Netbook: O Dilema - Qual escolher?
|
20-06-2009, 01:03
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-06-2009 01:03 por Ana.)
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Netbook: O Dilema - Qual escolher?
Olá meninos,
Hoje é a minha vez de pedir o auxílio de todos vós. Recentemente tenho andado com a pancada dos netbooks. Tenho 2 portáteis, um ASUS e um Acer, ambos com problemas no ecrã, típicos de 2 anos de utilização (quando a garantia acaba, os problemas aparecem, já conhecem a lei). Ambos não são nada de especial... um tem Intel CoreDuo2 1,6Ghz, 1GB RAM e outro Intel CoreDuo2 1,83Ghz, 2GB RAM. Ambos têm gráfica dedicada Geforce Go7300. Como estou farta de 15,4'' e 3Kg mais carregador e mala às costas, acho que está na altura de um Netbook. Ele servirá para as tarefas do dia-a-dia, programar, compilar, correr programas, ver filmes, essas coisas. Eu sei que programas como o Eclipse ou outros IDEs pesaditos são capaz de se queixar com 1GB RAM, e por essa razão, agradecia que me indicassem modelos que possibilitem a expansão até 2GB, e cujo processo de desmontagem/montagem do compartimento da RAM, fosse mais simples e "indolor". Como imaginam, estou confusa com a quantidade de oferta disponível no mercado. Tenho alguns requisitos: - Ecrã de 10 polegadas com resolução decente. - Super compatível com Linux (Ubuntu basta). - Slot da RAM expansível até 2GB. - Processador N270 ou N280, preferindo o último, caso a diferença de preço não seja muita. O preço não deverá exceder muito os 300€, com preferência a abaixo deste preço. 300 e tal, vá lá... nunca passando os 400. Dá-se preferência a lojas físicas, mas também aceito lojas online. Já encontrei imensos comparativos pela net fora, mas acho que não há nada melhor do que perguntar a quem já teve ou tem estes bichinhos. Se tiverem algum netbook, agradecia que partilhassem a vossa experiência (preço, autonomia, desempenho, temperatura, peso, etc.). Alguns sítios para investigar: http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_netbooks http://www.testfreaks.com/netbooks/ http://optimitza.cat/en/laptops/netbook-comparison http://laptopsmatrix.com/Netbooks/ http://www.netbookcrunch.com/ratings/ Venham lá esses bitaites! Agora que é preciso, ajudem a Narciso! Os meus artigos | O meu site |
|||
20-06-2009, 02:25
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Netbook: O Dilema - Qual escolher?
Hello there!
Eu pessoalmente não acho muita graça a esses netbooks, porque para uma pessoa que trabalhe diariamente com um portatil, isso deixa muito a desejar.... mas ta bem! Por hoje escapa... Com um pouco de pesquisa e alguns feedbacks encontrei: Eee PC 1000HE BlackASUS Citar:Dispositivo Móvel Internet / Intel Mobile Atom N280 - 1,60GHz / TFT Wide 10" / 1 GB DDR2 / 160GB / Windows XP / Intel GMA 950 / WebCam Incorporada Asus - EEEPC1000H Citar:- 10Pol WSVGA (1024 X 600) Mini Note 700EPCOMPAQ Citar:PC Portátil Intel Atom N270 - 1,60MHz / TFT 10.2" / 1024 MB / 60 GB / Windows XP / Intel GMA950 / Web Cam Toshiba NB100-12Z Cosmic Black Citar:Intel Atom N270 1.60GHz (FSB 533MHz) HP - Pavilion dv2-1000EP (AMD Athlon Neo/320Gb/2Gb) Citar:- AMD Athlon Neo para notebooks Ultrathin MV-40 1,60 GHz Este último é um pouco acima do orçamento (€ 629,99) Quanto a usar Ubuntu, penso que serão todos compatíveis a usar essa malha!! Espero ter contribuído!! Cumps |
|||
20-06-2009, 10:34
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-06-2009 10:39 por R00KIE.)
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Pelo que já vi online um dos grandes problemas dos netbooks no que diz respeito a trabalho é o teclado. Visto que o teclado é mais pequeno (ou pode ser mais pequeno) que um teclado normal, o afastamento das teclas pode ser muito pequeno e isso só atrapalha. Pelo que vi alguns modelos conseguem ser bastante confortáveis e práticos nesse aspecto. Vai até uma loja e tem atenção a esse aspecto nos vários modelos que estejam em exposição.
Quanto a programar e ver filmes, não sei o que usas mas como o monitor dos netbooks é pequeno vê bem se não vais ficar com o monitor cheio só com as barras de ferramentas e os filmes ... vão parecer um preview mas acho que isso é o menor dos problemas. Ainda quanto ao tamanho do monitor, acho que um netbook para o trabalho do dia a dia é capaz de não ser muito confortável em termos de esforço visual. Tenta pedir um netbook emprestado a alguém conhecido para estares nem que seja a navegar na net/ver filmes (umas horas) e veres se te adaptas bem, pede-lhe um opinião sincera acerca dos problemas detectados na utilização normal do dia a dia. Há também os portáteis da toshiba da série portégé mais pequenos com monitor de 12,1" e 13,3" penso eu com resolução nativa igual à dos portáteis com monitor 15.1''. Acho que um professor meu tem um e aquilo é fixe, nota-se que é mais pequeno mas não tão pequeno que faça logo impressão à primeira vista ou que seja desconfortável trabalhar com ele. Quanto aos teus portáteis com o monitor avariado ... não consegues usar um monitor externo? Ainda são máquinas boas demais para estarem encostadas |
|||
20-06-2009, 11:00
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Parcialmente off-topic; tens algum tipo de contrato com a Vodafone ou algum familiar teu tem algum regime contratual de empresas? Se sim, Dell Mini 9 mesmo não tendo o tamanho que querias.
Caso não aches viável, tens os Mini 11 a rondarem os 350€ salvo erro. Linux sem dores de cabeça, OS X O.O.B. sem dores de cabeça, etc L. Montana LLC |
|||
20-06-2009, 22:57
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Hum... parece que estou inclinada para o Asus EeePC 1000HE, por uns eurinhos a mais que o 1000H, tem uma bateria fenomenal. Conheço alguns colegas com um desses, estão satisfeitíssimos também. Eu vejo-os a programar num ecrã de 10'' e não me parece excessivamente pequeno. E são giroooooos! (sim, sou uma fútil!).
A minha mãe escreve imensos relatórios e tem necessidade de um portátil para trabalho, em reuniões, etc. Pensei juntar o útil ao agradável. Compra barata, usar o EeePC quando não preciso de muito processamento, caso precise, recupero o meu portátil e dou o EeePC À mamã. Digam lá se não é justo? E ficamos todos contentes. Não é nada urgente, mas se se lembrassem de baixar todos os preços, é que vinha a calhar. Enquanto isso, estou com a corda no pescoço porque tenho um Asus na assistência a arranjar o monitor, e já lá vão 1 mês e meio, e queria por o Acer na assistência também porque a garantia de 2 anos está mesmo a acabar. Não convinha ficar nada sem portátil! Conhecem alguma marca cuja assistência seja decente, ou seja, rápida? Obrigada por todas as sugestões. Os meus artigos | O meu site |
|||
21-06-2009, 00:10
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Creio haver aqui um moço no fórum que domina a poda da assistência técnica. É questão de lhe perguntares.
No entanto, e não te querendo desapontar, decente e rápida, -a.k.a. de 3 a 10 dias- só mesmo Apple IMC, logo fica invalidada a tua possível compra, se se tiver em conta o teu "grupo de requesitos monetários". L. Montana LLC |
|||
01-07-2009, 00:08
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Bem, acabei por comprar o Asus Eeepc 1000HE, muito bom!
Comprei logo um módulo de 2GB, ele voa! Cabe facilmente na minha "mala de gaja", e dura umas fantásticas 9h de bateria. Já lhe pus o Ubuntu Netbook Remix e tudo. Esperem alguns artigos relativos a netbooks brevemente. Os meus artigos | O meu site |
|||
01-07-2009, 12:14
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Acho que fizeste bem, tenho um 1000h há mais de um ano e tou satisfeito, suponho que o 1000HE é bastante semelhante. Também lhe meti 2GB e faz tudo o que preciso. Ao contrário do que possam pensar o teclado é pequeno sim, mas após um tempinho habituam-se e nem notam grande diferença para os outros portáteis.
Não gosto é muito do UNR, dou-me melhor com o ubuntu normal. Apenas instalei o ACPI com a ferramenta do elmurato e um kernel específico para os eee pc e ficou tudo a "bombar" |
|||
05-07-2009, 01:51
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Porreiro
Estou contente por teres decidido isso, pois também seria a minha opção caso decidisse comprar um netbook ...ahhh e estou a espera de uma review sobre o EeePC 1000 HE não te escapas |
|||
05-07-2009, 17:43
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
(05-07-2009 01:51)xOy Escreveu: Porreiro Eu sei que não! Os meus artigos | O meu site |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)