Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema provável de Hardware - PC bloqueia sem causa aparente
01-09-2010, 10:38
Mensagem: #24
RE: Problema provável de Hardware - PC bloqueia sem causa aparente
(31-08-2010 22:12)brunomartins Escreveu:  esse programa verifica se existem problemas nas memórias.. deves saber que existem endereços de memória nas rams (os programas são escritos de maneira a utilizar esses endereços o mais eficientemente possível), e esses endereços são fixos, ou seja se por algum motivo os endereços começarem-se a misturar entre eles (os electrões saltarem inadvertidamente entre eles devido ao desgaste ou defeito de fabrico) isso vai trazer enormes problemas, podendo começar com a falta ou degradação da performance, ou o computador não conseguir funcionar devido aos endereços estarem todos corrompidos..

Esta primeira parte era desnecessária para mim, eu como Electrotécnico já usei muito a RAM, ROM e EPROM com um Intel 8085, só tenho pena de não ter trabalhado com as memórias Flash Neutral
Quanto às memórias RAM até posso dizer mais, existem dois tipos de RAM:
- SRAM - Static RAM - são memórias do tipo flip-flop, são mais simples mas têm a desvantagem de consumir mais e aquecer mais, mas não requerem grande manutensão por parte de hardware externo às mesmas. São mais usadas como Cache;
- DRAM - Dynamic RAM - são memórias do tipo condensador, são mais complexas porque requerem refrescamento dos seus dados, são um pouco mais lentas que as SRAM, mas não consome tanto e aquece menos.

(31-08-2010 22:12)brunomartins Escreveu:  mas tirado de outro sitio, como realmente funciona..
" "Teste 0 [Address test, walking ones, no cache]: Simplesmente testa o acesso a todos os endereços da memória, algo semelhante com o que o BIOS faz na contagem de memória durante o boot. Serve mais para checar a quantidade de memória disponível.
Teste 1 [Moving Inv, ones&zeros, cached]: Escreve bits 1 e depois bits 0 em todos os endereços da memória. Este algoritmo também utiliza os caches L1 e L2 do processador. É um teste rápido que serve apenas para verificar erros mais grosseiros.
Teste 2 [Address test, own address, no cache]: Este teste é semelhante ao 1, mas adota uma estratégia diferente, ele checa os endereços e não apenas os dados. Isso permite detectar problemas de endereçamento no módulo. Outra diferença é que este teste é feito sem utilizar os caches do processador.
Teste 3 [Moving inv, 8 bit pat, cached]: É aqui que os testes para detectar erros mais complexos começam. O terceiro teste escreve seqüências de dados de 8 bits, repetindo o teste 20 vezes com seqüências diferentes.
Teste 4 [Moving inv, 32 bit pat, cached]: Os dados gravados em cada bit de memória são lidos e movidos para o endereço adjacente. É mais ou menos uma combinação dos três testes anteriores, pois testa o endereçamento, leitura e escrita de dados. A operação é repetida 32 vezes no total, para testar todas as combinações possíveis.
Este teste detecta um tipo de erro muito comum que é a "contaminação" de endereços. Isto ocorre quando por um defeito de fabricação o isolamento elétrico entre duas ou mais células de memória fica muito fino, permitindo que os elétrons saltem de um para o outro. Isso faz com que ao gravar um dos bits o outro também seja gravado com o mesmo valor. Esse tipo de problema pode ser bastante intermitente, acontecendo apenas quando o segundo bit estiver com um valor zero, ou apenas exporadicamente.
Teste 5 [Block move, 64 moves, cached]: É um pouco mais rigoroso que o teste 4. Continua movendo dados de um endereço para outro da memória "

Era isto mesmo que eu queria saber, sem dúvida, depois destes processos todos, fica bem mais simples saber se o problema está na memória ou não Big Grin

(31-08-2010 22:12)brunomartins Escreveu:  EDIT:
isso é uma das coisas que já devias ter testado, já me passou pelas mãos um computador que se andava a arrastar (lento como tudo) até que deixou de funcionar.. o problema? memória ram.. meti umas novas e o computador parecia voar (isto segundo o dono dele Big Grin)

Foi mesmo por falta de tempo e até agora ainda não detectei algo que possa ter como causa a memória. Mas assim que tiver a oportunidade de testar, decerto que testarei Tongue

wolfytuga
Para o que der e vier...
emachines E520 | Intel Celeron 2.0GHz | 32/64bit | RAM 2GB | HD 160GB | Intel Mobile 4 Express, 64MB → 1GB
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Mensagem neste Tópico
RE: Problema provável de Hardware - PC bloqueia sem causa aparente - wolfytuga - 01-09-2010 10:38

Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)