70-80ºC de Temperatura no Portátil - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Hardware (/forumdisplay.php?fid=23) +--- Tópico: 70-80ºC de Temperatura no Portátil (/showthread.php?tid=4963) |
70-80ºC de Temperatura no Portátil - ric20007 - 17-02-2010 03:34 Olá eu tenho um portatil da Asus, um X50 SL, e desde que me lembro tenho tido uns 70-80ºC de temperatura no CPU e 50-55ºC no disco rígido. Existe alguma maneira de diminuir a temperatura geral do portátil que seja barata? SO: Windows 7 Ultimate 32 bit Obrigado a todos, sei que já havia um tópico parecido mas não creio que respondia à minha dúvida. RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil - Ferreira - 17-02-2010 10:17 Antes de mais nada, verifica se tens algum processo a usar o processador de forma exagerada. Depois, podes tentar manter o portátil elevado sobre uma base, de forma a que não esteja apoiado na secretária. Finalmente, podes tentar usar uma base refrigeradora (não sei se é este o termo). RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil - asm - 17-02-2010 12:27 Há pessoas com o mesmo problema que tu na net, fui procurar para ver se encontrava uma bios mas não encontrei. A solução é mesmo a bios, exprimenta várias e vê qual é que achas que o pc aquece menos e a ventoinha não faça barulho. Ou Podes ir à bios e ver as opções tipo: Ver se consegues acelarar a ventoinha(também existem programas para windows) Baixar a potência e o numero de clocks do processador (é como o meu está, funciona muito bem nem se nota, mas eu não puxo muito pelo computador) O disco está um bocado mais quente devido ao aquecimento absurdo do CPU. Recomendo mesmo mudar a bios (costuma ser fácil nos asus) e depois mudar as opções da bios se gostares. cumps. RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil - Shadow - 17-02-2010 17:00 As temperaturas que referes são perfeitamente normais num portátil se estiveres a usar o processador em LOAD ou FULL, como preferires, mas existem maneiras de baixar essas temperaturas como as [http://www.nox-xtreme.com/products_uk.php?cat=3&type=6&id=0]bases de refrigeração*[/url] que o "Ferreira" te falou (atenção elas não fazem milagres, mas ajudam), ou então através do undervoltage basta fazeres uma procura no google sobre "undervoltage laptop" que encontras vários sites a falar sobre isso. Basicamente baixas a voltagem do CPU na BIOS e é simples o único senão é que tem que ser por tentativa erro. Deixo-te aqui um site em que é usado um programa - undervoltage (vou aproveitar e testar no portátil do meu irmão) PS: a única temperatura estranha para mim é a do disco! 50-55º é alto demais. *aconselho essas bases da Nox são baratas e boas RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil - RaCcOn - 17-02-2010 17:31 Tenta limpar o circuito de refrigeração, poderá ter algo a ver com pó... Verifica também se o processador está a ser utilizado em demasia, mas penso que a primeira situação poderá resolver. Para limpares a tua máquina o melhor é usar aqueles Spray de ar seco. RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil - R00KIE - 17-02-2010 19:06 Tenho um amigo que tem um portátil asus também que sempre fez uma coisa parecida desde novo, pelo que ele diz o disco anda sempre pelos 50º~55º. RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil - ric20007 - 17-02-2010 21:35 Olá a todos eu segui o tutorial do undervoltage e correu tudo bem eu tinha o computador com 1.250V e o recomendável para o meu portátil era de 1.075V a 1.175V então meti a 1.125V a temperatura desceu e agora anda por volta dos 68ºC - 74ºC e o disco arrefeceu um/dois graus, não é ideal mas é melhor. Quando conseguir vou tentar aumentar a velocidade das ventoinhas, e tentar fazer update à BIOS, depois tentar tirar o pó do portátil e ainda ver se compro uma base de refrigeração, obrigado a todos pelos comentários rápidos, se houver mais actualizações eu escrevo aqui. EDIT: Após mudar a voltagem para 1.113V e de ter reiniciado o portátil iniciou com 56ºC e o disco rígido a 43ºC, mas passados uns 20 minutos sobe logo a temperatura. Como e o que faz a diminuição dos clocks do processador? RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil - asm - 17-02-2010 23:14 Desde já obrigado por tentares me ajudar no outro post. A diminuição é na bios que tens de alterar mas também existem programas (mas não te sei indicar para esse modelo eu não uso, usei num eee mas era próprio para ele). Eu diminui o numero de cores (tem dois só trabalha um); O clock é uma opção na minha bios que diz algo: processor dynamic, processor low (eu escolhi esta) Não noto nada no desempenho mas como já disse eu nunca preciso de puxar pela máquina se precisar basta ir à bios. As temperaturas e a velocidade a que está o meu: http://img682.imageshack.us/img682/922/asmtemp.png Edit: muda de bios a diferença no meu eee é brutal de umas para as outras, umas a ventoinha faz uma barulheia, noutras o pc fica muito quente e só numa dá para mexer clock. Também existe programas que alteram as bios, mas isso pode dar para o torto. As coisas que disse em cima depende das Bios pode não dar para fazer na tua. |