Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
tipologia de rede VS topologia de rede
11-10-2011, 19:54
Mensagem: #1
tipologia de rede VS topologia de rede
tipologia de rede VS topologia de rede

Olá a todos!

A duvida pode ser básica mas para mim neste momento anda a moer-me o juízo LOL

Existe diferença entre uma tipologia de rede e topologia de rede ?

Nas pesquisas que faço vejo referirem-se como se fossem sinónimos mas penso que isso não seja verdade Surprised

Podem dar-me uma explicação lógica sff.



Obrigado!!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-10-2011, 20:24
Mensagem: #2
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
Boa noite.

Talvez ajude.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede

http://www.slideshare.net/KaskaLucas/tipologias-de-rede

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-10-2011, 22:33
Mensagem: #3
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
(11-10-2011 20:24)Progster Escreveu:  Boa noite.

Talvez ajude.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Topologia_de_rede

http://www.slideshare.net/KaskaLucas/tipologias-de-rede

Cumprimentos.

Pelo que li nesses links e pelo que tenho lido trata-se da mesma coisa...será?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-10-2011, 22:38
Mensagem: #4
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
Boa noite.

Volta a dar uma vista de olhos nos link's em causa.
Se reparares verás que são coisas diferentes, topologia mostra/descreve o layout (o esquema) da rede, enquanto que tipologia, é o modo como os computadores estão ligados.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
12-10-2011, 17:29
Mensagem: #5
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
Viva,

Quando estava a estudar essa parte de redes tambem me confundi com esse detalhe. No final fiquei com o seguinte ponto de vista:

Portugues de Portugal e portugues do Brasil.
Julgo que Tipologia pertence a Portugal e topologia pertence ao Brasil.

Existem 2 tipos de tipologia
Fisica - "mostra/descreve o layout (o esquema) da rede" - por ex: Anel, Estrela, etc..
Logica - "modo como os computadores estão ligados", ou seja, os protocolos usados - por ex: Token ring, CSMA, etc..

Um site qualquer Escreveu:1. La topología física, que es la disposición real de las máquinas, dispositivos de red y cableado (los medios de transmisión) en la red.
2. La topología lógica, que es la forma en que las máquinas se comunican a través del medio físico. Los dos tipos más comunes de topologías lógicas son broadcast (Ethernet) y transmisión de tokens (Token Ring).

Wikipedia PT Escreveu:A topologia de rede descreve como é o layout de uma rede de computadores através da qual há o tráfego de informações, e também como os dispositivos estão conectados a ela.
Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós (computadores) da rede. Topologias podem ser descritas fisicamente e logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou layout da rede, enquanto que a lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

Wikipedia ING Escreveu:Network topology is the layout pattern of interconnections of the various elements (links, nodes, etc.) of a computer[1][2] or biological network.[3] Network topologies may be physical or logical. Physical topology refers to the physical design of a network including the devices, location and cable installation. Logical topology refers to how data is actually transferred in a network as opposed to its physical design. In general physical topology relates to a core network whereas logical topology relates to basic network.



Obs: Gostei do pormenor de teres colocado a mesma questao no forum zwame
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
13-10-2011, 14:02 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-10-2011 14:04 por progster.)
Mensagem: #6
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
Boa tarde.

(12-10-2011 17:29)brunoantunes Escreveu:  (...) Obs: Gostei do pormenor de teres colocado a mesma questao no forum zwame

Não digo que esteja certo ou errado, e o mesmo se aplica á opinião presente no dito forum, mas já são duas opiniões semelhantes.

@jxxx
De qualquer maneira e para evitar "confusões" sugiro que aguardes por mais opiniões.

Cumprimentos.

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-10-2011, 22:16
Mensagem: #7
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
Antes de mais obrigado pelas respostas!



Não há mais ninguém que possa opinar sobre este assunto? Era importante haver um maior numero de respostas para se chegar a um consenso.


CUMPS
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-10-2011, 23:20
Mensagem: #8
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
Olá Smile

Daquilo que me lembro topologia e tipologia de rede é a mesma coisa.

Tens topologia/tipologia física e topologia/tipologia lógica.

Topologia/tipologia física - Barramento, Estrela, Anel, por exemplo;

Topologia/tipologia lógica - Ethernet, Token Ring, por exemplo.

Acho que a utilização de um ou de outro termo depende do autor.

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
24-10-2011, 22:19
Mensagem: #9
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
Como se pode ver pelas respostas existe um leque diversificado de justificações... não haverá um modo eficaz de tirar esta duvida?


obrigado a todos pela ajuda Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
25-10-2011, 20:34
Mensagem: #10
RE: tipologia de rede VS topologia de rede
Olá,

Coloquei a questão ao meu antigo professor de redes industriais e a resposta foi a seguinte, passo a citar,

Citar:Olá,

Para sermos técnicamente correctos, o termo a ser utilizado é TOPOLOGIA, independentemente se é física, ou se é lógica.

Segundo a definição correcta (in Wikipedia):

A topologia de rede descreve como é o “layout" de uma rede de computadores através da qual se veicula tráfego, e também como os dispositivos estão a ela ligados.

Há várias formas nas quais se pode organizar a interligação entre cada um dos nós da rede.

Topologias podem ser descritas fisicamente e/ou logicamente. A topologia física é a verdadeira aparência ou “layout" da rede. A topologia lógica descreve o fluxo dos dados através da rede.

Quanto ao termo tipologia, faz-me lembrar quando queremos comprar ou alugar casas/apartamentos: Apartamento com Tipologia T3, blá, blá, blá ;-)

Espero que tenha ficado esclarecido. Este é o meu (e de muitos) ponto de vista.

É só mais uma opinião Smile

“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)