Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Problema de espaço!!!
19-02-2009, 12:19
Mensagem: #1
Windows Problema de espaço!!!
Olá pessoal, estou com um problema e conto com a vossa ajuda, passo a explicar:

Tenho um portátil com 80Gb de disco, depois de formatado e pronto a trabalhar ficou com 75Gb (até aqui tudo normal).
De salientar que já o tenho à um ano e quando selecciono todas as pastas (incluido as ocultas) e vou a propriedades verificar o tamanho delas é de 25Gb. E só tenho 5Gb livres. 75 - (25 + 5) = 45 Gb!!!! Estão-me a faltar 45 Gb de disco, que é feito deles?? EEK!EEK!

Depois de pesquisar um pouco pela net, esta pareceu-me a causa mais provável: problema no tamanho do cluster. Sad http://support.microsoft.com/kb/315688/pt

Uma das dicas que a Microsoft dá é redefenir o tamanho do cluster com o comando: format C: /a:2048
E aí surgiu outra duvida, ao utilizar este comando não vai formatar a unidade C? e aí defenir um novo tamanho do cluster?

SurprisedUnsure
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 13:29
Mensagem: #2
RE: Problema de espaço!!!
Sim, vai. Mas podes tentar usar um gestor de partições para alterar o tamanho dos blocos sem formatar.

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 13:57
Mensagem: #3
RE: Problema de espaço!!!
Qual é o sistema operativo que estás a utilizar ?

[Imagem: assinqz4.png]
[Imagem: pplware_reader.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 15:50 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-02-2009 15:53 por jruimcouto.)
Mensagem: #4
RE: Problema de espaço!!!
(19-02-2009 13:57)peska Escreveu:  Qual é o sistema operativo que estás a utilizar ?

Win XP SP3
(19-02-2009 13:29)Ferreira Escreveu:  Sim, vai. Mas podes tentar usar um gestor de partições para alterar o tamanho dos blocos sem formatar.

Desculpa lá, podes explicar melhor isso, instalo por exemplo o partion magic, crio uma nova partição (4Gb no máximo, visto que só tenho 5Gb livres) e depois que faço??
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 17:13
Mensagem: #5
RE: Problema de espaço!!!
Existe uma coisa que pode resultar, ou pelo menos consegues ganhar algum espaço vazio que é o seguinte.

Vais ao Painel de Controlo, Sistema, Restauro do sistema e Desactivas o Restauro do sistema depois carrega em Aplicar. Após alguns segundos ficará parecido com a imagem abaixo.
[Imagem: restauroxd1.png]
[Imagem: w419.png]

Verificas se conseguiste mais algum espaço livre, e ate podes voltar a activar o restauro do sistema.


Espero ter ajudado

[Imagem: assinqz4.png]
[Imagem: pplware_reader.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 17:17
Mensagem: #6
RE: Problema de espaço!!!
Já agora, que tamanho tens para os blocos? É que essa diferença de espaço não me parece lá muito normal.

(Podes ver isto criando um ficheiro com apenas um byte e vendo o espaço que ele ocupa.)

[Imagem: pplware_moderator.png]
http://twitter.com/ferreira
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 17:32
Mensagem: #7
RE: Problema de espaço!!!
Pois isso é outra coisa qualquer e não o tamanho dos clusters, faz o que o peska disse.
Se o sistema estiver a trabalhar bem apaga os pontos de restauro todos, esvazia a reciclagem e faz um chekdisk ... pode haver qualquer coisa menos bem no sistema de ficheiros.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 18:47 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-02-2009 18:56 por legnakrad.)
Mensagem: #8
RE: Problema de espaço!!!
(19-02-2009 12:19)jruimcouto Escreveu:  Tenho um portátil com 80Gb de disco, depois de formatado e pronto a trabalhar ficou com 75Gb (até aqui tudo normal).
De salientar que já o tenho à um ano e quando selecciono todas as pastas (incluido as ocultas) e vou a propriedades verificar o tamanho delas é de 25Gb. E só tenho 5Gb livres. 75 - (25 + 5) = 45 Gb!!!! Estão-me a faltar 45 Gb de disco, que é feito deles??

boas,

a menos q tenhas triliões de files de 3 ou 4 kbs então ñ tem nada a ver com o tamanho dos clusters

coloca visiveis os system files\folders
explorer > tools > hide protected operating systems (retira o visto)

qual o tamanho do pagefile.sys e do hiberfil.sys ?

porventura ñ utilizas o Norton Antivirus (ou SystemWorks) (lembro-me q o norton trazia uma aplicação, algo tipo Norton Protected Recycle ou qq coisa do genero q guardava tudo o q apagavas do Recycle Bin)?

e sendo um portatil, porventura ñ tens uma partição de recuperação escondida ?
start > run > diskmgmt.msc

s/ +
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 19:21
Mensagem: #9
RE: Problema de espaço!!!
@legnakrad
Ele disse que formatou e tinha 75G Wink

O hiberfil.sys deve ter o mesmo tamanho da ram e o pagefile deve estar dinâmico como vem de origem (o limite mínimo é anda perto de 1,5x o tamanho da ram e o máximo perto de 2,5x acho eu).

Essa do norton não sabia a ideia é boa mas a trabalhar assim não obrigado Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-02-2009, 23:13
Mensagem: #10
RE: Problema de espaço!!!
(19-02-2009 18:47)legnakrad Escreveu:  
(19-02-2009 12:19)jruimcouto Escreveu:  Tenho um portátil com 80Gb de disco, depois de formatado e pronto a trabalhar ficou com 75Gb (até aqui tudo normal).
De salientar que já o tenho à um ano e quando selecciono todas as pastas (incluido as ocultas) e vou a propriedades verificar o tamanho delas é de 25Gb. E só tenho 5Gb livres. 75 - (25 + 5) = 45 Gb!!!! Estão-me a faltar 45 Gb de disco, que é feito deles??

boas,

a menos q tenhas triliões de files de 3 ou 4 kbs então ñ tem nada a ver com o tamanho dos clusters

coloca visiveis os system files\folders
explorer > tools > hide protected operating systems (retira o visto)

qual o tamanho do pagefile.sys e do hiberfil.sys ?

porventura ñ utilizas o Norton Antivirus (ou SystemWorks) (lembro-me q o norton trazia uma aplicação, algo tipo Norton Protected Recycle ou qq coisa do genero q guardava tudo o q apagavas do Recycle Bin)?

e sendo um portatil, porventura ñ tens uma partição de recuperação escondida ?
start > run > diskmgmt.msc

s/ +

O pagefile.sys tem 1,5 Gb e não tenho o ficheiro hiberfil.sys.
O antivirus que uso é o Nod32 e não, não tenho nenhuma partição de recuperação escondida.

@ROOKIE
Como já referi não tenho o hiberfil.sys, a não ser que não esteja na raiz do pc. E o pagefile.sys, sim tem 1,5x a memória RAM. 1GB de RAM e 1,5GB de pagefile.sys.

@peska
Depois de fazer o que disseste com o restauro do sistema recuperei 5 Gb, só falta descobrir onde estão 35 Gb, lol.

@ferreira
Depois de criar um novo documento de texto apenas com um caracter lá dentro, esse documento ocupa 1Kb.

Agradeço a todos e continuo à espera de mais sugestões. Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)