Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
HACK num Magalhaes MG I
31-03-2011, 18:07
Mensagem: #1
HACK num Magalhaes MG I
Boa tarde a todos,
antes de mais uma pequena apresentação ( eu sei... não é aqui...) mas a pressa dá nestas coisas.

O meu nome é Sérgio, sou de V.N. Famalicão e sou seguidor do pplware á já algum tempo e uma vez que tenho como vida profissional a Informática, venho cá "beber" muita coisa.

Aproveito a deixa para apresentar o meu projecto e as minhas duvidas...
Então cá vai.

Eu sou um feliz proprietário de um Land Rover Discovery 200tdi de 93 e á algum tempo surgiu-me a ideia, "porque não fazer um CAR PC..." e daí á implementação foi 1 passo.

Aí começaram os meus problemas Big Grin ...

1º - escolher a plataforma...
bom, isso foi relativamente simples, uma vez que estou ligado ao mundo da informática, tenho contacto com várias plataformas e vários equipamentos, dos quais por razões várias haviam virtudes e defeitos. alguns $$$ monetários.
Por acaso do destino, tive um cliente que pretendia desfazer-se de uma Magalhães MG 1 em perfeito estado de conservação ( com a excepção do cronico disco ZIF 1.8" ). Obtive esta maravilhosa plataforma pela modica quantia de 30€ Big Grin , e disse para mim, já tenho um meu CAR PC!!!

2º - Suporte fisico.

Uma vez que os hdd, dos Magalhaes são uma "m€#0a", e de vez em quando tenho q sair de estrada ( subir passeios e tal... Big Grin), necessitava de um suporte que não fosse susceptível de sofrer algum problema por vibrações indesejadas.
A minha escolha obvia foi, colocar um SD card, visto que o MAG, traz um leitor de base e o BIOS permite executar o Boot por lá ( bem como por USB).

3º - o S.O.

O enredo começa a engrossar...
Para poder instalar um S.O. estavel, relativamente seguro e que me apresentasse garantias de evolução bem como a capacidade de instalar aplicações de Navegação p.ex. ou acesso NET etc. Optei inicialmente por tentar instalar o nosso amigo... XP! ... mas não deu Sad
Por alguma razão, independentemente das tentativas, sempre que conseguia pré-instalar o Windows, pelas diversas ferramentas que experimentei, o resultado era sempre o mesmo, não consegui fazer um boot completo. Ou crachava no arranque ou dava falha no NTLDR ou outra coisa qq.
Então ( e só não tentei 1º porque sou NABO!), vire-me para o LINUX...

3ºA - A distro ideal...
Bom... aqui então... Lá fui eu muito contente procurar uma versão que funcionasse de forma rápida e leve num cartão de 4Gb que tenho pra lá parado, e a minha 1ª escolha foi UBUNTU versão netbook.
Esta ultima versão para as caracteristicas que o MAG tem tornava tudo muito pesado... até que me deparei com uma versão chamada de eeebuntu ( AURORA agora...), que se veio revelar uma verdadeira pérola... Alem de ser o que necessito num S.O., é super rápido no MAG. ...

4º- instalação e configuração do hardware.
A versão disponível para download do eeebuntu, é já uma versão que a Canonical deixou de suportar, e por isso esta sempre a "chatear" com essa mensagem, embora seja possível executar alguns updates.
Quanto á instalação esta versão é muito simples (ao estilo UBUNTU) e detectou todos os dispositivos do magalhaes, incluindo webcam, as funções dos botões de control multimédia ( volume, brilho, etc...).

5º - a transformação num CAR PC.

Estive a magicar sobre como colocar este pequeno no meu Land e funcionar.
Eu para já necessitava de colocar os meu Putos entertidos durante as viagens e para isso iria fixar o MAG numa consola que estou a fazer para fixar no tejadilho junto ao espelho. Uma vez que a VGA do MAG. permite a inversão do Video, consigo fixa-lo de cabeça para baixo e usado dessa forma. Mas eu pretendia um pouco mais dele, como por exemplo, GPS... e ...foi aí que me espalhei...

... O meu mundo não é o Linux e por isso os meus conhecimentos são muito, muito, muito básicos ....

Estava a tentar instalar o software de navegação tangoGPS via BlueTooth, ligado a um gps Holux GPSlim236 BT, para isso naveguei e parti pedra até encontrar este site que me ajudou ( MUITO! ) a conseguir ligar o meu BT dongle da Conceptronic ao GPS. Contudo, ( e embora o TangoGPS diga que está ligado ), não consigo obter informação em condições, abrir o terminal como aparece no tutorial e executei os comandos como indicado, e sei que a ligação está feita, porque quando testo o comando retorna caracteres, mas umas cenas esquisitas tipo !"#$%&/()= ou qq coisa do género. e não os dados correctos do GPS, ( alias nem consigo ver se o GPS faz o fix da posição...). Mas mal desligo o GPS ele para de debitar caracteres.

Pergunto eu:

Estará a ligação correcta?
Será a configuração da porta que não está a emular a COM á velocidade correcta?

Como corrijo esta treta?

Tnks a todos pela ajuda que eventualmente me possam dar.

P.S. - o meu proximo passo será integrar 1 Arduino UNO para obter alguns dados da mecânica do meu menino.

1 Abraço a todos.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
HACK num Magalhaes MG I - sergio200tdi - 31-03-2011 18:07
RE: HACK num Magalhaes MG I - Mkman - 01-04-2011, 18:34
RE: HACK num Magalhaes MG I - zee - 04-04-2011, 19:49

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)