A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado
|
11-06-2014, 23:14
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado
Viva,
Pois é, migrei para o Ubuntu deixando a imagem de backup do meu windows guardada - podia vir a ser necessário de novo. E não é que foi! Bem, primeiro vou partilhar a minha experiência com a última versão do Ubuntu. Foi mágico. Identifiquei-me com o linux e cada dia que passava sentia-me em casa. Os softwares que usamos no windows, muitos deles não existem para Linux, o exemplo pode estar errado mas penso que o Photoshop (adobe) não existe para Linux. E agora o que fazer? É aqui que começa a magia. Existe um aplicativo chamado Wine (no linux) que permite a instalação de software do windows. Não é perfeita a aplicação mas funciona com uma grande parte dos programas. Depois a melhor parte, para quem se está a tornar "vegetariano" sabe que é mais fácil procurar comida com texturas e sabores que imitem a carne. Contudo, para quem já é há mais tempo ou simplesmente não quer recordar o seu passado sangrento existe a boa e saudável comida. Aquela que não tenta imitar privando do verdadeiro sabor dos vegetais, frutas e cereais. Pois é, falo-vos dos softwares gratuitos e poderosos. Existe uma grande lista de muitos deles aqui no forum. Posso citar o GIM que é um grande substituto do Potoshop. Ok, vão me dizer que não tem nada haver. Reparem, o GIM trabalha por camadas e tem poderosas ferramentas, muito parecido ao photoshop. Além disso existem profissionais da área fotográfica que o utilizam por acreditarem no seu potencial. Claro, é gratuito ao contrario do preço aberrante do photoshop. E é massa! Depois quão bons somos para sabermos usar 70% das ferramentas do photoshop? É uma ilusão. Então temos fantásticos softwares livres para serem usados no Linux. Outra experiência que quero partilhar convosco é sem dúvida o layout. É tudo tão limpo e intuitivo que só usa-lo se compreende. No inicio, para quem está habituado ao Windows é tudo estranho - até o botão para fechar as pastas fica no lado oposto. Não desistir e explorar este novo mundo é a chave para compreender todo o potencial do Ubuntu. Existem outras distribuições, experimentei algumas: Mint, Kubuntu, Xubuntu, Elementary... Acabei por optar por o Ubuntu não só pelo layout como também pelas actualizações e visão da empresa que está por detrás. Mas as outras têm enorme potencial e também são baseadas no Ubuntu. O xubuntu é muito utilizado nas máquinas mais fracas por ser muito leve, por exemplo - é leve e há quem diga que é bem melhor que o Ubuntu. Já vinham muitas ferramentas instaladas no Ubuntu: "word"; "excel"; "powerpoint"; etc. Tudo gratuito e legal. O ubuntu rodou no meu pc ainda um mês. Acabei por desinstalar e voltar instalar o windows por alguns motivos que passo já a explicar. Agora vêm as partes menos boas - acredito que se resolvam no curto espaço de tempo. Primeiro lugar - O meu monitor é 1920x1080. Do que pesquisei parece-me que o linux ao contrário do windows e Mac, não está preparado para receber esta resolução. O linux detectou o monitor e a placa gráfica mas mesmo assim os sites dos navegadores aparecem mais pequenos que o normal e os menus dos programas a mesma coisa. Ora, para quem está a aprender linguagem de marcação, necessita da resolução correcta para que os sites sejam bem elaborados. Este foi o que me levou a desinstalar depois de pesquisar e não encontrar solução. Segundo - Não sei como se faz imagem de backup no linux. Dava-me muito jeito ter no disco externo uma imagem do linux para qualquer eventualidade. Pesquisei e o que encontrei pareceu-me difícil de perceber para iniciados. Estas foram as únicas razões que me fizeram sair para já do ubuntu. Entretanto tenho em máquina virtual o ubuntu e ando há procura de soluções para voltar. Se alguém sabe como resolver estes problemas diga alguma coisa sf. Até breve. |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Mensagem neste Tópico |
A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado - Ro301 - 11-06-2014 23:14
RE: A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado - Corvus - 12-06-2014, 09:24
RE: A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado - Ro301 - 12-06-2014, 12:43
RE: A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado - RicardoGaio - 12-06-2014, 09:57
RE: A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado - migs - 02-08-2014, 14:40
RE: A minha experiência com Ubuntu e o motivo de o ter desistalado - Ro301 - 06-08-2014, 00:47
|
Utilizadores a ver este tópico: 3 Visitante(s)