Colocar Resposta 

Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Entrevista com Stallman acerca do estado actual do GNU/Linux
23-07-2009, 10:51
Mensagem: #3
RE: Entrevista com Stallman acerca do estado actual do GNU/Linux
Ora Viva,
só te estou a responder agora, porque a modos que vim de férias Smile

A tua visão do Open Source tem algum sentido, é um facto.
Eu trabalho em informática e inclusivamente numa empresa em que um dos CoreBusiness é vender software, área onde somos até monopolistas no nosso nicho de mercado

Posto isto,
é verdade que temos que viver de alguma coisa.
Mas podemos viver de serviços. Podes oferecer o software e vender o suporte. por exemplo.
Ou podes ter uma versão OpenSource e outra profissional, paga. A exemplo do que acontece com o projecto Colibri penso eu.

Outra questão, é a curva de evolução do produto, tipicamente, no universo OpenSource, a curva é mais interessante. Veja-se o caso dos ambientes gráficos que existem montados em Linux. Quando apareceram, eram muito dificeis de instalar, configurar, e mesmo o aspecto, era rudimentar, num ápice (7 ou 8 anos Smile ) se colocaram ao lado ou á frente do que já existiam. É verdade que muitos efeitos de pouco valem a nível de produtividade, mas estão lá, são giros hehe.

Algumas das ferramentas OpenSource são fornecidas quando os seus criadores já tiraram algum partido disso, ou seja, fizeram a aplicação para si, para o seu trabalho e ao fim de uns anos, mandam para a rede, tens o exemplo do T.U.T.O.S.

Outras ferramentas OpenSource, são feitas na brincadeira para responderem a uma necessidade especifica do criador ou para mero exercício de programação o NotePad++ por exemplo.

Agora pergunto eu, que software gratuito (Penso que no assunto que falas um software gratuito mesmo não sendo opensource causa o mesmo efeito) conheces tu que tenha eliminado postos de trabalho?
Eu conheço um assim de repente, o Internet Explorer. é "gratuito", vem no SO que supostamente compras, e rebentou com a Netscape. e não é OpenSource. E foi metido no mercado com o objectivo de destruir a Netscape.

Agora se pensar em ferramentas OpenSource, não vejo nenhuma que tenha causado isto.
OpenOffice? claro que não, não tem taxa de penetração no mercado para o fazer.
Linux? Não, pelo contrário, acho até que o Linux gera emprego Wink, mas isso fica para outro dia.
Notepad++, talvez tenha dado um rombo na malta do UltraEdit.
FileZilla? Não me parece
enfim, vim de férias, eço desculpa posso estar a esquecer-me de alguns, nem teclados vi durante uns bons dias Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 

Mensagem neste Tópico
RE: Entrevista com Stallman acerca do estado actual do GNU/Linux - JPedrosa - 23-07-2009 10:51

Saltar Fórum:

Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)