O que Andas a Ler?
|
13-03-2014, 23:01
Mensagem: #61
|
|||
|
|||
RE: O que Andas a Ler?
(11-03-2014 01:48)nioxys Escreveu: Cosmos - Carl SaganOlá, Tenho que agendar no MEO xD Uma curiosidade, quantas palavras consegues ler por minuto? |
|||
14-03-2014, 00:03
Mensagem: #62
|
|||
|
|||
(13-03-2014 23:01)Ro301 Escreveu: Olá, Olá, Nunca contei, mas deve estar na média. Porque perguntas? “A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper |
|||
14-03-2014, 01:59
Mensagem: #63
|
|||
|
|||
(14-03-2014 00:03)nioxys Escreveu:O Ministro da Educação, Mário Crato, referiu sobre a obrigação dos alunos do ensino básico, se não estou em erro, lerem um X de número mínimo de palavras por minuto. Claro que é ridículo mas infelizmente parece que existe uma competição internacional acerca do "contar palavras". Parece que quem lê mais palavras por minuto é sinónimo de coisas boas e positivas.(13-03-2014 23:01)Ro301 Escreveu: Olá, "No 1.º ano todos os alunos terão de conseguir ler 55 palavras por minutos; no 2.º ano 90; no 3.º 110; no 4.º 125 e por aí fora. " Pelo menos estas são as novas medidas para o Português. Fonte: http://www.publico.pt/educacao/noticia/n...em-1563110 Lembrei-me perguntar-te porque já disseste que lês muito e queria perceber que velocidade lê um avançado. Só para ver se o Ministro até tem razão. É que se lês muito, segundo a teoria da equação matemática dele, é porque lês bem rápido. |
|||
14-03-2014, 02:30
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 14-03-2014 02:45 por nioxys.)
Mensagem: #64
|
|||
|
|||
Nunca contabilizei.
No entanto penso que a ideia não passa por ler rápido = ler muito. Acho que está relacionado com o saber ler. Por exemplo, Citar:Eu hoje faço quinze anos mas era melhor que não os fizesse. Tive um dia lixado e pra começar o meu velho obrigou-me a trabalhar no restaurante a servir os almoços e eu nunca gosto de lá trabalhar mas no dia dos anos é pior que nos outros dias e depois a velha não me deixou sair à noite com o Angelino e a outra malta porque apareceram visitas e no fim de tudo ainda tive de começar a escrever esta m*rda do diário ou lá como lhe chamam e eu não gosto nada de escrever não me importo de ler porque há a Bola e há os livros de caubóis mas escrever isso é mesmo contra vontade porque é uma chatice e a gente ainda tem de pôr vírgulas mas eu vírgulas não vou nessa não ponho que se lixe. Este excerto tem 141 palavras, lê-se bem em menos de um minuto, não sei se uma criança no 4º ano o consegue fazer, mas acho que a questão está na cadência e não na rapidez da leitura. Ser capaz de ler um certo número de palavras a um ritmo agradável, penso que é mais isto. Há muitas pessoas com dificuldades na leitura... É um método de avaliação, como muitos, não sei se está errado ou não. Já agora este texto é um excerto de um livro muito bom de um autor português que infelizmente já faleceu, João Aguiar, conheci-o aquando da visita do mesmo à minha escola. O texto é mesmo assim, sem pontuação, com erros ortográficos, etc... (depois evolui à medida que a história avança). Trata-se de um diário de um rapaz de 15 anos, Solitão Fernandes... Citar:Solitão Fernandes é um rapaz de 15 anos que vive numa aldeia, não gosta de estudar e o tempo livre que tem e para ajudar os pais no restaurante. Solitão é convencido pelo avô a fazer um diário. O avô acha que ao fazer isso poder seguir as suas peugadas para uma vida cheia de sucessos e conquistas. Só que o avô já morreu é através do além que o avô pede ao seu neto para iniciar o diário. Solitão chega a estudante de Direito em Lisboa. Solitão apaixona-se por uma rapariga que o ama desde pequena e é ajudado na sua carreira profissional pelo futuro sogro (que está apaixonado por ele). Solitão aproxima-se daquilo que o seu avô queria, prestes a casar e a entrar numa família rica e poderosa, o sucesso profissional está muito perto. No meio disto o pai morre e a mãe fica sozinha em Giestal a tomar conta do restaurante…. Solitão vê-se no meio de emoções e decisões da sua vida… Navegador Solitário - João Aguiar Já que falamos de livros, também já li um livro no nosso ministro da educação, Nuno Crato, Passeio Aleatório pela Ciência do Dia-a-Dia Citar:Este é um livro para curiosos escrito por um grande curioso. Um livro sobre a ciência que atravessa o nosso dia-a-dia, a ciência em que não reparamos ou que temos dificuldade em perceber. Um livro muito interessante... “A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper |
|||
23-03-2014, 00:55
Mensagem: #65
|
|||
|
|||
Progster |
|||
01-05-2014, 22:31
Mensagem: #66
|
|||
|
|||
“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper |
|||
02-05-2014, 11:43
Mensagem: #67
|
|||
|
|||
“A neutron walks into a bar and asks how much for a drink. The bartender replies, ‘For you, no charge.’” - Sheldon Cooper |
|||
04-05-2014, 15:44
Mensagem: #68
|
|||
|
|||
|||
12-05-2014, 23:35
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 13-05-2014 00:16 por Ro301.)
Mensagem: #69
|
|||
|
|||
Viva,
Vou aqui deixar uma dica para quem quer organizar os seus livros. Se tivermos os livros todos categorizados e registar os empréstimos conseguimos ter uma maior monitorização da nossa "biblioteca pessoal". Existe a forma mais fácil que é a criação de uma folha excel. Basta fazerem uma pesquisa no google que encontram várias sugestões. Depois existem softwares gratuitos que foram desenvolvidos para bibliotecas. Esses poderosos softwares têm inclusive a capacidade de registar as pessoas que emprestamos os livros e a data que supostamente se comprometeram a entregar (emite um alerta). Aquele ue sugiro e que estou a testar é o Biblivre Vejam Biblivre3 12 razões para usar BIBLIVRE:
Dificuldade com a instalação? Leia - http://www.biblivre.org.br/forum/viewtopic.php?t=23&f=8 Instale - http://www.enterprisedb.com/products-ser...pgdownload Instalar - http://tomcat.apache.org/download-60.cgi#6.0.39 (modo instalador) Entretanto se souberem de outros tão ou mais completos (e gratuitos) digam alguma coisa Boas leituras |
|||
14-05-2014, 15:36
Mensagem: #70
|
|||
|
|||
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)