Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ajuda a montar uma rede
11-08-2014, 00:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-08-2014 00:20 por Sayjan.)
Mensagem: #1
Ajuda a montar uma rede
Boas! Então é o seguinte: Eu possuo o serviço da MEO e como tal tenho um router da Thomson (TG784n) que foi incluso no pacote Internet+TV+Telefone. Mas como possuo um estabelecimento comercial (café) anexo à minha casa, o router está lá mesmo debaixo da TV, e como uso wireless para aceder à net o sinal não é tão forte dentro de casa. Por isso pensei no seguinte: E se comprasse mais um router, ligava-o por cabo ethernet ao Thomson e colocava-o na minha sala de estar? Assim, depois das configurações necessárias, ficava com duas redes, uma no café, onde tenho a BOX ligada ao router e uso wireless num portátil que lá tenho numa rede e no outro router uma rede diferente onde ligava os restantes aparelhos via wireless. Para exemplificar melhor a minha ideia tenho aqui um pequeno esquema:

[Imagem: 15p0qpk.jpg]

Como podem ver, usava a rede 1 apenas para a BOX e o portátil no café e a rede dois para uso pessoal em casa. As linhas groças a preto é para demonstrar que o router dois em princípio ficava numa pequena dispensa, mas como não sei se pode afetar a qualidade do sinal wireless ainda não decidi a localização.
Outra coisa importante é que estou a pensar comprar um router AC da TD-Link, mas não sei se é compatível com o Thomson visto que é N.
Resumindo, gostava de saber se é possível montar este cenário, se a qualidade do sinal fica afetada se o router ficar naquele cubículo, se um router AC funciona com um N e se o streaming na TV continua igual, e não com congelamentos periódicos como já li em fóruns onde pessoas tentaram fazer cenários parecidos com este.
Peço desculpa por este texto enorme mas teve de ser.
Obrigado desde já!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2014, 10:03
Mensagem: #2
RE: Ajuda a montar uma rede
Parece que sim...
Mas atenção - eu tenho mais ou menos o mesmo esquema montado (segui o tutorial abaixo) e perdi sinal
O router Meo tinha 99% e o outro ficou com 73%.
Estou a falar numa instalação 1º andar / Rés do Chão 


http://pplware.sapo.pt/tutoriais/network...omson-meo/

"Os computadores fazem aquilo que você manda, não aquilo que você quer."
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2014, 13:11 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-08-2014 19:42 por Sayjan.)
Mensagem: #3
RE: Ajuda a montar uma rede
(11-08-2014 10:03)arrakis Escreveu:  Parece que sim...
Mas atenção - eu tenho mais ou menos o mesmo esquema montado (segui o tutorial abaixo) e perdi sinal
O router Meo tinha 99% e o outro ficou com 73%.
Estou a falar numa instalação 1º andar / Rés do Chão 


http://pplware.sapo.pt/tutoriais/network...omson-meo/

Obrigado. Se calhar vou fazer como diz neste tutorial que encontrei aqui no fórum:

http://pplware.sapo.pt/tutoriais/network...-internet/

Eu queriar o router da MEO para ligar a BOX e usar wireless apenas num portátil e o segundo router para disponibilizar wireless para o resto da casa.
Quanto à questão dos routers, vale a pena comprar um router com tecnologia AC? É compatível com o Thomson da MEO que é 802.11n?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2014, 15:33
Mensagem: #4
RE: Ajuda a montar uma rede
Diria que é possível, no entanto não consigo encontrar uma lista das especificações calar deste "tipo de router", da MEO pelo que não arrisco uma resposta sem alguém experimentar.

Não existe nenhuma incompatibilidade em teres um router com wi-fi n e outro com wi-fi ac. No entanto vejo alguma dificuldade de tirares algum partido da velocidade prometida pelo "ac".

Numa primeira leitura o segundo router deverá ser ligado à porta gigabit do router da meo (que creio ser apenas uma) se essa porta estiver desocupada.

Se não utilizares essa porta a comunicação entre os routers será de apenas 100 Mbits/s, ou seja o wi-fi do router secundário não poderá ultrapassar essa velocidade, mesmo que as especificações o permitam.

No entanto se usares essa porta o router da MEO não comunica com nada acima de 100 Mbps, porque não fica com nenhuma porta livre acima desse valor. Portanto ficas limitado a ligações 100 com coisas ligadas ao router da MEO.

Existe todavia a possibilidade de 2 dispositivos ligados ao router secundário comunicarem entre si a uma velocidade superior.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
11-08-2014, 19:42 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 11-08-2014 19:43 por Sayjan.)
Mensagem: #5
RE: Ajuda a montar uma rede
(11-08-2014 15:33)Jose Simoes Escreveu:  Diria que é possível, no entanto não consigo encontrar uma lista das especificações calar deste "tipo de router", da MEO pelo que não arrisco uma resposta sem alguém experimentar.

Não existe nenhuma incompatibilidade em teres um router com wi-fi n e outro com wi-fi ac. No entanto vejo alguma dificuldade de tirares algum partido da velocidade prometida pelo "ac".

Numa primeira leitura o segundo router deverá ser ligado à porta gigabit do router da meo (que creio ser apenas uma) se essa porta estiver desocupada.

Se não utilizares essa porta a comunicação entre os routers será de apenas 100 Mbits/s, ou seja o wi-fi do router secundário não poderá ultrapassar essa velocidade, mesmo que as especificações o permitam.

No entanto se usares essa porta o router da MEO não comunica com nada acima de 100 Mbps, porque não fica com nenhuma porta livre acima desse valor. Portanto ficas limitado a ligações 100 com coisas ligadas ao router da MEO.

Existe todavia a possibilidade de 2 dispositivos ligados ao router secundário comunicarem entre si a uma velocidade superior.

Muito obrigado pelo esclarecimento! Simples e elucidativo. Acho que vou mesmo pôr mãos à obra e passar do papel para a realidade.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)