tipologia de rede VS topologia de rede - Versão de Impressão +- Forum Pplware (http://forum.pplware.com) +-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11) +--- Fórum: Redes (/forumdisplay.php?fid=28) +--- Tópico: tipologia de rede VS topologia de rede (/showthread.php?tid=9909) Páginas: 1 2 |
tipologia de rede VS topologia de rede - jxxx - 11-10-2011 19:54 tipologia de rede VS topologia de rede Olá a todos! A duvida pode ser básica mas para mim neste momento anda a moer-me o juízo LOL Existe diferença entre uma tipologia de rede e topologia de rede ? Nas pesquisas que faço vejo referirem-se como se fossem sinónimos mas penso que isso não seja verdade Podem dar-me uma explicação lógica sff. Obrigado!!! RE: tipologia de rede VS topologia de rede - progster - 11-10-2011 20:24 Boa noite. Talvez ajude. http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede http://www.slideshare.net/KaskaLucas/tipologias-de-rede Cumprimentos. RE: tipologia de rede VS topologia de rede - jxxx - 11-10-2011 22:33 (11-10-2011 20:24)Progster Escreveu: Boa noite. Pelo que li nesses links e pelo que tenho lido trata-se da mesma coisa...será? RE: tipologia de rede VS topologia de rede - progster - 11-10-2011 22:38 Boa noite. Volta a dar uma vista de olhos nos link's em causa. Se reparares verás que são coisas diferentes, topologia mostra/descreve o layout (o esquema) da rede, enquanto que tipologia, é o modo como os computadores estão ligados. Cumprimentos. RE: tipologia de rede VS topologia de rede - brunoantunes - 12-10-2011 17:29 Viva, Quando estava a estudar essa parte de redes tambem me confundi com esse detalhe. No final fiquei com o seguinte ponto de vista: Portugues de Portugal e portugues do Brasil. Julgo que Tipologia pertence a Portugal e topologia pertence ao Brasil. Existem 2 tipos de tipologia Fisica - "mostra/descreve o layout (o esquema) da rede" - por ex: Anel, Estrela, etc.. Logica - "modo como os computadores estão ligados", ou seja, os protocolos usados - por ex: Token ring, CSMA, etc.. Um site qualquer Escreveu:1. La topología física, que es la disposición real de las máquinas, dispositivos de red y cableado (los medios de transmisión) en la red. Wikipedia PT Escreveu:A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela. Wikipedia ING Escreveu:Network topology is the layout pattern of interconnections of the various elements (links, nodes, etc.) of a computer[1][2] or biological network.[3] Network topologies may be physical or logical. Physical topology refers to the physical design of a network including the devices, location and cable installation. Logical topology refers to how data is actually transferred in a network as opposed to its physical design. In general physical topology relates to a core network whereas logical topology relates to basic network. Obs: Gostei do pormenor de teres colocado a mesma questao no forum zwame RE: tipologia de rede VS topologia de rede - progster - 13-10-2011 14:02 Boa tarde. (12-10-2011 17:29)brunoantunes Escreveu: (...) Obs: Gostei do pormenor de teres colocado a mesma questao no forum zwame Não digo que esteja certo ou errado, e o mesmo se aplica á opinião presente no dito forum, mas já são duas opiniões semelhantes. @jxxx De qualquer maneira e para evitar "confusões" sugiro que aguardes por mais opiniões. Cumprimentos. RE: tipologia de rede VS topologia de rede - jxxx - 17-10-2011 22:16 Antes de mais obrigado pelas respostas! Não há mais ninguém que possa opinar sobre este assunto? Era importante haver um maior numero de respostas para se chegar a um consenso. CUMPS RE: tipologia de rede VS topologia de rede - nioxys - 17-10-2011 23:20 Olá Daquilo que me lembro topologia e tipologia de rede é a mesma coisa. Tens topologia/tipologia física e topologia/tipologia lógica. Topologia/tipologia física - Barramento, Estrela, Anel, por exemplo; Topologia/tipologia lógica - Ethernet, Token Ring, por exemplo. Acho que a utilização de um ou de outro termo depende do autor. RE: tipologia de rede VS topologia de rede - jxxx - 24-10-2011 22:19 Como se pode ver pelas respostas existe um leque diversificado de justificações... não haverá um modo eficaz de tirar esta duvida? obrigado a todos pela ajuda RE: tipologia de rede VS topologia de rede - nioxys - 25-10-2011 20:34 Olá, Coloquei a questão ao meu antigo professor de redes industriais e a resposta foi a seguinte, passo a citar, Citar:Olá, É só mais uma opinião |