Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Produzir Electricidade apartir do Lixo
20-09-2009, 11:39
Mensagem: #1
Produzir Electricidade apartir do Lixo
A teoria não é nova.

Mas em Copenhaga, faz-se, e fornece electricidade a 80mil casas, e aquecimento a cerca de 75mil.

O que é que isto tem de inovador?
2 coisas.

a primeira é meramente técnica e provém do nível de eficiência atingido, cerca de 40% melhor do que até á criação da tecnologia por eles utilizada.

a segunda, dado a empresa ser de origem municipal, não tem fins lucrativos, no entanto, acontece por vezes dar lucro. Quando isto acontece, a empresa desce o preço do fornecimento de energia, para beneficiar os consumidores do lucro obtido.

"Porreiro pá"
Tem vídeo na fonte
in Expresso

Nota Pessoal:
existe a real possibilidade de esta tecnologia vir para Portugal, dado que o fornecedor da tecnologia é a ABB.
No entanto com o tubarão GALP e patrulhar a "costa" duvido que venha dentro de pouco tempo, duvido que venha neste formato sem fins lucrativos e duvido que seja para espalhar ás massas, talvez uma mini-central para dizer que temos, e calar os ambientalistas.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-09-2009, 14:47
Mensagem: #2
RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo
Boa iniciativa Smile


....mas primeiro que isso chegue a Portugal....

Website: iCarneiro | Twitter: ycarneiro
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-09-2009, 15:39
Mensagem: #3
RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo
Pelo que me parece a técnica utilizada é a incineração. Por isso, duvido que nos próximos anos seja aplicada em Portugal. Devem-se lembrar da polémica que deu aquando da tentativa do José Sócrates, Ministro do Ambiente, introduzir duas centrais de incineração em Portugal.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
22-09-2009, 20:29
Mensagem: #4
RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo
acho uma boa ideia pedrosa mas tens razao em relacao a portugal ta sempre alguem a espera de esmifrar o ze povinho.
mas que uma bela ideia é
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-10-2009, 21:19
Mensagem: #5
RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo
(20-09-2009 15:39)rsl Escreveu:  Pelo que me parece a técnica utilizada é a incineração. Por isso, duvido que nos próximos anos seja aplicada em Portugal. Devem-se lembrar da polémica que deu aquando da tentativa do José Sócrates, Ministro do Ambiente, introduzir duas centrais de incineração em Portugal.
Isso eram resíduos perigosos.

Mas não deve fazer diferença.

E com a Galp, menos diferança faz.

E com a venda da REN então é que nunca.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-10-2009, 21:55
Mensagem: #6
RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo
Esta técnica não é nova.

A base deste processo tem a haver com a quantidade de gás que é lançado (metano) proveniente do lixo nos aterros. É um excelente ideia já que temos uma "porrada" de aterros cheios de lixo em Portugal, podia-se perfeitamente utilizar esta técnica, para além de apenas colocar por cima mais uma camada de terra.

Não sei até que ponto isto não é já feito em Portugal.

P.S. Falta neste fórum, uma parte reservada ao Ambiente, visto que a informática (Hardware) tem uma grande cota parte na poluição do Ambiente.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-10-2009, 16:40
Mensagem: #7
RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo
(13-10-2009 21:55)Foxe Escreveu:  Não sei até que ponto isto não é já feito em Portugal.

Não sabes mesmo porque já é feito. Por exemplo a Central da Suma de Leiria não compra electricidade, trabalha autonomamente, vendendo mesmo, parte da electricidade que produz.

[Imagem: userbar787183.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
14-10-2009, 22:22
Mensagem: #8
RE: Produzir Electricidade apartir do Lixo
Bem me parecia.

Não deve ser o único caso.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)