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Garantia PC
07-12-2011, 01:49 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 07-12-2011 02:12 por BladeRunner.)
Mensagem: #12
RE: Garantia PC
(07-12-2011 00:57)RaCcOn Escreveu:  Ai senhor que há para aqui muita gente que ás vezes enfim...

Bem...
- Quem é responsável pela garantia do teu equipamento é a Marca/Fabricante e não a loja.

- A loja como intermediário é obrigada legalmente a efectuar o envio da máquina para a marca ou então efectuar o encaminhamento da mesma para que a mesma seja reparada. (Por norma nas lojas, eles ficam com a máquina a máquina é recolhida em conjunto com outras pelo estafeta e aí vai para a marca...por norma as lojas tem um dia especifico para levantamento de determinados artigos de determinadas marcas. daí ser mais rápido através da linha de apoio da marca).

- A loja ao indicar-te a linha de apoio não te está a enganar, na realidade está a ajudar-te pois o tempo que irias ficar privado da máquina ao ser enviado por eles é superior ao de seres tu solicitar o levamento do mesmo.

- Se enviares pela loja, tens de te deslocar até a loja para entregar e levantar, pelas linhas de apoio eles levantam onde quiseres e voltam a levar, sem qualquer custo adicional.


Quanto a questão que colocas, tal como disseste e muito bem, a máquina quer sejas tu a "enviar" ou a loja vai exactamente para o mesmo local, e como ela já lá esteve nas bases de dados da HP, já deverá estar como fora de garantia devido ao relatório anterior onde indicam humidade, comprovando com fotografias.

Podes alegar que o que tu quiseres quanto ao facto de não teres sido tu a colocar a humidade na máquina, eles tem as fotos como prova, tu não.

Quanto as obrigações legais em reparações dentro de garantia, os 30dias corridos tanto são válidos para a loja como para o fabricante sendo que no fabricante mesmo nessa situação terias o problema resolvido mais cedo e com múltiplas opções, no caso da loja, poderão chegar ao final dos 30dias e impingir-te uma máquina qualquer, desde que seja tecnicamente igual ou superior a tua.

No teu caso, aconselho-te a efectuar reclamação a HP pedindo explicação de como poderia ter entrado humidade para a motherboard.
Outro conselho que te dou, é que sejas cordial e ajudes para que possas ser ajudado...se quiseres entrar a matar, podes ter o azar de não te fazerem nada, restando-te apenas ires para tribunal onde certamente perderás.
Quanto ao que referes da loja onde adquiris-te o equipamento...
Recusaram-se a receber o artigo ainda dentro de garantia?
Foram mal educados para contigo?

Caso a resposta seja não a ambas as perguntas, não tens qualquer razão para reclamar...eles aconselharam-te apenas a linha de apoio, não te prestaram um pessimo serviço, apenas te ajudaram a ter a maquina mais cedo.
Lembra-te também, que o livro de reclamações é uma excelente arma para o consumidor se defender e reclamar de um determinado espaço comercial, mas não deverá ser usado indevidamente e apenas porque estamos aborrecidos com algo.

by the way...
Se me deres o número do processo da HP, posso conseguir saber onde o teu portátil esteve e falar com quem o viu.
Pode ser que consiga ajudar de alguma forma, caso seja possível.


Ah...
Ao tempo de garantia acresce o tempo que estiveres privado do equipamento em reparações abrangidas pela garantia.

E já agora.
Qual é o decreto de lei que diz que os componentes substituídos ao abrigo de garantia usufruem de 2anos de garantia a contar da data da reparação?

Blá, blá... conversa de comerciante... blá, blá...
Se levares comigo como cliente andas é de lado... se vieres com essa conversa!
Se te compram um produto... és tu que tens de lidar e tratar de tudo! Ponto final...
Podes vir com a conversa do tempo, mas em última instância... és tu, a loja, que tem a responsabilidade perante o cliente! Se houver problemas com a HP... é entre ti e ela. O cliente só tem de esperar uma resposta de ti! Mais nada!
Não concordas... muda de ramo e vai vender peixe para a lota!
E não venhas com a pergunta, feito anjinho, da garantia! Quando compras um componente, ou o substituis... esse componente tem dois anos de garantia! Está nos Direitos do Consumidor... vai ler!
Se não sabes isto... a tua credibilidade como comerciante, vendedor, "impigidor", seja la o que fazes... é muito fraca!
Não recomendo compras na tua loja...
Então... se mudares um componente numa máquina, seja carro, computador, etc, esse componente não tem garantia? Essa é boa... Tanto tem, como o tempo em que o produto, enquanto ele está na assistência é acrescida ao tempo total da garantia! Isto é, a garantia é suspensa durante esse tempo.
Enfim, não sabes do que falas!

Artigo 6.º
Responsabilidade directa do produtor

1 - Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor, o consumidor que tenha adquirido coisa defeituosa pode optar por exigir do produtor a sua reparação ou substituição, salvo se tal se manifestar impossível ou desproporcionado tendo em conta o valor que o bem teria se não existisse falta de conformidade, a importância desta e a possibilidade de a solução alternativa ser concretizada sem grave inconveniente para o consumidor.

FONTE: http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mo...abela=leis

Este tipo de solução pode ser tomado... pelo consumidor! O vendedor não tem de colocar isso na discussão, só lhe ficando mal...
De repara na expressão: "Sem prejuízo dos direitos que lhe assistem perante o vendedor...", que são prioritários... pois é o vendedor que tem o ónus da resolução do problema!

A garantia dos componentes estão incluídas no link acima! Um componente é um bem de consumo, seja uma memória, uma motherboard, um conjunto de velas, uma jante, uns pneus, um volante, etc...

Meu caro... acabaste de demonstrar uma ignorância que só te fica mal, perante quem ponderasse ser teu cliente!

P.S.

Artigo 5.º-A
Prazo para exercício de direitos

1 - Os direitos atribuídos ao consumidor nos termos do artigo 4.º caducam no termo de qualquer dos prazos referidos no artigo anterior e na ausência de denúncia da desconformidade pelo consumidor, sem prejuízo do disposto nos números seguintes.
2 - Para exercer os seus direitos, o consumidor deve denunciar ao vendedor a falta de conformidade num prazo de dois meses, caso se trate de bem móvel, ou de um ano, se se tratar de bem imóvel, a contar da data em que a tenha detectado.

FONTE: http://www.pgdlisboa.pt/pgdl/leis/lei_mo...abela=leis


Ai senhor que há para aqui muita gente que ás vezes enfim...

Ok... mais info:


"Se surgirem avarias ou problemas nesse período, tem várias opções: reparação, substituição, redução do preço ou devolução do dinheiro pelo vendedor. Escolha a mais apropriada."
http://www.deco.proteste.pt/compra-e-ven...433051.htm

Mais:

http://www.consumidor.pt/

Até uma pintura, num carro antigo, tem garantia! Quem proceder ao trabalho tem de garantir o mesmo!
Todos os componentes que são colocados num carro, em contexto de, por exemplo, revisão, usufruem de dois anos de garantia!
Todos os componentes são bens de consumo, não têm de ter artigos lei próprios, pois já estão incluídos na Legislação acima descrita.
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