Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Fim dos bons tempos para empregos na área de Informática?
16-09-2010, 14:01
Mensagem: #37
RE: Fim dos bons tempos para empregos na área de Informática?
Totalmente de acordo, o tempo de "ouro" ou das vaquinhas gordas já lá vai na década de 80... Nessa altura ainda eu andava de fraldas, mas tenho conhecimento de como era, sobretudo no que toca à área de equipamentos de escritório...
Para terem uma ideia, na altura em que ainda só havia Telex's e começaram a aparecer os primeiros faxes, surgiu um fax da Canon que custava uns 350 contos e aquilo vendia-se que era uma coisa UI (do ponto de vista técnico devo dizer que nunca vi coisa tão bem concebida e robusta) no inverno, vinha a trovoada, linhas da EDP e sobretudo da PT, com poucas ou nenhumas protecções... rebentava com tudo, e o fax "puff", nem ligava.
O técnico levantava o fax... levava para a oficina, pousava na mesa, deixava-o quietinho, meia hora depois ligava-o... "tá novo", siga factura... reparação da fonte de alimentação... 150 contos!
Hoje em dia, isto é coisa impensável.. como disseram e concordo a 100%, o que se vê mais é empresas por aí com as calças na mão, e mais tarde ou mais cedo elas caiem de vez, quer seja por más decisões ou "trafulhices"... como o Zé da esquina que comprava material em espanha e etc vendia mais barato que os outros (porque a "conta" do IVA era posterior) e lucrava mais que outra empresa que "seguisse as regras", entretanto punha-se ao fresco o negócio mudava de nome e tal ou fechava mesmo... Quando o estado vinha atrás do IVA já era tarde. é certo e sabido que situações destas nunca ou raramente têm um bom fim, mas enquanto a coisa anda e desanda, a "loja do lado" que até é séria ressente-se de não conseguir competir com aqueles preços.
De um modo geral o "povo" só olha para o preço e nem quer saber do resto...
Hoje em dia é fácil comprar vai-se à grande superfície e compra-se, é barato e tal... compra-se uma impressora que têm scanner e isto e aquilo e custa uns 40 ou 50 euros! Mas e o resto? quanto vai custar "manter" a máquina? sobretudo o custo dos tinteiros ou toners?
É aquilo que hoje em dia ninguém liga muito, os fabricantes quase que oferecem as máquinas e depois têm o "pinga-pinga" dos consumíveis. Se fosse um consumidor final até entendo, mas o que se vê mais são empresas com este tipo de atitudes.
E eles dizem mas esta maquina custou 50 euros e a sua custa 300...400...500.
Sim é uma verdade são máquinas caras... MAS imprimem com um custo por página de 0,007 euros, é só meter toner e andar.
Ainda hoje estive num cliente que imprime facturas com uma impressora a cores HP, falando só em toner's gasta 4, custam 100 euros cada e se imprimirem 3000 folhas é uma sorte.
Mandava timbrar papel numa tipografia, comprava uma das nossas máquinas a laser preto/branco para fazer a impressão, o que ele pouparia, dava para contratar mais 1 funcionário, aumentar serviço e ainda subia os lucros!!
É como dizia o outro "ora uhhhh é só fazer as contas", o triste é muitos "gestores" nem têm noção disso.

A propósito, se ouver alguém interessado em informações sobre máquinas é só dizer! E nem cobro nada por isso Mr Green
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Fim dos bons tempos para empregos na área de Informática? - TiagoR - 16-09-2010 14:01

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 43 Visitante(s)