Problema com disco externo
|
30-01-2009, 22:26
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Problema com disco externo
Antes de mais boa noite a todos.
Hoje chegou-me a casa uma caixa externa Akasa Integral, que encomendei com o objectivo de nela colocar o disco rígido do meu antigo computador fixo. Mesmo para uma pessoa que não percebe muito de informática, como eu, foi fácil montar o disco na caixa, e ligá-la ao computador... De seguida, e seguindo o manual de instruções à risca, instalei dois programas que vinham no cd de instalação (GPIO e FileSynch), tendo no entanto aparecido mensagens de erro do género 0000000x00000000, uma vez durante a instalação do primeiro programa, e três vezes durante a instalação do segundo, respectivamente. Esse facto, podendo ou não ser relevante, não impediu a instalação dos programas. O próximo passo no manual seria pressionar o botão de One Touch Backup e fazer o primeiro backup. E é aqui se está o meu problema. Carregando no botão, não acontece nada. Tentei ainda abrir os programas que tinha instalado. Quando tentei abrir o FileSynch, surgiu a mensagem "Do not detect USB device!". Quando tentei o GPIO, surgiu a mensagem "ITE IT8903 GPIO Manager Program is already running!". No entanto, não estou a executar esse programa e o ícone do mesmo não surge na barra de tarefas no canto inferior direito do ecrã. Agradeço desde já toda e qualquer ajuda. |
|||
31-01-2009, 00:51
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Problema com disco externo
Vê quais os sistemas operativos suportados pelo software da caixa e verifica se o que estás a usar é suportado, procura actualizações do software na página do fabricante.
Se não houver updates podes sempre usar isso como uma caixa normal e copiar os ficheiros manualmente. Já agora instalaste os programas com a conta de administrador ou uma conta restrita? |
|||
31-01-2009, 14:37
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-01-2009 14:51 por kaRam.)
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
(31-01-2009 00:51)R00KIE Escreveu: Vê quais os sistemas operativos suportados pelo software da caixa e verifica se o que estás a usar é suportado, procura actualizações do software na página do fabricante. Uso o Vista e é suportado pelo software da caixa. Fui ao site da Akasa e não descobri nenhuns updates. Copiar manualmente também não consigo, pois embora apareçam 4 discos amovíveis, nenhum é reconhecido pelo pc. Entrei na conta de administrador e reinstalei os programas, mas acontece exactamente o mesmo, excepto os discos amovíveis, que agora nem aparecem. Obrigado pela ajuda. |
|||
31-01-2009, 15:14
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Hmmmm .... por essas e por outras é que desconfio sempre dos programas maravilha que vêm com o hardware (a não ser que sejam programas muito conhecidos ou drivers). Tenta desinstalar os programas (todos os que vinham com a caixa, dá uma vista de olhos pelas aplicações instaladas e remove alguma extra que possa ter sido instalada com os programas da caixa), reinicia o pc e tenta copiar manualmente, se não der vai até ao gestor de dispositivos e vê se há algum erro. Agora não me lembro de mais nada .....
A caixa e o disco deviam trabalhar bem sem ter de instalar qualquer driver adicional, o windows já tem drivers para dispositivos de armazenamento de massa genéricos (pens e caixas externas), essa função de backup ao carregar no botão é uma coisa extra e opcional que para ser usada necessita do tal software que vem com a caixa mas que se não trabalha o melhor é mesmo não instalar. Caso não se instale o software pode-se usar a caixa e o disco na mesma como uma caixa normal que não tem botões para o que quer que seja. |
|||
31-01-2009, 21:15
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Desinstalei os programas (e também alguma publicidade que tinha sido instalada com eles) e os discos amovíveis voltaram a aparecer, mas sempre que tento abrir diz "Insira um disco em Disco amovível". Será que não montei bem o disco na caixa?
|
|||
31-01-2009, 22:19
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Se puderes ligar o disco dentro do pc tenta fazer isso e vê se consegues aceder às partições do disco, se sim é menos uma coisa que pode estar a dar problemas.
Verifica se realmente tens tudo bem ligado, se for um disco IDE verifica se tens o jumper colocado para configurar o disco como master (quando o ligares dentro da caixa), liga o cabo usb a uma porta usb da board e não a uma porta usb da caixa do pc (estas às vezes dão problemas). Verifica também se o disco não faz tipo para arranca quando o tens ligado dentro da caixa tenta ouvir o barulho que o disco faz. Se nada resultar tenta ligar isso no pc de um amigo e não instales software nenhum e vê se trabalha. |
|||
31-01-2009, 23:13
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-01-2009 23:15 por kaRam.)
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
É um portátil, logo não posso ligar o disco dentro do pc. É o disco do meu antigo pc fixo, comprei a caixa para poder recuperar os dados que lá tinha, nada mais.
No pc fixo do meu irmão, o computador nem reconhece o dispositivo, o que também pode ser de ligar a caixa a uma das portas USB da frente, e não nas de trás, pelo menos o meu pc antigo dava problemas com as portas USB da parte da frente da caixa. O computador está encaixado numa estante que não permite que eu ligue nas portas de trás, e como o pc é do meu irmão, não tenho liberdade para o abrir e nele colocar o disco, directamente. Muito obrigado pela ajuda que tens dado. Edit: " (...) Verifica se realmente tens tudo bem ligado, se for um disco IDE verifica se tens o jumper colocado para configurar o disco como master (quando o ligares dentro da caixa) (...)" - não entendi nada disto (n00b eu sei). Quando falas em caixa aqui é na caixa do pc ou na caixa externa? |
|||
01-02-2009, 16:35
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Quando falo em caixa é na caixa externa, em todos os manuais das caixas externas (para discos IDE) vem o aviso para configurar o disco como master. Vê no autocolante do disco como deves ligar o jumper (aquela coisa pequena nuns pinos fininhos ao lado do conector da alimentação
![]() Se não trabalhar nas mesma .... estás um bocado limitado sem puderes testar o disco dentro do pc para tirar a dúvida se está tudo bem com o disco. |
|||
03-02-2009, 14:47
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 03-02-2009 14:48 por kaRam.)
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
Isto para mim é chinês. Não percebo mesmo nada disto.
No disco diz: No Jumper = DS (SLAVE) J50 DS (MASTER) J48 CS Enabled J46 Cap Limit J44 J22 Isto com vários símbolos de quadrados, certamente saberás o que significa. Também fiz uma pesquisa no google e estive a ver que diferentes conexões na segunda das "três portas" do disco correspondem a diferentes configurações. Como é que eu mudo isso? É preciso encaixar algum cabo (o que não tenho)? Obrigado pela ajuda e desculpa lá eu ser um leigo na matéria. |
|||
03-02-2009, 16:20
Mensagem: #10
|
|||
|
|||
Tira uma foto do autocolante e coloca aqui .... é capaz de ser mais fácil explicar.
|
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 2 Visitante(s)