como instalar ubuntu num disco externo?
|
17-06-2010, 09:09
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
como instalar ubuntu num disco externo?
Bons dias. Sou um pouco novato no ubuntu e estou com um problema que é o seguinte, eu tenho 1 disco externo portatil de 500 GB do qual eu quero colocar numa partiçao de 50GB o ubuntu e o resto como ntfs. Se alguem souber como agradecia uma resposta
|
|||
17-06-2010, 21:35
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: como instalar ubuntu num disco externo?
Por acaso nunca fiz tal processo mas penso que não dê...
Os discos externos são montados após a inicialização do sistema... Se é que me percebes. Mas toma: http://www.debuntu.org/how-to-install-ub...on-usb-bar É uma questão de tentares Abraço |
|||
17-06-2010, 21:37
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
djpinto, isso é algo que se faz facilmente com um LiveCD do Ubuntu.
A minha sugestão seria: fazendo boot atravéz do CD, encontrarás em Sistema > Administração, uma aplicação de nome GParted. Com essa aplicação poderás efectuar todas as alterações necessarias á tabela de partições do teu disco externo. Sugeria que fizesses resize à partição das 500GB [caso queiras manter a que tens] deixando de fora, como espaço não particionado, por volta de umas 30GB. Posteriormente, correrias o Instalador do Ubuntu, que se vai encontrar no Desktop do LiveCD como já deves saber. Durante a instalação, no passo 4, [imagem aqui]. Escolherias a 3ª opção, Especificar manualmente as partições (avançado), iria então aparecer um menu onde te mostrava as partições do teu Disco Externo e o espaço que deixaste não particionado. Utilizando esse espaço não particionado, criarias uma partição / (root), com sistema de ficheiros ext4 e uma partição Swap, esta ultima contendo a mesma quantidade de memoria fisica da tua maquina aproximadamente. Seguindo com a instalação, no passo 8, [imagem aqui] clicarias em Avançado... e encontrarias uma pequena janela que te perguntaria onde instalar o GRUB. Deverás seleccionar o correspondente ao teu disco externo, será por exemplo sdb (neste caso, é necessario que saibas qual deles representa o teu disco externo, poderás ter essa informação facilmente no GParted ou mesmo no passo 4 da instalação, toma atenção. Depois disto a instalação continuaria normalmente e.. tcham! Terias o teu belo Ubuntu instalado no disco externo! PS: Faz backup dos teus dados antes de fazeres qualquer alteração à tabela de partições! Bem, tentei que isto fosse rapido e simples, nao faltando nenhum dos pontos importantes, espero que seja util |
|||
17-06-2010, 23:44
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
obrigadao pela dica MiKe Rastor ja tentei e ja esta a bombar eheh
|
|||
18-06-2010, 03:17
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Ahaha! Exelente! Bom, já sabes como é isto aqui no forum, qualquer duvida é so postar
|
|||
18-06-2010, 11:36
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
tenho uma duvida...
Tive a ler os passos todos e me pus a penguntar se esssa instalação no disco externo so servira para pcs que têm na bios a possibilidade de arrancar por usb ou funcionaria noutros pcs tambem... |
|||
18-06-2010, 19:50
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
Embora nas minhas maquinas os discos externos apareçam no menu de Boot como Hard Drives e não como dispositivos USB, nao estou certo de que uma maquina sem capacidade de fazer boot por USB seja capaz de tal coisa
|
|||
18-06-2010, 21:48
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Ja li algures por ai que existe uma forma de dar a volta a isso. Mas nao sei ate que ponto é compativel com as bios assim
|
|||
19-06-2010, 01:43
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Sim, realmente, lembro-me de ter visto algures informações de como fazer isso usando um CD.
Após alguma pesquisa, encontrei isto. Quando acordar tenho de averiguar com afinco, entretanto, fica já aqui o link |
|||
22-06-2010, 13:07
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 22-06-2010 13:09 por AirCrack.)
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Se o que tu queres perguntar é se em PC's que na BIOS não tenha a possibilidade de arrancar por USB, se é possível? Sim, é possível... só tens que ter um drive de CD-ROM nessa maquina.
Se queres que apareça no GRUB e afins... Esta possibilidade já foi falada quer no Site quer no Forum. Um liveCD que emula o arranque da BIOS e muitos mais, um Bootmanager... O PLoP Manager pode ser colocado no arranque com o GRUB/GRUB2/grub4dos e no BURG. Acho que é isso que procuras... |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 5 Visitante(s)