Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Flash Player 11 is ALIVE!
26-09-2011, 10:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2011 10:48 por wilsonsilva.)
Mensagem: #1
Flash Player 11 is ALIVE!
Algumas pessoas pensam que o Flash está morto porque a Apple decidiu abandonar o suporte do Flash Player no iOS. O Steve Jobbs levou-os a crer que o HTML5 era a solução para tudo e que os plugins já não tinham lugar na web.

Actualmente o Flash Player está instalado em 98% dos PC’s. Muitos sites continuam com conteúdos em Flash. Criar sistemas operativos (iOS) e browsers (Internet Explorer 10 Metro) que não suportem Flash Player é dar tiros nos pés porque a tecnologia está profundamente entranhada na Web e os concorrentes estão dispostos a dar suporte.

O Flash Player 11 vêm aí em Outubro com um montão de novidades. Muito mais rápido e com aceleração gráfica (o uso do CPU é drasticamente reduzido).

É possível alguém escrever um artigo sobre isso? Só não escrevo eu porque não tenho o dom da redacção do pplware.

Fica aqui alguma informação base:

O que há de novo no FP 11
http://www.adobe.com/devnet/flashplayer/...yer11.html
Flash Player 11 Release Candidate
http://labs.adobe.com/downloads/flashplayer11.html

Machinarium
Jogo feito em flash domina o mercado da appstore da Apple:
http://news.cnet.com/8301-30685_3-201041...re-charts/
http://machinarium.net/demo/

Starling Framework
A Adobe contratou o programador que desenvolveu a sparrow framework para o iOS e pediu-lhe que criasse uma versão em Actionscript. Esta framework permite aceleração de gráficos 2D sem escrevermos montes de código.

Starling Framework (Flash Player 11)
http://www.starling-framework.org/

Sparrow Framework (iOS)
http://www.sparrow-framework.org/

Introducing Starling Framework
http://www.bytearray.org/?p=3371

Autodesk Scaleform GFX
http://en.wikipedia.org/wiki/Scaleform
http://www.scaleform.com/gfx - Tecnologia da Autodesk que é utilizada em muitos dos jogos para PC, XBox 260 e PS3.
Exemplo:
http://www.youtube.com/watch?v=zKDuzVbi50Q

Unity
Durante algum tempo pensou-se que o Unity fosse acabar com o Flash Player mas essa ideia ficou esquecida. No futuro será possível que os jogos feitos em Unity corram no Flash Player. No site há um vídeo que exemplifica isso.
http://blogs.unity3d.com/2011/09/01/unit...neak-peek/
http://androidandme.com/2011/09/applicat...+and+Me%29

Alguns exemplos de cenas em 3D com aceleração gráfica
http://aerys.in/minko-citroen-ds3
http://aerys.in/minko-quake-3

Jogos no Flash Player 11

Zombie Tycoon
Preview: http://www.youtube.com/watch?v=LrArtYuEkEI
Demo: http://molehill.zombietycoon.com/

MAX Racer
Preview: http://www.youtube.com/watch?v=tgwi0lWgX8w
Demo: http://alternativaplatform.com/en/demos/maxracer/

Visualizador de mapas do Minecraft em Flash
http://www.youtube.com/watch?v=G_F-ZKSCTsg
http://liquify.eu/flash/MCExplorer

The Big List of Molehill Demos
Uma lista de demos do novo Flash Player. Alguns demos já não funcionam porque foram feitos para uma versão pré-alpha.
http://www.leebrimelow.com/?p=2607

Existem ferramentas gratuitas e open source
http://osflash.org/projects - Colecção gigante de ferramentas, libraries e protocolos open source.
http://wwwimages.adobe.com/www.adobe.com...ec_v10.pdf - Especificação do formato SWF – Quem quiser pode escrever um flash player (ex: Gnash, Tamarin)
http://vectorian.com/giotto/ -Giotto - Ferramenta gratuita equivalente ao Flash
http://en.wikipedia.org/wiki/FlashDevelop - Flash Develop – IDE gratuito e open source
http://opensource.adobe.com/wiki/display...k/Flex+SDK - Flex SDK – SDK que permite complilar qualquer programa feito em Actionscript/MXML
http://www.mtasc.org/ - Compilador de Actionscript gratuito e open source
http://www.gnu.org/s/gnash/ - Open Source Flash Player
Com o Giotto, Flex SDK e o FlashDevelop conseguem fazer tudo o que se faz com o Flash Builder e o Flash Professional.

E há muito mais para contar! Os fanáticos é só ouvem um lado da história.

Respostas às falsas e/ou ingénuas declarações de Steve Jobbs

Steve Jobs on Flash: Correcting the Lies
http://jessewarden.com/2010/04/steve-job...-lies.html

Pot, meet kettle: a response to Steve Jobs' letter on Flash
http://arstechnica.com/apple/news/2010/0...-flash.ars

A Response To Steve Jobs – Thoughts On Flash
http://billmackin.com/2010/04/a-response...-on-flash/

Response to “Thoughts on Flash”
http://truegryc.blogspot.com/2010/05/res...flash.html

Open Letter to Steve Jobs
http://blogs.fsfe.org/hugo/2010/04/open-...teve-jobs/

Steve Jobs' 'Thoughts on Flash' is a snow job
http://au.ibtimes.com/articles/20100429/...ow-job.htm

Why Flash Will Never Die
http://www.search-this.com/website-desig...never-die/
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-09-2011, 11:00
Mensagem: #2
RE: Flash Player 11 is ALIVE!
Vamos lá ver se irá melhorar qualquer coisa...sem margem para dúvidas que a Adobe tem condições para criar algo melhor que o que teve até agora...

Qualquer das formas, flash para já continua a dar uma série de problemas...tanto muitos websites conhecidos já fizeram a migração para HTML5 bem como todos os browsers já o suportam nativamente...
Se o Steve Jobs não tivesse razão nisso, achas que se iriam dar a todo esse trabalho?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-09-2011, 11:25 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 26-09-2011 11:51 por wilsonsilva.)
Mensagem: #3
RE: Flash Player 11 is ALIVE!
Excepto as RIA's, não acho que os sites devam ser todos feitos em Flash. O problema dos sites em que o Flash Player se caga todo é quase exclusivo dos programadores e não do Flash Player.

Olha este exemplo:
http://pixlr.com/editor/

Uma aplicação feita para o Flash Player 10 (sem qualquer tipo de aceleração gráfica). É uma aplicação robusta tendo em conta que tem muitas funcionalidades que só os melhores editores de imanges têm e corre num browser, e tem uma boa performance mesmo sem aceleração gráfica. É muito difícil fazer algo equivalente em HTML5/Javascript. Há casos em que o HTML5/Javascript não servem, como o caso dos jogos. O Flash sempre dominou nesse aspecto e vai continuar a dominar.

Concordo que a Adobe tenha condições para criar algo melhor e adivinha, criou Big Grin - Flash Player 11
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-09-2011, 13:10
Mensagem: #4
RE: Flash Player 11 is ALIVE!
Sem margem para dúvidas, mas é certo e sabido que flash tem uma serie de problemas conhecidos...tanto de performance como de segurança.

Flash é um plugin externo ao browser, html5 não e sabes que isso faz toda a diferença.

Devido ao seu elevado consumo de recursos faz com que as baterias dos portateis drenem mais depressa e nos tablets idem...

Ainda não usei Flash player 11, mas vamos lá ver o que vai sair de lá.


Quanto a dificuldade de fazer algo em HTML5, acredita que não é tão dificil quanto dizes e HTML5 para já tem pouca coisa de limitado em relação ao flash.

Vamos lá ver...

Para mim, flash acaba, pelas razões que dei acima e também por questões de SEO...
Até algo em contrário irei desaconselhar sempre Flash a todos os meus clientes e aconselhar HTML5/jQuery.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)