Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
70-80ºC de Temperatura no Portátil
17-02-2010, 03:34 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2010 04:57 por ric20007.)
Mensagem: #1
iPhone 70-80ºC de Temperatura no Portátil
Olá eu tenho um portatil da Asus, um X50 SL, e desde que me lembro tenho tido uns 70-80ºC de temperatura no CPU e 50-55ºC no disco rígido.
Existe alguma maneira de diminuir a temperatura geral do portátil que seja barata?
SO: Windows 7 Ultimate 32 bit
Obrigado a todos, sei que já havia um tópico parecido mas não creio que respondia à minha dúvida.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 10:17 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2010 10:18 por Ferreira.)
Mensagem: #2
RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil
Antes de mais nada, verifica se tens algum processo a usar o processador de forma exagerada.

Depois, podes tentar manter o portátil elevado sobre uma base, de forma a que não esteja apoiado na secretária.

Finalmente, podes tentar usar uma base refrigeradora (não sei se é este o termo).

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 12:27
Mensagem: #3
RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil
Há pessoas com o mesmo problema que tu na net, fui procurar para ver se encontrava uma bios mas não encontrei.
A solução é mesmo a bios, exprimenta várias e vê qual é que achas que o pc aquece menos e a ventoinha não faça barulho.
Ou
Podes ir à bios e ver as opções tipo:
Ver se consegues acelarar a ventoinha(também existem programas para windows)
Baixar a potência e o numero de clocks do processador (é como o meu está, funciona muito bem nem se nota, mas eu não puxo muito pelo computador)

O disco está um bocado mais quente devido ao aquecimento absurdo do CPU.

Recomendo mesmo mudar a bios (costuma ser fácil nos asus) e depois mudar as opções da bios se gostares.

cumps.

Quando crias um tópico por alguma dúvida que tenhas e outro membro tenha dado a solução que tu querias, então acrescenta ao tópico [resolvido].Em edição completa. Caso tu tenhas encontrado a solução sem a ajuda dos membros era bom que dissesses como fizeste.
Se gostas de ser ajudado, ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 17:00
Mensagem: #4
RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil
As temperaturas que referes são perfeitamente normais num portátil se estiveres a usar o processador em LOAD ou FULL, como preferires, mas existem maneiras de baixar essas temperaturas como as [http://www.nox-xtreme.com/products_uk.php?cat=3&type=6&id=0]bases de refrigeração*[/url] que o "Ferreira" te falou (atenção elas não fazem milagres, mas ajudam), ou então através do undervoltage basta fazeres uma procura no google sobre "undervoltage laptop" que encontras vários sites a falar sobre isso.

Basicamente baixas a voltagem do CPU na BIOS e é simples o único senão é que tem que ser por tentativa erro. Deixo-te aqui um site em que é usado um programa - undervoltage
(vou aproveitar e testar no portátil do meu irmão)

PS: a única temperatura estranha para mim é a do disco! Surprised 50-55º é alto demais.

*aconselho essas bases da Nox são baratas e boas Happy
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 17:31
Mensagem: #5
RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil
Tenta limpar o circuito de refrigeração, poderá ter algo a ver com pó...
Verifica também se o processador está a ser utilizado em demasia, mas penso que a primeira situação poderá resolver.
Para limpares a tua máquina o melhor é usar aqueles Spray de ar seco.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 19:06
Mensagem: #6
RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil
Tenho um amigo que tem um portátil asus também que sempre fez uma coisa parecida desde novo, pelo que ele diz o disco anda sempre pelos 50º~55º.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 21:35 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 18-02-2010 21:28 por ric20007.)
Mensagem: #7
RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil
Olá a todos eu segui o tutorial do undervoltage e correu tudo bem eu tinha o computador com 1.250V e o recomendável para o meu portátil era de 1.075V a 1.175V então meti a 1.125V a temperatura desceu e agora anda por volta dos 68ºC - 74ºC e o disco arrefeceu um/dois graus, não é ideal mas é melhor.
Quando conseguir vou tentar aumentar a velocidade das ventoinhas, e tentar fazer update à BIOS, depois tentar tirar o pó do portátil e ainda ver se compro uma base de refrigeração, obrigado a todos pelos comentários rápidos, se houver mais actualizações eu escrevo aqui.

EDIT: Após mudar a voltagem para 1.113V e de ter reiniciado o portátil iniciou com 56ºC e o disco rígido a 43ºC, mas passados uns 20 minutos sobe logo a temperatura.

Como e o que faz a diminuição dos clocks do processador?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-02-2010, 23:14 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 17-02-2010 23:22 por asm.)
Mensagem: #8
RE: 70-80ºC de Temperatura no Portátil
Desde já obrigado por tentares me ajudar no outro post.

A diminuição é na bios que tens de alterar mas também existem programas (mas não te sei indicar para esse modelo eu não uso, usei num eee mas era próprio para ele).

Eu diminui o numero de cores (tem dois só trabalha um);
O clock é uma opção na minha bios que diz algo: processor dynamic, processor low (eu escolhi esta)

Não noto nada no desempenho mas como já disse eu nunca preciso de puxar pela máquina se precisar basta ir à bios.

As temperaturas e a velocidade a que está o meu:

http://img682.imageshack.us/img682/922/asmtemp.png

Edit: muda de bios a diferença no meu eee é brutal de umas para as outras, umas a ventoinha faz uma barulheia, noutras o pc fica muito quente e só numa dá para mexer clock. Também existe programas que alteram as bios, mas isso pode dar para o torto.
As coisas que disse em cima depende das Bios pode não dar para fazer na tua.

Quando crias um tópico por alguma dúvida que tenhas e outro membro tenha dado a solução que tu querias, então acrescenta ao tópico [resolvido].Em edição completa. Caso tu tenhas encontrado a solução sem a ajuda dos membros era bom que dissesses como fizeste.
Se gostas de ser ajudado, ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)