Questão acerca da velocidade da internet
|
15-07-2012, 08:53
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Questão acerca da velocidade da internet
Eu sei que não gostas muito da Wikipedia, mas aqui fica um artigo que te explica o conceito de "bit" [Link]
Tu basicamente respondes as tuas 1ªs perguntas com outras perguntas, embora tenhas dúvidas e faltam-te certezas. A velocidade de internet contratada é medida em bits, razões concretas não te as sei dar, não tenho esses conhecimentos históricos. Sabe-se sim, que o bit é a unidade mais baixa na área informática e provavelmente foi a que "pegou" e ficou. A informação pode-te chegar de imensas maneiras (MEGA, kpbs, Mbps) mas tem sempre por base o "bit". Algumas noções que deves apreender para entender melhor: - Kbps ou Kilobits/s é a quantidade de bits transferidas a cada segundo 1 Kbps = 1.000 bits/s - Mbps ou Megabits/s é a quantidade de megabits transferidas a cada segundo 1 Mbps = 1.000 kilobits/s Por exemplo, se a tua net for de 100 MEGAS como está muito em voga agora, significa que a velocidade é de 100.000kbps, pois se 1 Mbps = 1000 kbps então 100 Mbps = 100.000 kbps. Agora para converter para unidades mais conhecidas, como o MEGABYTE, terás de ter em atenção o seguinte (como no artigo da Wikipedia que te deixei, repara nos "B" maiusculos e minusculos): - 1 byte (1 B) = 8 bits - 1 Kilobyte (1 KB) = 1.024 bytes - 1 Megabyte (1 MB) = 1.024 Kilobytes Para calcular a velocidade em Megabytes, como exemplo: 100 Mbps = 100.000kbps = 100.000kbps / 8 = 12500 KBps 12500 KBps / 1024 = 12,207 MBps Teoricamente, a velocidade máxima que terás numa ligação de 100 MEGAS (bits) será de sensivelmente 12 Megabytes por segundo. Será sensivelmente a velocidade máxima a que poderás fazer download. Teoricamente, pois há imensas variantes numa ligação de rede (número de users, distância do servidor, qualidade da cablagem, etc). Para o upload, é só fazeres a conversão da mesma maneira. |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)