Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema com disco externo
30-01-2009, 22:26
Mensagem: #1
Problema com disco externo
Antes de mais boa noite a todos.

Hoje chegou-me a casa uma caixa externa Akasa Integral, que encomendei com o objectivo de nela colocar o disco rígido do meu antigo computador fixo.

Mesmo para uma pessoa que não percebe muito de informática, como eu, foi fácil montar o disco na caixa, e ligá-la ao computador...

De seguida, e seguindo o manual de instruções à risca, instalei dois programas que vinham no cd de instalação (GPIO e FileSynch), tendo no entanto aparecido mensagens de erro do género 0000000x00000000, uma vez durante a instalação do primeiro programa, e três vezes durante a instalação do segundo, respectivamente.

Esse facto, podendo ou não ser relevante, não impediu a instalação dos programas.

O próximo passo no manual seria pressionar o botão de One Touch Backup e fazer o primeiro backup. E é aqui se está o meu problema. Carregando no botão, não acontece nada.

Tentei ainda abrir os programas que tinha instalado. Quando tentei abrir o FileSynch, surgiu a mensagem "Do not detect USB device!". Quando tentei o GPIO, surgiu a mensagem "ITE IT8903 GPIO Manager Program is already running!". No entanto, não estou a executar esse programa e o ícone do mesmo não surge na barra de tarefas no canto inferior direito do ecrã.

Agradeço desde já toda e qualquer ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-01-2009, 00:51
Mensagem: #2
RE: Problema com disco externo
Vê quais os sistemas operativos suportados pelo software da caixa e verifica se o que estás a usar é suportado, procura actualizações do software na página do fabricante.
Se não houver updates podes sempre usar isso como uma caixa normal e copiar os ficheiros manualmente.
Já agora instalaste os programas com a conta de administrador ou uma conta restrita?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-01-2009, 14:37 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-01-2009 14:51 por kaRam.)
Mensagem: #3
RE: Problema com disco externo
(31-01-2009 00:51)R00KIE Escreveu:  Vê quais os sistemas operativos suportados pelo software da caixa e verifica se o que estás a usar é suportado, procura actualizações do software na página do fabricante.
Se não houver updates podes sempre usar isso como uma caixa normal e copiar os ficheiros manualmente.
Já agora instalaste os programas com a conta de administrador ou uma conta restrita?

Uso o Vista e é suportado pelo software da caixa. Fui ao site da Akasa e não descobri nenhuns updates.

Copiar manualmente também não consigo, pois embora apareçam 4 discos amovíveis, nenhum é reconhecido pelo pc.

Entrei na conta de administrador e reinstalei os programas, mas acontece exactamente o mesmo, excepto os discos amovíveis, que agora nem aparecem.

Obrigado pela ajuda.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-01-2009, 15:14
Mensagem: #4
RE: Problema com disco externo
Hmmmm .... por essas e por outras é que desconfio sempre dos programas maravilha que vêm com o hardware (a não ser que sejam programas muito conhecidos ou drivers). Tenta desinstalar os programas (todos os que vinham com a caixa, dá uma vista de olhos pelas aplicações instaladas e remove alguma extra que possa ter sido instalada com os programas da caixa), reinicia o pc e tenta copiar manualmente, se não der vai até ao gestor de dispositivos e vê se há algum erro. Agora não me lembro de mais nada .....
A caixa e o disco deviam trabalhar bem sem ter de instalar qualquer driver adicional, o windows já tem drivers para dispositivos de armazenamento de massa genéricos (pens e caixas externas), essa função de backup ao carregar no botão é uma coisa extra e opcional que para ser usada necessita do tal software que vem com a caixa mas que se não trabalha o melhor é mesmo não instalar. Caso não se instale o software pode-se usar a caixa e o disco na mesma como uma caixa normal que não tem botões para o que quer que seja.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-01-2009, 21:15
Mensagem: #5
RE: Problema com disco externo
Desinstalei os programas (e também alguma publicidade que tinha sido instalada com eles) e os discos amovíveis voltaram a aparecer, mas sempre que tento abrir diz "Insira um disco em Disco amovível". Será que não montei bem o disco na caixa?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-01-2009, 22:19
Mensagem: #6
RE: Problema com disco externo
Se puderes ligar o disco dentro do pc tenta fazer isso e vê se consegues aceder às partições do disco, se sim é menos uma coisa que pode estar a dar problemas.
Verifica se realmente tens tudo bem ligado, se for um disco IDE verifica se tens o jumper colocado para configurar o disco como master (quando o ligares dentro da caixa), liga o cabo usb a uma porta usb da board e não a uma porta usb da caixa do pc (estas às vezes dão problemas). Verifica também se o disco não faz tipo para arranca quando o tens ligado dentro da caixa tenta ouvir o barulho que o disco faz. Se nada resultar tenta ligar isso no pc de um amigo e não instales software nenhum e vê se trabalha.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-01-2009, 23:13 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-01-2009 23:15 por kaRam.)
Mensagem: #7
RE: Problema com disco externo
É um portátil, logo não posso ligar o disco dentro do pc. É o disco do meu antigo pc fixo, comprei a caixa para poder recuperar os dados que lá tinha, nada mais.

No pc fixo do meu irmão, o computador nem reconhece o dispositivo, o que também pode ser de ligar a caixa a uma das portas USB da frente, e não nas de trás, pelo menos o meu pc antigo dava problemas com as portas USB da parte da frente da caixa. O computador está encaixado numa estante que não permite que eu ligue nas portas de trás, e como o pc é do meu irmão, não tenho liberdade para o abrir e nele colocar o disco, directamente.

Muito obrigado pela ajuda que tens dado.

Edit: " (...) Verifica se realmente tens tudo bem ligado, se for um disco IDE verifica se tens o jumper colocado para configurar o disco como master (quando o ligares dentro da caixa) (...)" - não entendi nada disto (n00b eu sei). Quando falas em caixa aqui é na caixa do pc ou na caixa externa?
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-02-2009, 16:35
Mensagem: #8
RE: Problema com disco externo
Quando falo em caixa é na caixa externa, em todos os manuais das caixas externas (para discos IDE) vem o aviso para configurar o disco como master. Vê no autocolante do disco como deves ligar o jumper (aquela coisa pequena nuns pinos fininhos ao lado do conector da alimentação Tongue ) para configurar o disco como master. Se no autocolante só disser como configurar o disco como master/slave configura como master no entanto tem atenção que certas marcas têm 3 configurações, single/master/slave, nesses tenta primeiro como single, se não der tenta em master. É provável que exista ainda outra opção de configuração csel ou cable select, não uses isso porque essa funcionalidade pode não estar implementada no controlador da caixa externa.
Se não trabalhar nas mesma .... estás um bocado limitado sem puderes testar o disco dentro do pc para tirar a dúvida se está tudo bem com o disco.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 14:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 14:48 por kaRam.)
Mensagem: #9
RE: Problema com disco externo
Isto para mim é chinês. Não percebo mesmo nada disto.

No disco diz:
No Jumper = DS (SLAVE)
J50 DS (MASTER)
J48 CS Enabled
J46 Cap Limit
J44
J22

Isto com vários símbolos de quadrados, certamente saberás o que significa.

Também fiz uma pesquisa no google e estive a ver que diferentes conexões na segunda das "três portas" do disco correspondem a diferentes configurações. Como é que eu mudo isso? É preciso encaixar algum cabo (o que não tenho)?

Obrigado pela ajuda e desculpa lá eu ser um leigo na matéria.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
03-02-2009, 16:20
Mensagem: #10
RE: Problema com disco externo
Tira uma foto do autocolante e coloca aqui .... é capaz de ser mais fácil explicar.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)