Forum Pplware
Produzir Electricidade apartir do Lixo - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Pplware (/forumdisplay.php?fid=1)
+--- Fórum: Últimas (/forumdisplay.php?fid=36)
+--- Tópico: Produzir Electricidade apartir do Lixo (/showthread.php?tid=3376)



Produzir Electricidade apartir do Lixo - JPedrosa - 20-09-2009 11:39

A teoria não é nova.

Mas em Copenhaga, faz-se, e fornece electricidade a 80mil casas, e aquecimento a cerca de 75mil.

O que é que isto tem de inovador?
2 coisas.

a primeira é meramente técnica e provém do nível de eficiência atingido, cerca de 40% melhor do que até á criação da tecnologia por eles utilizada.

a segunda, dado a empresa ser de origem municipal, não tem fins lucrativos, no entanto, acontece por vezes dar lucro. Quando isto acontece, a empresa desce o preço do fornecimento de energia, para beneficiar os consumidores do lucro obtido.

"Porreiro pá"
Tem vídeo na fonte
in Expresso

Nota Pessoal:
existe a real possibilidade de esta tecnologia vir para Portugal, dado que o fornecedor da tecnologia é a ABB.
No entanto com o tubarão GALP e patrulhar a "costa" duvido que venha dentro de pouco tempo, duvido que venha neste formato sem fins lucrativos e duvido que seja para espalhar ás massas, talvez uma mini-central para dizer que temos, e calar os ambientalistas.


RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo - xOy - 20-09-2009 14:47

Boa iniciativa Smile


....mas primeiro que isso chegue a Portugal....


RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo - rsl - 20-09-2009 15:39

Pelo que me parece a técnica utilizada é a incineração. Por isso, duvido que nos próximos anos seja aplicada em Portugal. Devem-se lembrar da polémica que deu aquando da tentativa do José Sócrates, Ministro do Ambiente, introduzir duas centrais de incineração em Portugal.


RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo - pampilhosense - 22-09-2009 20:29

acho uma boa ideia pedrosa mas tens razao em relacao a portugal ta sempre alguem a espera de esmifrar o ze povinho.
mas que uma bela ideia é


RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo - LuisFilipe - 13-10-2009 21:19

(20-09-2009 15:39)rsl Escreveu:  Pelo que me parece a técnica utilizada é a incineração. Por isso, duvido que nos próximos anos seja aplicada em Portugal. Devem-se lembrar da polémica que deu aquando da tentativa do José Sócrates, Ministro do Ambiente, introduzir duas centrais de incineração em Portugal.
Isso eram resíduos perigosos.

Mas não deve fazer diferença.

E com a Galp, menos diferança faz.

E com a venda da REN então é que nunca.


RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo - Foxe - 13-10-2009 21:55

Esta técnica não é nova.

A base deste processo tem a haver com a quantidade de gás que é lançado (metano) proveniente do lixo nos aterros. É um excelente ideia já que temos uma "porrada" de aterros cheios de lixo em Portugal, podia-se perfeitamente utilizar esta técnica, para além de apenas colocar por cima mais uma camada de terra.

Não sei até que ponto isto não é já feito em Portugal.

P.S. Falta neste fórum, uma parte reservada ao Ambiente, visto que a informática (Hardware) tem uma grande cota parte na poluição do Ambiente.


RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo - p1c - 14-10-2009 16:40

(13-10-2009 21:55)Foxe Escreveu:  Não sei até que ponto isto não é já feito em Portugal.

Não sabes mesmo porque já é feito. Por exemplo a Central da Suma de Leiria não compra electricidade, trabalha autonomamente, vendendo mesmo, parte da electricidade que produz.


RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo - Foxe - 14-10-2009 22:22

Bem me parecia.

Não deve ser o único caso.