Avaliação do Tópico:
- 1 votos - 5 Média
- 1
- 2
- 3
- 4
- 5
Centenas de restaurantes com SAGE podem paralisar...
|
13-10-2010, 00:06
|
|
Centenas de restaurantes com SAGE podem paralisar...
Citar:Uma ordem judicial determinou a apreensão de todos os suportes informáticos do programa SAGE Restauração, lançado pela multinacional de desenvolvimento de aplicações informáticas no final do ano passado.
Em causa está o facto de o programa ter sido considerado "uma cópia de um programa anterior", pelo Tribunal Judicial de Matosinhos como adiantou fonte do GrupoPIE, que avançou com o processo contra a SAGE. Em causa estão centenas de restaurantes que podem paralisar a actividade se a ASAE ou a Inspecção Geral das Actividades Culturais lhes retirarem o programa.
O GrupoPIE é o autor do programa de facturação destinado à restauração líder de mercado WinREST, e no final do ano passado avançou com um processo contra a SAGE, depois de a empresa ter comprado a um ex-colaborador do GrupoPIE um programa que era uma cópia de um software desenvolvido no Grupo PIE.
"A SAGE foi avisada por fax de que o programa em questão era uma cópia mas a empresa não quis saber", adiantou a mesma fonte.
Oito meses depois de o processo ter avançado o tribunal reconheceu que o programa SAGE Restauração é uma cópia e que houve apropriação ilegal das fontes do programa por parte da SAGE, com ofensa do direito de autor.
Na sequência da ordem judicial, adiantou a fonte ligada ao processo, foi já levada a cabo uma operação de apreensão das fontes e de todos os suportes do programa existentes nas instalações da SAGE e na próxima semana deverá ser efectuada pela ASAE uma acção de apreensão dos programas já instalados em bares, cafés e restaurantes.
Segundo a mesma fonte deverá haver entre 500 a 1000 licenças activas que terão de ser desactivadas ficando as empresas que tenham adquirido este programa sem software de facturação.
A decisão judicial determinou, a apreensão de todos os suportes existentes na sede da SAGE, a apreensão das licenças emitidas e a proibição da distribuição do programa SAGE Restauração, o que vai implicar que as empresas que distribuem este programa também vão ser alvo de diligências nas próximas semanas. Se a SAGE desrespeitar algumas desta decisões incorre numa multa que pode ir até um milhão de euros, adiantou a mesma fonte.
Pormenores
GrupoPIE
É uma empresa da Póvoa de Varzim e é autora do primeiro programa nacional de facturação destinado à restauração, o WinRest, que tem actualmente 20 mil licenças activas em Portugal.
Cópia
Os códigos de fonte dos programas em causa foram analisados pelo tribunal que conclui que em 91,5% eram coincidentes o que prova a existêcnia da cópia. Este códigos estão registados na Associação Portuguesa de Software -ASSOFT.
SAGE
A SAGE Portugal integra uma multinacional que está cotada na Bolsa de Londres.
in JN
|
|
Mensagem neste Tópico |
Centenas de restaurantes com SAGE podem paralisar... - avlisrotiv - 13-10-2010 00:06
|
Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)