Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Recuperar dados em disco danificado
22-08-2009, 00:30
Mensagem: #1
Recuperar dados em disco danificado
Olá a todos.

Tenho um problema em mãos que não sei como resolver e precisava da ajuda de alguém. Hoje o meu disco WD 1500HFD, penso eu, estragou-se. Digo que se estragou, porque não é detectado pela bios e quando tento arrancar com o mesmo dá me um erro: "Invalid disk detected". Isto depois de ele estar a funcionar muito bem e de repente fazer um baralho muito estranho, como se a agulha estivesse presa. O que queria saber é se há maneira de recuperar os dados que lá estavam dentro?

Agradecia a ajuda.

Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2009, 02:59
Mensagem: #2
RE: Recuperar dados em disco danificado
Ora Viva,
dependendo do problema do disco, podes recuperar sim.

Se fores iniciado nestas andanças não te recomendo que tentes fazer tu.

Nitidamente tens um problema de hardware e portanto pode ser preciso intervenção física no disco.

No entanto, vale a pena testar uma coisa, atenção lê o que se segue com espirito aberto, não te vou dar banha da cobra, já salvei 40GB assim.

Se o teu problema for ligeiro e afectar um certo conjunto de peças, o que te vou dizer, pode funcionar.

Pegas no disco. embrulhas bem, de forma a não ganhar humidade.
Recomendo uns dois sacos de plastico. E metes isso no congelador.
Sim, no congelador.
Cerca de 15/20min deverá ser suficiente para ver se funciona.
Depois, tenta ter o pc todo prontinho, tiras isso do congelador, metes no pc e vês se tens o disco visivel.

Como te disse, já me safou, e teve que ser aos pedaços, fiz isto umas 4 ou 5 vezes até conseguir sacar os dados todos. Porque ao fim de alguns minutos perdia novamente acesso ao disco.

Outra coisa que podes experimentar é colocar o disco em outra posição. Ou seja, se tiver deitado, metes de pé, por vezes o mecanismo que está com o problema pode não se revelar em outra posição e ficas safo .... este método também já me safou os dados de um Quantum Fireball Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2009, 10:11
Mensagem: #3
RE: Recuperar dados em disco danificado
O que se aprende aqui, é só truques, lololol

É por isso que eu adoro este forum!

... Bang That Head That Doesn´t Bang ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2009, 12:48
Mensagem: #4
RE: Recuperar dados em disco danificado
Se os dados forem muito importantes considera entregar isso a uma empresa de recuperação de dados, isto se o custo da recuperação for mais baixo que o custo de perder os dados.

Ao estares a recuperar (ou tentar recuperar) dados de um disco com danos físicos estás a reduzir a probabilidade de conseguires recuperar todos os dados.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2009, 13:18
Mensagem: #5
RE: Recuperar dados em disco danificado
(22-08-2009 12:48)R00KIE Escreveu:  Se os dados forem muito importantes considera entregar isso a uma empresa de recuperação de dados, isto se o custo da recuperação for mais baixo que o custo de perder os dados.

Ao estares a recuperar (ou tentar recuperar) dados de um disco com danos físicos estás a reduzir a probabilidade de conseguires recuperar todos os dados.

Rookie,
tipicamente os dados que são muito importantes para "ti" como individuo, não justificam os preços dessas empresas ... a não ser que já existam muito mais do que a uns 3 anos .. e os preços tenham baixado dramáticamente.
Tens conhecimento de alguns preços?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-08-2009, 15:58
Mensagem: #6
RE: Recuperar dados em disco danificado
Por acaso não sei os preços, tenho ideia que são um bocado para o caro, mesmo por isso eu disse se o custo da recuperação não for maior que o custo de perder os dados.

Não sei se será o caso mas imagina que é uma tese de doutoramento pronta a entregar ou um projecto que demorou vários meses a fazer, é provável que mesmo sendo caro compense pagar a uma dessas empresas do que não cumprir os prazos de entrega.
Mas se o que se quer recuperar são filmes e mp3 então vale mais tentar a técnica do frigorífico ou então perder o amor aos dados e esquecer.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2009, 11:59
Mensagem: #7
RE: Recuperar dados em disco danificado
Concordo plenamente com as opções deixadas pelo JPedrosa, excepto a de colocar no frigoEEK!... é que tens mesmo que condicionar muito bem, não pode de maneira nenhuma ter humidade, senão alem da avaria mecânica, tens também a controladora avariada!

Este tipo de recuperações requer muita paciência, mas muita paciência mesmo!!!

Uma das tentativas que também resulta (as vezes), é dar umas pancadas ligeiras com uma chave de cabo plástico em cima do disco, principalmente quando começa a fazer os ruídos metálicos... que é normalmente nessa fase que ele perde o acesso. Outra tentativa é usar um IMAN por cima do disco (passar 1 ou 2 vezes) NÃO MAIS... depois é paciência...

Programas, existe uma datas deles, mas o que eu uso que nunca me deixa ficar mal é o Restorer2000Pro

Alguma duvida caso o consigas usar, apita!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-08-2009, 14:10
Mensagem: #8
RE: Recuperar dados em disco danificado
a do iman ... é preciso tê-los ... porque a mesma operação ... pode fazer um "format" rápido Wink

a do frigo, é mto mais a questão do conceito que choca, porque aquilo até é muito inocente.

tal como discos de servidores velhos por vezes têm que ser aquecidos para voltarem ao nosso mundo, para voltar a colocar no estado liquido o lubrificante que ficou anos a rodar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-08-2009, 13:08 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-08-2009 13:08 por hugocura.)
Mensagem: #9
RE: Recuperar dados em disco danificado
Realmente a teoria de colocar no frigorífico parece resultar nalguns casos.
Há 2 ou 3 anos estava calmamente a fazer backup dos documentos num disco e o disco simplesmente pifou a meio da operação, com os tais ruídos metálicos a baterem lá dentro.
Procurei na altura muita informação acerca disso e o problema é designado por "erro no sector zero" ou algo parecido.

Coloquei-o várias vezes no congelador... O maior problema nesse caso é a condensação que se forma quando passa a ter contacto com ar mais quente, fora do frigorífico.
Pelo que existia na net, havia quem conseguisse apenas iniciar o windows e puff, lá se ía outra vez.

No entanto, nunca lhe consegui aceder, nem reconhecê-lo na BIOS sequer.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-10-2009, 20:40
Mensagem: #10
RE: Recuperar dados em disco danificado
E novidades desse disco...? Uma alternativa que tens é com uma caixa externa tentares aceder ao disco...., na maioria das vezes resulta... queres outra? alternativa..., usa o PTDD Partition Table Doctor, cuidado ao usar isto, não vas apagar os dados...., uma outra alternativa, é com o disco no pc, arranca com um cd de mandriva one, que esta disponivel grátis na net..., ao arrancares com o cd tentas depois que ele te reconheça o disco, ou tenta com a caixa externa ligada via usb, com o linux já consegui fazer milagres... resulta por vezes naquelas pens que deixaram de ser reconhecidas no windows, formato la e voila pen ressuscitada...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)