Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
|
23-09-2015, 22:35
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
Boa noite a todos.
Ando já há algum tempo a tentar resolver este problema. Tenho dois disco externos ligados ao Pi. Consigo ler/escrever nos dois. Consigo copiar ficheiros dentro do próprio disco de uma pasta para outra. Não consigo copiar ficheiros maiores que 40mb de um disco para o outro. O disco onde está o ficheiro reinicia! Ligados ao PC tudo normal... Alguém sabe resolver isto? Agradeço a ajuda! Abraço |
|||
24-09-2015, 00:25
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Disco externo reinicia ao copiar ficheiros
A tua fonte de alimentação do RPi não deve ser suficiente para os dois discos. Ou o(s) cabo(s) USB que estás a utilizar para as ligações (principalmente o da fonte de alimentação) não são os melhores e provoca queda de tensão.
Os discos externos requerem alguma intensidade de corrente extra. Especialmente se não tiverem alimentação própria, cada disco consome à volta de 500 ma (ou até mais). Portanto o meu conselho é verificares quantos amperes tem a tua fonte de alimentação, verificar se é suficiente para tudo e verificar tb os cabos USB. |
|||
24-09-2015, 11:54
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-09-2015 11:54 por Slash.)
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
O ideal é ligar esses discos num HUB USB com alimentação externa, encontram-se deles baratos no ebay ou no olx, e funcionam bastante bem. Os discos têm consumos muito elevados e mesmo com uma fonte de 2A pode não ser suficiente.
No meu caso tenho uma fonte de 2A, e tenho uma pen wireless e teclado/rato sem fios, e já não consigo ligar nenhum disco, tenho mesmo que o ligar com alimentação externa. O caso que descreves é um exemplo de alimentação deficiente, pois quando os dois discos estão em funcionamento ao mesmo tempo (um a ler e ou outro a escrever) a potência não é suficiente para manter os 2 em funcionamento. |
|||
24-09-2015, 20:44
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 24-09-2015 20:49 por Gamitchi.)
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Boa noite,
Obrigado pelas respostas, só consigo ver à noite. A fonte do Pi é de 3000mA e os discos têm alimentação própria dai a luta. São dois discos sata em caixa externa USB3. Em todas as distros que experimentei acontece o mesmo. Já andei pelo Google a experimentar várias configurações de permissões e afins e não dou com o problema. A única coisa que ainda não experimentei foi mudar as tabelas das partições de GPT para GNU uma vez que o de 4tb já tem 3tb ocupados e não os consigo passar para outro lado. Poderá residir aqui o problema? |
|||
27-09-2015, 19:52
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
O problema não será como estão formatados os discos, mas sim problema de energia.
Experimenta adicionar a seguinte linha ao ficheiro config.txt: max_usb_current=1 |
|||
30-09-2015, 12:18
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Também pensei que o problema fosse esse, mas ele indica os discos têm alimentação externa, daí essa solução não resultar.
|
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)