Forum Pplware
tipologia de rede VS topologia de rede - Versão de Impressão

+- Forum Pplware (http://forum.pplware.com)
+-- Fórum: Mais Tech (/forumdisplay.php?fid=11)
+--- Fórum: Redes (/forumdisplay.php?fid=28)
+--- Tópico: tipologia de rede VS topologia de rede (/showthread.php?tid=9909)

Páginas: 1 2


tipologia de rede VS topologia de rede - jxxx - 11-10-2011 19:54

tipologia de rede VS topologia de rede

Olá a todos!

A duvida pode ser básica mas para mim neste momento anda a moer-me o juízo LOL

Existe diferença entre uma tipologia de rede e topologia de rede ?

Nas pesquisas que faço vejo referirem-se como se fossem sinónimos mas penso que isso não seja verdade Surprised

Podem dar-me uma explicação lógica sff.



Obrigado!!!


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - progster - 11-10-2011 20:24

Boa noite.

Talvez ajude.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede

http://www.slideshare.net/KaskaLucas/tipologias-de-rede

Cumprimentos.


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - jxxx - 11-10-2011 22:33

(11-10-2011 20:24)Progster Escreveu:  Boa noite.

Talvez ajude.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede

http://www.slideshare.net/KaskaLucas/tipologias-de-rede

Cumprimentos.

Pelo que li nesses links e pelo que tenho lido trata-se da mesma coisa...será?


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - progster - 11-10-2011 22:38

Boa noite.

Volta a dar uma vista de olhos nos link's em causa.
Se reparares verás que são coisas diferentes, topologia mostra/descreve o layout (o esquema) da rede, enquanto que tipologia, é o modo como os computadores estão ligados.

Cumprimentos.


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - brunoantunes - 12-10-2011 17:29

Viva,

Quando estava a estudar essa parte de redes tambem me confundi com esse detalhe. No final fiquei com o seguinte ponto de vista:

Portugues de Portugal e portugues do Brasil.
Julgo que Tipologia pertence a Portugal e topologia pertence ao Brasil.

Existem 2 tipos de tipologia
Fisica - "mostra/descreve o layout (o esquema) da rede" - por ex: Anel, Estrela, etc..
Logica - "modo como os computadores estão ligados", ou seja, os protocolos usados - por ex: Token ring, CSMA, etc..

Um site qualquer Escreveu:1. La topología física, que es la disposición real de las máquinas, dispositivos de red y cableado (los medios de transmisión) en la red.
2. La topología lógica, que es la forma en que las máquinas se comunican a través del medio físico. Los dos tipos más comunes de topologías lógicas son broadcast (Ethernet) y transmisión de tokens (Token Ring).

Wikipedia PT Escreveu:A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela.
Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

Wikipedia ING Escreveu:Network topology is the layout pattern of interconnections of the various elements (links, nodes, etc.) of a computer[1][2] or biological network.[3] Network topologies may be physical or logical. Physical topology refers to the physical design of a network including the devices, location and cable installation. Logical topology refers to how data is actually transferred in a network as opposed to its physical design. In general physical topology relates to a core network whereas logical topology relates to basic network.



Obs: Gostei do pormenor de teres colocado a mesma questao no forum zwame


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - progster - 13-10-2011 14:02

Boa tarde.

(12-10-2011 17:29)brunoantunes Escreveu:  (...) Obs: Gostei do pormenor de teres colocado a mesma questao no forum zwame

Não digo que esteja certo ou errado, e o mesmo se aplica á opinião presente no dito forum, mas já são duas opiniões semelhantes.

@jxxx
De qualquer maneira e para evitar "confusões" sugiro que aguardes por mais opiniões.

Cumprimentos.


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - jxxx - 17-10-2011 22:16

Antes de mais obrigado pelas respostas!



Não há mais ninguém que possa opinar sobre este assunto? Era importante haver um maior numero de respostas para se chegar a um consenso.


CUMPS


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - nioxys - 17-10-2011 23:20

Olá Smile

Daquilo que me lembro topologia e tipologia de rede é a mesma coisa.

Tens topologia/tipologia física e topologia/tipologia lógica.

Topologia/tipologia física - Barramento, Estrela, Anel, por exemplo;

Topologia/tipologia lógica - Ethernet, Token Ring, por exemplo.

Acho que a utilização de um ou de outro termo depende do autor.


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - jxxx - 24-10-2011 22:19

Como se pode ver pelas respostas existe um leque diversificado de justificações... não haverá um modo eficaz de tirar esta duvida?


obrigado a todos pela ajuda Wink


RE: tipologia de rede VS topologia de rede - nioxys - 25-10-2011 20:34

Olá,

Coloquei a questão ao meu antigo professor de redes industriais e a resposta foi a seguinte, passo a citar,

Citar:Olá,

Para sermos técnicamente correctos, o termo a ser utilizado é TOPOLOGIA, independentemente se é física, ou se é lógica.

Segundo a definição correcta (in Wikipedia):

A topologia de rede descreve como é o “layout" de uma rede de computadores através da qual se veicula tráfego, e também como os dispositivos estão a ela ligados.

Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós da rede.

Topologias podem ser descritas fisicamente e/ou logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou “layout" da rede. A topologia lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

Quanto ao termo tipologia, faz-me lembrar quando queremos comprar ou alugar casas/apartamentos: Apartamento com Tipologia T3, blá, blá, blá ;-)

Espero que tenha ficado esclarecido. Este é o meu (e de muitos) ponto de vista.

É só mais uma opinião Smile