Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
HD -> SSD + HD
03-04-2014, 11:37
Mensagem: #1
HD -> SSD + HD
Viva,
tal como indico no titulo, a minha duvida prende-se com um upgrade que vou fazer no meu portatil.
Basicamente vou eliminar a drive de CD/DVD, vou colocar o HD actual nesse lugar e vou meter um SSD no lugar do HD actual. Assim, onde agora tenho 1 HD com 2 partições, 1 com windows 7 e outra apenas com dados, passarei a ter 1 SSD com 1 partição (windows + programas) e 1 HD com 1 partição (dados).

O processo será este. Agora vêem as dúvidas:
- ao desligar o HD para o mudar de sitio, perco tudo o que lá está?
- por questões de tempo, pretendo, depois de terminar todo este processo e estando já a trabalhar a partir do SSD, ir passando os dados que ainda tenho no HD, da partição com windows para a dos dados. No final elimino a partição com o windows e aumento a partição dos dados para ocupar todo o HD. Parece-vos bem? Ou detectam aqui algum eventual problema?
- é expectável que na primeira vez que ligar o portatil após o upgrade, me seja perguntado qual o disco/sistema operativo que quero arrancar. A minha duvida é, e depois de fazer o que disse atrás e eliminar a partição do HD que tem o windows, continuarei a ter de escolher o disco de arranque? Isto é, a escolha do disco de arranque é sempre colocada pelo facto de ter dois discos, ou só será colocada enquanto tiver 2 sistemas operativos? No caso de ser por causa de ter dois discos, basta ir à BIOS e escolher para arrancar pelo SSD, certo?

Pronto, são muitas duvidas, mas prefiro perguntar e ter tudo afinado antes de fazer asneiras Tongue

TIA
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2014, 12:05
Mensagem: #2
RE: HD -> SSD + HD
O disco de arranque é sempre definido pela Bios , ele vai continua a escolher a conexão do disco original a nao ser que alteres .

Eu já fiz isso ao meu portátil , e ao meu macbook , não tenho DVD , nunca uso , qualquer pen leva mais que um DVD ...

aconselho  fazeres o backup dos dados antes de meteres o disco lá dentro , uma coisa de cada vez .

Backup dos dados .
sacar o disco original e meter o SSD , instalar o S.O.

correu tudo bem ?  proceder com a instalação do caddy com o disco de dados .

Smile|

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-04-2014, 15:02
Mensagem: #3
RE: HD -> SSD + HD
Obrigado pela resposta e pela rapidez!

Pronto, vou fazer como indicas, sobretudo a questão de primeiro instalar o SO no SSD antes de meter o HD de novo. Parece-me mais sensato do que meter logo ambos a funcionar.

Estou a aguardar a chegada do SSD e do caddy (ambos encomendados).
Até lá, a ver se consigo fazer um backup de tudo o que preciso.
Mal tenha o material, testo esta sequência e depois passo aqui a dizer se correu tudo bem pois pode servir de ajuda para alguém Tongue

btw, recomendas que formate o HD depois do backup? Pelo menos eliminar a partição que tem o windows de modo a que o HD seja ligado ao portátil já na modalidade "disco de dados" (sem SO).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-04-2014, 01:54
Mensagem: #4
RE: HD -> SSD + HD
sim recomendo que coloques so uma partição no disco de dados Wink

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
04-04-2014, 16:02
Mensagem: #5
RE: HD -> SSD + HD
(03-04-2014 11:37)ninja das caldas Escreveu:  Viva,
tal como indico no titulo, a minha duvida prende-se com um upgrade que vou fazer no meu portatil.
Basicamente vou eliminar a drive de CD/DVD, vou colocar o HD actual nesse lugar e vou meter um SSD no lugar do HD actual. Assim, onde agora tenho 1 HD com 2 partições, 1 com windows 7 e outra apenas com dados, passarei a ter 1 SSD com 1 partição (windows + programas) e 1 HD com 1 partição (dados).

O processo será este. Agora vêem as dúvidas:
- ao desligar o HD para o mudar de sitio, perco tudo o que lá está?
- por questões de tempo, pretendo, depois de terminar todo este processo e estando já a trabalhar a partir do SSD, ir passando os dados que ainda tenho no HD, da partição com windows para a dos dados. No final elimino a partição com o windows e aumento a partição dos dados para ocupar todo o HD. Parece-vos bem? Ou detectam aqui algum eventual problema?
- é expectável que na primeira vez que ligar o portatil após o upgrade, me seja perguntado qual o disco/sistema operativo que quero arrancar. A minha duvida é, e depois de fazer o que disse atrás e eliminar a partição do HD que tem o windows, continuarei a ter de escolher o disco de arranque? Isto é, a escolha do disco de arranque é sempre colocada pelo facto de ter dois discos, ou só será colocada enquanto tiver 2 sistemas operativos? No caso de ser por causa de ter dois discos, basta ir à BIOS e escolher para arrancar pelo SSD, certo?

Pronto, são muitas duvidas, mas prefiro perguntar e ter tudo afinado antes de fazer asneiras Tongue

TIA
Boa tarde,
Explica me por favor com fazes isto: "...Basicamente vou eliminar a drive de CD/DVD, vou colocar o HD actual nesse lugar..."
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-04-2014, 08:30
Mensagem: #6
RE: HD -> SSD + HD
Só vi agora...
É algo relativamente simples.
Basta desapertar 1 único parafuso, retirar a tampa de baixo do portatil, puxar a drive do CD/DVD para fora e, depois de ter comprado uma peça que te permita acoplar o HD naquele local, "empurrar" (literalmente) o conjunto peça+HD para o local onde antes estava a drive CD/DVD.
A peça costuma designar-se por caddy (googla que vês logo que é apenas uma armação de chapa).
No meu caso e porque não sou nenhum expert, levei o pc a uma loja, disse que peça queria e pronto, eles trataram de a encomendar. Mas aquilo é quase universal, a não que tenhas um HD com dimensão fora do comum.

Em principio chega tudo (caddy + SSD) na quinta-feira.
No fim de semana monto tudo, e depois passo por cá a dizer se correu tudo bem ou se tive algum problema.

ah, uma coisa que não referi no primeiro post, também vou fazer upgrade de RAM. Substituir as 2 RAM de 1Gb por 2 de 2Gb.
Basicamente, vou ficar com um pc novo por 200€ Smile
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
08-04-2014, 15:40 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 08-04-2014 15:42 por Alenka.)
Mensagem: #7
RE: HD -> SSD + HD
[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=nUEAE2Yp0LQ[/youtube]

o video é meu

Para Mac 

video tb meu

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=sAEXMWb7bOQ[/youtube]

Core i7- Radeon RX 560 -16 Ram - Dual boot SurprisedS X MOJAVE / WIN 10

YOUTUBE
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
27-04-2014, 19:19
Mensagem: #8
RE: HD -> SSD + HD
Tal como prometido, aqui estou para dizer como correu.
Bem e mal!

Tudo o que disse acima correu bem.
Ou seja, apesar das ligeiras diferenças no meu caso por ter um pc diferente do Alenka, basicamente é fazer o que está no video. Meti o SSD, mudei o HD para o cady que meti no local da agora desligada drive de CD. Tudo impecável ao nivel da "instalação".

E então o que correu mal? A compatibilidade do SSD com o resto do hardware Sad
Penso que algo ainda por identificar com certeza não tem pedalada para o SSD.
Desde que montei o SSD aparecem com frequência o seguinte BSOD: videl_tdr_failure.
Do que estive a ver em principio será a gráfica que não tem pedalada. Mas também pode ser da RAM ou do processador.
Já actualizei todas as drivers. Já experimentei usar apenas drivers do SO. Já aumentei a RAM. Não sei que faça...

Alguém tem alguma sugestão?
O meu pc é um dell precision M4400...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)