caso é a condensação que se forma quando passa a ter contacto com ar mais quente, fora do frigorífico.
Pelo que existia na net, havia quem conseguisse apenas iniciar o windows e puff, lá se ía outra vez.

No entanto, nunca lhe consegui aceder, nem reconhecê-lo na BIOS sequer.


RE: Recuperar dados em disco danificado - adlvieira - 20-10-2009 20:40

E novidades desse disco...? Uma alternativa que tens é com uma caixa externa tentares aceder ao disco...., na maioria das vezes resulta... queres outra? alternativa..., usa o PTDD Partition Table Doctor, cuidado ao usar isto, não vas apagar os dados...., uma outra alternativa, é com o disco no pc, arranca com um cd de mandriva one, que esta disponivel grátis na net..., ao arrancares com o cd tentas depois que ele te reconheça o disco, ou tenta com a caixa externa ligada via usb, com o linux já consegui fazer milagres... resulta por vezes naquelas pens que deixaram de ser reconhecidas no windows, formato la e voila pen ressuscitada...