[Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
|
29-07-2010, 21:43
Mensagem: #21
|
|||
|
|||
RE: [Informativo] Sofware pirateado e Pontos de Assistência.
(29-07-2010 21:16)RaCcOn Escreveu:(28-07-2010 22:02)weevil Escreveu: achei este topico e a discussao muito interessante. no meu ponto de vista claro que piratear é muito mau até porque quem sofre é o pessoal que desenvolve o software. quanto a assistencia tecnica os proprios clientes é que cometem o primeiro erro grave que é quando compra o desktop ou portatil secalhar uma das primeiras coisas que fazem é "jogar" os cds que vem junto pro lado ou simplesmente ignoram quando o proprio software pede para fazer um cd de imagem do SO e afins, depois é a tal situaçao o SO vai ao ar por causa de má utilizaçao, ha e tal tem de ser formatado. tem os cds que veio com o pc? o cliente normalmente responde, mas é que é quase automatico, nao veio cds nenhuns, bem quando tem uma imagem no proprio disco ta safo mas muita das vezes nao é assim, logo tambem ninguem quer perder um cliente ao ter que dizer que tem de pagar um SO, que seja prai uns 200 aerios. de maneira alguma bem esclarecedor ate |
|||
29-07-2010, 22:05
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-07-2010 22:11 por RaCcOn.)
Mensagem: #22
|
|||
|
|||
Epah sim, tocas-te em vários pontos que são uma realidade...no entanto para isso é necessário entender algumas coisas do mercado para também conseguirmos avaliar...
Ora vamos lá. (28-07-2010 22:25)JPedrosa Escreveu: Por acaso a Microsoft é um péssimo exemplo no que toca a pirataria. Péssimo mesmo, e de que maneira, uma vez que eles chegam ao ponto de promover isso... (28-07-2010 22:25)JPedrosa Escreveu: Por dois grandes motivos. Ora tens toda a razão sem qualquer margem para duvidas, mas estamos a falar de mercado...sinceramente e conhecendo o historial da MS como conheço, nem duvido que o Vista tenha sido um esquema para o lançamento do Windows7... Não sei se chegas-te a ver ou utilizar as versões do LongHorn... A muito tempo atrás cheguei a ter instalada num pc cá em casa uma versão beta, não lembro sequer qual era a Release do LongHorn, a unica coisa que me recordo é que algumas das funcionalidades do Win7 estavam lá e não estavam no vista, isto para além de outras coisas como a maneira como é gerida a memória do PC que não se verificou no Vista mas sim no Windows7. Não querendo colocar a Apple em cima da MS, isto apesar de eu ser um MacUser... Quando alguém defende Mac, vem toda a gente dizer que somos burros porque pagamos mais por uma coisa inferior... Mas vou fazer aqui umas pequenas contas para ver se o pessoal entende a minha(a minha não quer dizer que seja a dos outros), razão para usar Mac em vez de Windows... Ora... Eu em 2002, comprei um iMac G4... Não me recordo do preço, mas imaginemos que me tenha custado 1200€ Poderia ter comprado um PC com características similares por apenas 900€, no entanto vamos fazer as contas daqui para a frente... Se não me falha a memória, o meu iMac vinha originalmente com Macintosh Jaguar(10.2), desde então até agora já sairam mais 4 versões do sistema operativo, e já se passaram mais 8anos... Na altura, o se tivesse comprado um PC, teria vindo com Windows XP e desde então sairam Vista e win7...duas versões...e os mesmos 8anos passados... No caso de Mac, como tinha a versão anterior... Actualizei de: Jaguar -> Panther (2003), paguei 29€ Panther -> Tiger (2004), Paguei 29€ Tiger -> Leopard (2006), Paguei 29€ E não actualizei de Leopard para SnowLeopard pois o meu iMac G4 é PowerPC não suportado pelo sistema... Ora... Tenho um PC com 8anos, o qual a unica coisa que tive de fazer para poder ter com sistema operativo actualizado foi pagar as actualizações disponibilizadas pela marca... No total gastei, 29€ * 3 = 87€... A juntar a isso, na altura da actualização para o Leopard, passei de 512Mb de RAM para 1GB, o qual me custou 35€... No total, tenho um iMac utilizavel por 8anos, e devidamente actualizado...por apenas... 1200€ + 87€ + 35€ = 1322€... No que respeita ao PC... Saiu a actualização de WinXP para vista... Comprei-a por 134€... Para poder utilizar o Vista tive de actualizar a quantidade de RAM que tinha de 1Gb para 2Gb, ainda tive de colocar um processador melhor pois na altura usava um Intel Pentium III 800Mhz e agora necessitava de mais... Como vou trocar o processador, também tive de trocar a Motherboard...e aproveitei para passar para DDR ao invés de SDRAM...e comprei também uma gráfica melhor por causa do AERO... Ora fazendo as contas... Para o upgrade gastei mais... 100€ - Processador 50€ - Motherboard 80€ - Grafica 35€ - Memoria RAM ou seja...ao fim da primeira actualização o PC ficou-me por... 900€ + 134€ + 100€ + 50€ + 80 + 35€ = 1299€ Depois saiu o Windows7, o vista era uma grande treta e pronto... 134€ para actualizar... Não fiz mais nenhum upgrade de hardware... 1299€ + 134€ = 1433€... E mesmo assim tenho uma máquina básica, com um processador Socket 478 e que não corre metade do software... No caso do meu iMac... Posso dizer que está lá instalado neste momento por exemplo Adobe Photoshop CS4 o qual corre mais ou menos lento, no entanto no com Windows...Não corre (28-07-2010 22:25)JPedrosa Escreveu: 2 - Quota de mercado. Não sejamos hipócritas, se não fosse a pirataria a MS não estava tão implantada. Estou perfeitamente convicto que a MS prefere ter 90% de quota de mercado com cópias ilegais, do que 60% apenas mas sem uma única cópia ilegal na rua ... Sim claro, isso é mais que implicito que a Microsoft cresceu mais que todos os outros devido a Pirataria... Bastando para isso que fosse possivel efectuar cópias do sistema e instalar em qualquer máquina...isto ao contrarário do que acontecia com o sistema operativo da Apple que era, tal como hoje, desenhado para uma máquina em especifico com determinado hardware... E agora dizem todos...Mas Linux também dá para instalar em todos os PC's, é mais leve e ainda por cima é grátis... Pois, mas na altura em que a Microsoft deu o saltinho...foi quando passou a ter um ambiente gráfico... Ainda me recordo de ouvir dizer... "Mas isto é uma cópia piorada do Mac..." Nessa altura, Linux era muito complicado ainda, foi desenhado para outros propósitos e apenas nos ultimos anos é que tem dado um grande salto no que diz respeito a ser UserFriendly...Ainda me recordo da primeira vez que instalei Linux... Mandrake, acho que era a versão 4.0, ainda tinhamos de digitar "startx" para iniciar o ambiente gráfico... Instalei porque alguém me trouxe e disse que era fixe... Certo que instalei, e gostei... No entanto não conseguia configurar a ligação a Internet (Na altura por modem 56kbs), tentei então voltar ao windows e... Não conseguia... lol Ou seja, andei as voltas durante meses a tentar configurar aquilo... Ia a casa de amigos, imprimia páginas e páginas de comandos para depois testar em casa...e para configurar aquilo tudo tinha 4 folhas A4 escritas de um lado e do outro em comandos... Achas que alguém que não eu se ia dar aquele trabalho todo? (28-07-2010 22:25)JPedrosa Escreveu: Seguramente se eles acabarem com a pirataria ao nível do SO, perdiam mais dinheiro do que ganhavam. As pessoas apesar de terem FREE não querem...preferem utilizar o que é pago...é uma questão de mentalidades... Hoje em dia a coisa está de tal ordem caótica, que as pessoas se gabam de terem feito o Download e Crakado o software em vez de o ter comprado... E ainda chamam de burros, parvalhões aos que compram... Em certos casos, acrescentam ainda o facto de que quem compra original é porque tem dinheiro para tal, e que como eles não tem fazem o Download... Eu também queria um Ferrari F430...alguém sabe se dá para sacar da net?!;)Tinha preferência pelo Scuderia já agora hehe Atenção que não quero fomentar discuções Apple Vs Microsoft.... Sou um Mac User, uso porque acho que é o mais vantajoso para mim e até posso estar enganado... É tipo um gajo ir para um bar e querer apanhar a verdadeira bebedeira, pego e meto-me a beber finos a 0.70€/cada... Para ficar no estado em que quero, tenho de beber pelo menos 15finos, ou seja... vou gastar 10.50€... No entanto, se beber dos wisky a 5.25€/cada, posso ficar no mesmo estado apenas com dois... e gasto os mesmos 10.50€... Apesar dos custos serem os mesmos, o resultado final tende sempre a ser um pouco diferente heeh (mas que raio de comparação...o trabalho anda a fazer-me mal, preciso de beber hehe ) |
|||
02-08-2010, 04:41
Mensagem: #23
|
|||
|
|||
Bom post Raccon, gostei de ler.
Resumindo, claro que pirataria é errado e indecente para quem cria software e ponto final. Hoje em dia o "avarage joe" não tem necessidade de gastar um único cêntimo e ter uma máquina completamente legal. Para escrever uns mails, umas cartas, umas folhas de calculo, actualizar o facebook e tagarelar no msn (deve ser sem exagero 90% do uso dos PC's caseiros tirando os jogos), um linux qualquer munido de software livre é o indicado. Se no entanto não conseguirem prescindir do windows (acho um bocado ridículo, tipo tirar a carta no Corsa e nunca conseguir conduzir outro modelo/marca), comprem o Windows e usem software livre que existe para tudo. Eu pessoalmente, contra mim falo, pois pela primeira vez comprei um Windows (o Seven), também eu comprava os PC's e já vinham com tudo instalado e eu não fazia perguntas (mea culpa). Actualmente tenho uma licença de Seven no PC, uma de XP no portátil (já vinha com ela quando o comprei e trazia também uma de Vista - cortesia da JP Sá Couto) e Ubuntu instalado em ambos, e uso para tudo menos para jogar, basicamente. De resto o software, quer no windows quer no linux é quase todo gratuíto tirando algumas excepções baratinhas e fantásticas tipo o Xplorer2. Agora realmente há coisas que acho mal nisto das licenças, como por exemplo, porque carga de água é que tenho de ter mais do que uma licença se quiser instalar o Seven também no portátil? Compreendo em empresas que exista a obrigatoriedade de licenças individuais, agora os utilizadores "caseiros" deviam estar isentos disso, por exemplo o programa que referi (Xplorer2), comprei a licença, vitalícia (sempre que sair uma nova versão é válida) e posso instalar em todos os meus PC's desde que o seu uso não seja empresarial - isto seria uma óptima medida de reduzir a "necessidade" que algumas pessoas vêem de recorrer à pirataria. Como nota final, Raccon, gostei da tua metáfora das 15 cervejas e 2 Wisky's, garanto-te que no dia seguinte, se tivesses optado pelas 15 cervejas ias desejar ter bebido antes os 2 wiskys |
|||
02-08-2010, 17:29
Mensagem: #24
|
|||
|
|||
Sim claro que concordo contigo, no entanto as pessoas não estão dispostas a abdicar do "Glamour" que tem por ter software que é pago sem terem gasto 1centimo...
Ás vezes chega a parecer aqueles bairros onde estão a comparar os assaltos que fizeram e a gloriar-se dos mesmos, depois o que roubou uma quantia mais alta é o rei de lá do sitio. No caso da pirataria, de uma forma ou de outra acabo por assistir mais ou menos a mesma coisa. Pessoas a gloriarem-se de terem sacado o software X ou terem 1500filmes sacados da net sem terem gasto um cêntimo...Ás vezes dá vontade de esganar esse pessoal mas pronto. Na questão que falas nas licenças e na maneira como estas são aplicadas, não discordando na totalidade do que referes, penso que não teria grande peso no que diz respeito até a maneira como está a ser aplicado actualmente. Repara que as pessoas não querem mesmo pagar, e quando tem software Opensource disponivel antes preferem piratear... Dou também o exemplo das aplicações para iPhone e assim... São baratas, na maioria dos casos ficam por menos de 2€/cada... Continua a ver-se pessoal a piratear na mesma. No que diz respeito a bebedeira, ora aí dou-te completa razão! |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)