Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Pirataria: Prejuízos de 60 milhões de euros no sector livreiro
02-03-2012, 13:21
Mensagem: #1
Pirataria: Prejuízos de 60 milhões de euros no sector livreiro
A cópia ilegal de livros causa cerca de 60 milhões de euros de prejuízo por ano para o sector livreiro em Portugal, disse à agência Lusa o secretário-geral da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL).

Este é um dos primeiros dados definitivos de um estudo encomendado pela APEL ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE) sobre o sector da edição e das livrarias e sobre o impacto económico da pirataria.

O estudo, encomendado em 2011, revela que a pirataria, a cópia ilegal de livros técnicos e literários, em papel e em digital, causa um prejuízo de 60 milhões de euros anuais ao Estado, a editores e autores.

"Nós tínhamos uma previsão inicial de cerca de 40 milhões de euros de danos económicos, mas esse valor já foi actualizado e é um dos primeiros dados deste estudo", referiu Miguel Freitas da Costa.

A elaboração deste estudo, coordenado pelos investigadores Pedro Dionísio e Maria do Carmo Leal, foi anunciada em Outubro passado, quando a APEL organizou nos Açores o I Congresso do Livro, no qual se debateram os desafios do sector livreiro perante as novas tecnologias e as questões relacionadas com a pirataria.

Nesse congresso foram revelados outros dados preliminares, nomeadamente sobre a existência de mais de 500 postos de venda de cópias ilegais de livros em Portugal.

Fonte:http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notici...r-livreiro

Progster
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
Pirataria: Prejuízos de 60 milhões de euros no sector livreiro - progster - 02-03-2012 13:21

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)