Atestar custa 6% do salário em Portugal
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26-08-2012, 14:48
Mensagem: #10
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RE: Atestar custa 6% do salário em Portugal
De certeza que não? então porquê?
Uma das minhas questões no que diz respeito aos eléctricos tem a ver com o facto de ainda serem demasiado recentes e haverem ainda possíveis problemas. Os veiculos a GPL, é simples a adaptação e consegues ter um carro a gasolina(mais barato), a gastar tanto em € como um diesel, para além de que a manutenção é mais barata. Vamos lá fazer contas e vamos pegar em carros novos de média gama. A base que fui buscar foi um Peugeot 207 3Portas.(Fui para aqui pois conheço bem a Peugeot e gosto, não haverá diferenças significativas de preços para outras marcas). Escolhemos a versão Active 1.4VTI 95Cv a gasolina Com todas as configurações base e o carro ficaria-nos por 15301.22€ Agora substituímos por um motor a Diesel neste caso um 1.6HDI FAP e passamos o preço para os 18801.23€ Ou seja, vamos pagar mais 3500€ para ter um motor equivalente a Diesel. Segundo o fabricante os consumos dos dois motores são os seguintes: 1.4VTI Urbano - 4.5L/100km Extra Urbano - 3.4L/100km Circuito Misto - 3.8L/100km 1.6HDI Urbano - 4.5L/100km Extra Urbano - 3.4L/100km Circuito Misto - 3.8L/100km Tendo em conta os preços do combustível, vou para os mais baratos do país. Gasolina 95Octanas - 1,599€ Gasolina 98Octanas - 1,649€ Diesel Comum - 1,419€ Diesel Plus - 1,449€ GPL - 0,599€ Ou seja, 1.4VTI Urbano - 4.5L/100km - 7,20€ Extra Urbano - 3.4L/100km - 5,44€ Circuito Misto - 3.8L/100km - 6,08€ 1.6HDI Urbano - 4.5L/100km - 6,39€ Extra Urbano - 3.4L/100km - 4,82€ Circuito Misto - 3.8L/100km - 5,39€ Ou seja a cada 100Km com um diesel poupamos, Urbano - 7,20€ - 6,39€ = 0,81€ Extra Urbano - 5,44€ - 4,82€ = 0,62€ Circuito Misto - 6,08€ - 5,39€ = 0,81€ Ou seja a poupança máxima andaria nos 0,81€ a cada 100km percorridos. Assumindo que a manutenção seria exactamente a mesma, conseguiriamos poupar os 3500€ de investimento inicial ao fim de 100Km - 0,81€ x km - 3500€ (100km * 3500€) / 0,81€ = 432098Km para poupar 3500€. Agora vamos colocar o mesmo carro a gasolina a GPL, ou seja vamos investir uma média de 1600€ para a adaptação e aumentamos e média 1L/100km ou seja, 1.4VTI (GPL) Urbano - 5.5L/100km - 3,29€ (Dif Gasolina - 3,91€ | Dif Diesel - 3,10€) Extra Urbano - 4.4L/100km - 2,64€ (Dif Gasolina - 2,80€ | Dif Diesel - 2,18€) Circuito Misto - 4.8L/100km - 2,88€ (Dif Gasolina - 3,20€ | Dif Diesel - 2,51€) Ou seja um consumo máximo de 2.88€ por cada 100km percorridos e com uma poupança na volta dos 3.20€ por cada 100km face a gasolina, recuperamos o investimento de 1600€ em... 100km - 3.20€ x km - 1600€ (100 * 1600) / 3,20 = 50000km Dos 3500€ que teríamos de investir inicialmente face ao Diesel, ainda ficamos com 1900€ que actualmente dariam para percorrer 2,88€ - 100km 1900€ - x km (1900 * 100) / 2,88 = 65972Km Com um carro eléctrico não sei qual a manutenção a fazer, mas penso que ainda seja inferior a um diesel ou gasolina. |
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