Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
ICAP suspende segunda campanha Meo dos Gato Fedorento
11-10-2010, 18:28
Mensagem: #1
ICAP suspende segunda campanha Meo dos Gato Fedorento
[Imagem: Meo-comandante-escuto.jpg]

No extrato da acta do Júri de Ética do ICAP, a que a agência Lusa teve acesso, a referida campanha é descrita como "desconforme" com os códigos da Publicidade e de Conduta do ICAP, "pelo que a sua divulgação deverá cessar de imediato e não deverá ser reposta - quer na sua totalidade, quer em termos parciais - caso se mantenham os tipos de ilícito apurado pelo Júri de Ética".

O ICAP teve a mesma decisão na semana passada aquando da suspensão da campanha da PT "Experiência Meo Zapping", também após queixa da ZON, que acusava a empresa de violar os códigos da Publicidade e de Conduta do ICAP. Ambas as campanhas têm como protagonistas os comediantes Gato Fedorento.

No que refere à campanha "Experiência MEO velocidade de Internet", que compara a velocidade e eficiência do serviço Meo com de outras operadoras, o ICAP entende que "se está perante uma prática de publicidade comparativa implícita" entre os serviços da Meo e da ZON.

A campanha, sustenta o ICAP, não respeita os princípios fundamentais da comunicação do Código de Conduta do ICAP, conforme o artigo 4 em que diz que "todas as comunicações comerciais devem ser concebidas com o sentido de responsabilidade social e profissional e devem ser conformes aos princípios da leal concorrência, tal como estes são comummente aceites em assuntos de âmbito comercial".

Além disso, diz também que os anúncios atingem o princípio da veracidade (artigo 9), da comparação (artigo 15) e da denegrição (artigo 16), bem como o Código da Publicidade no que se refere à publicidade comparativa (artigo 16), que diz que não deve ser "enganosa" e "não desacredite ou deprecie marcas, designações comerciais, outros sinais".

O Código de Conduta do ICAP, informa a instituição, aplica-se ao conjunto da publicidade e de outras formas de comunicação comercial destinadas à promoção de bens ou serviços, "incluindo a promoção institucional e corporativa".

Os argumentos para a suspensão da campanha "Experiência MEO velocidade de Internet" são semelhantes aos da semana passada, aquando da suspensão da campanha "Experiência Meo Zapping".

Na ocasião, a PT disse que a campanha para televisão e internet do Meo "é permitida em Portugal" porque é baseada em estudos científicos, asseverando contudo que a empresa iria cumprir a lei e retirar a campanha onde participam os Gatos Fedorento do ar.

In Destak

Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o Homem se humaniza novamente.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
ICAP suspende segunda campanha Meo dos Gato Fedorento - Fábio Palma - 11-10-2010 18:28

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)