Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
|
29-10-2015, 11:07
Mensagem: #1
|
|||
|
|||
Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Olá
Penso que o assunto ainda não foi aqui discutido e também penso que este problema não é do pplware em particular. Eu tenho alguns vídeos (.mkv) aos quais associei o OMXPlayer como default para os ler, no entanto quando o vídeo arranca, passados alguns segundos começa a fazer o flickering (nem sei bem como explicar) na parte inferior do vídeo e por vezes o audio também apresenta alguns cortes. Se abrir um terminal e arrancar o vídeo directamente via command line (o mesmo vídeo) não tenho qualquer problema, seja de audio ou vídeo. Copiei o omxplayer.desktop de /usr/share/applications/ para ~/.local/share/applications, e coloquei exactamente como faço para arrancar via command line e o problema continua. Alguém tem o mesmo problema ? Conseguiram dar a volta ? Tentei pesquisar no google mas não encontrei nada parecido com isto. Obrigado desde já. Nuno |
|||
29-10-2015, 11:34
Mensagem: #2
|
|||
|
|||
RE: Flickering nos vídeos com OMXPlayer via File Manager
Acho que já descobri a origem do problema
![]() A OMXPlayer application tem a opção -b que não se comporta muito bem quando o ficheiro tem legendas associadas e é lançado via File Manager. Vou abrir um ticket no github do omxplayer para ver se alguém tem uma ideia de como resolver. ![]() |
|||
29-10-2015, 12:54
(Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 29-10-2015 13:01 por dsantos.)
Mensagem: #3
|
|||
|
|||
Boas
O problema deve ser devido ao facto que o XFCE (que corre sobre o X e é aqui que deve estar o problema) não tem um compositor activado por defeito e apesar de dar para activar o incluído no XFCE este não suporta OpenGLES / EGL, então o flickering vai continuar. Os únicos compositors que conheço para Linux que suportam OpenGLES / EGL é o kwin (do KDE mas é muito pesado para o RPi e mesmo assim não sei se funciona) e o Weston mas este requer o Wayland em vez do X, a ultima vez que testei ainda estava muito verde e requer tb que as aplicações suportem o Wayland. O ficheiro /usr/share/applications/omxplayer.desktop fui eu que o criei, com as opções que me pareceram melhor, mas isto já foi há algum tempo e é raro usar o programa (uso antes o Kodi). A opção -b coloca as bordas dos videos (se tiver) pretas, para não se ver o XFCE nesses locais. Se desactivares essa opção funciona bem? Cumprimentos |
|||
29-10-2015, 13:42
Mensagem: #4
|
|||
|
|||
Bem, acho que podes esquecer o que disse em cima, julgo que não se aplica no omxplayer.
Experimentei agora alguns vídeos com legenda no XFCE usando o "open with" e não verifiquei qualquer tipo de "flickering" nem qualquer atraso em relação ao audio. Isto no Pipplware 5.0 que vai ser lançado brevemente e no Raspberry Pi 2, mas julgo que tb nunca vi isso acontecer nas versões anteriores. Já agora qual o codec do video que isso acontece ? Experimentei videos h264 e xvid. |
|||
29-10-2015, 16:43
Mensagem: #5
|
|||
|
|||
Olá dsantos,
Obrigado pelas respostas. Sim, retirando a opção -b ou retirando as legendas, funciona tudo perfeitamente bem, cheira-me que o problema tem a ver com o rendering das legendas, até porque o flickering que se vê é na parte de baixo da imagem, na zona das legendas. Eu posso tentar fazer um vídeo para verem, só por curiosidade. Entretanto abri um issue no github do omxplayer e vou aguardar para ver o que me dizem. Quanto ao Codec, vai aqui a informação: Citar:Input #0, matroska,webm, from 'ZZZZZZZZZ.mkv': Isto foi testado no Pipplware 4.2 e num Rapberry Pi 2, sendo que o Pipplware 5.0 já está em RC, achas que é possível/aconselhado fazer já o dist-upgrade ? Obrigado |
|||
29-10-2015, 17:30
Mensagem: #6
|
|||
|
|||
Infelizmente não vai dar para fazer upgrade do Pipplware 4.2 para o 5.0, o Pipplware 5.0 é baseado no Raspbian/Debian Jessie e as mudanças no nucleo são muitas o que seria extremamente dificil assegurar um processo de update sem problemas.
Experimente actualizar o kernel e firmware executando o seguite comando: Código: sudo rpi-update Reinicia e vê se o problema persiste. |
|||
29-10-2015, 18:40
Mensagem: #7
|
|||
|
|||
(29-10-2015 17:30)dsantos Escreveu: Infelizmente não vai dar para fazer upgrade do Pipplware 4.2 para o 5.0, o Pipplware 5.0 é baseado no Raspbian/Debian Jessie e as mudanças no nucleo são muitas o que seria extremamente dificil assegurar um processo de update sem problemas. Já o tinha feito, sem resultados ![]() Quanto ao Jessie, estou em pulgas para experimentar, mas vou então aguardar pela release do 5.0. Obrigado pelas dicas, entretanto se tiver alguma resposta em concreto sobre este assunto, colocarei. |
|||
24-12-2015, 21:54
Mensagem: #8
|
|||
|
|||
Vi o teu comentário no github do omxplayer. Experimenta desactivar o splashscreen, reiniciar e experimentar o comando que costuma dar problemas:
Código: sudo update-rc.d asplashscreen disable |
|||
27-12-2015, 16:26
Mensagem: #9
|
|||
|
|||
(24-12-2015 21:54)dsantos Escreveu: Vi o teu comentário no github do omxplayer. Experimenta desactivar o splashscreen, reiniciar e experimentar o comando que costuma dar problemas:Olá Diogo Obrigado pela dica, e desculpa não ter experimentado antes, mas foi natal e não tive muito tempo. Acabei de testar e está na mesma, eu acho que vou ter que ver o code path da opção -b e ver o que se passa, EU acho que é over processing, e a opção -b activada com vídeos que requeiram mais processamento faz com que não se consiga atingir os requisitos do tempo por frame e começa o flickering. Mas isto só indo para o código e ver o que se pode fazer. Se tiveres assim mais alguma ideia avisa que eu testo num instante. Obrigado. |
|||
« Mais Antigo | Mais Recente »
|
Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)