Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 4 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Os vencedores do Oscares 2009
23-02-2009, 17:24 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 23-02-2009 17:26 por tbogas.)
Mensagem: #1
Os vencedores do Oscares 2009
Era um triunfo anunciado — todas as previsões apontavam para a sua vitória — mas nem assim deixou de ser arrasador: "Quem Quer Ser Bilionário?", de Danny Boyle, foi o vencedor absoluto dos Oscares 2009, com oito prémios incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador.

Numa cerimónia onde o cinema americano quase não foi premiado, e que galardoou a inglesa Kate Winslet (Melhor Actriz), o australiano Heath Ledger (Melhor Actor Secundário), a espanhola Penélope Cruz (Melhor Actriz Secundária) e os robots de Wall-E (Melhor Longa-Metragem de Animação), a surpresa da noite acabou por ser a vitória de Sean Penn como melhor actor por "Milk", de Gus van Sant.

Pelo contrário, "Dúvida" e "Frost/Nixon" não concretizaram nenhuma das suas cinco nomeações, e "O Estranho Caso de Benjamin Button", o filme mais nomeado de 2009, indigitado para 13 prémios, foi o grande derrotado da cerimónia, vencendo apenas em três categorias técnicas.

Ao longo de três horas e meia, o actor australiano Hugh Jackman moderou a entrega dos prémios no Kodak Theatre em Los Angeles, num espectáculo ritmado e bastante “despachado”, pontuado por várias montagens de cenas dos filmes de 2008 e dois números musicais de grande espectáculo (um dos quais com Beyoncé Knowles), que procurou inovar em relação a edições anteriores. As principais diferenças acabaram, contudo, por ser o agrupamento em “blocos” das categorias técnicas e a maior ênfase nas categorias de representação, com os cinco nomeados de cada categoria a serem introduzidos por cinco vencedores de anos anteriores.

Sem grandes surpresas, "Quem Quer Ser Bilionário?" começou a adivinhar-se cedo como grande vencedor da noite. Para além de melhor filme e melhor realizador, este conto de fadas "dickensiano" sobre um miúdo das favelas de Mumbai que chega à final indiana do concurso televisivo Quem Quer Ser Milionário venceu ainda os galardões de Argumento Original, Banda-Sonora, Fotografia, Montagem, Montagem de Som e Canção Original.

O filme de Danny Boyle, que tem dividido águas entre o público e a crítica em Portugal e noutros países europeus, consolidou com os oito Oscares a sua história de improvável sucesso. De facto, esta produção inglesa quase foi “despejada” directamente em DVD nos EUA depois da Warner se ter desinteressado de distribuir o filme na sequência de restruturações internas e, “repescada” pela Fox, acabou por se tornar num êxito inesperado de crítica e bilheteira. É inevitável pensar que esse “fenómeno” de popularidade contribuiu também para o seu triunfo numa cerimónia que há vários anos premeia tanto os filmes como a repercussão que os rodeia.

Com perto de cem milhões de dólares de receitas americanas, "Quem Quer Ser Bilionário?" é um dos poucos êxitos de bilheteira das nomeações deste ano — com vários críticos a “queixarem-se” de que eram precisos mais sucessos comerciais numa lista cheia de obras que o grande público não tinha visto. Como, por exemplo, os filmes que valeram os prémios femininos de representação. Kate Winslet e Penélope Cruz, emocionadíssimas e em lágrimas, foram consideradas melhor actriz e melhor actriz secundária, respectivamente por "O Leitor", de Stephen Daldry e "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen (único filme que venceu todos os prémios para que foi nomeado — apenas o de Actriz Secundária). Embora ambas as actrizes partissem favoritas nas suas categorias, os dois filmes tiveram carreiras discretas nas bilheteiras americanas e maior repercussão na Europa.

Por outro lado, Heath Ledger tornou-se no segundo actor a receber um Óscar póstumo, depois de Peter Finch em "Escândalo na TV", com a estatueta de melhor actor secundário por "O Cavaleiro das Trevas" a ser entregue aos pais e à irmã. O prémio de Ledger estava praticamente ganho à partida devido à trágica morte do actor entre o término da rodagem e a estreia do filme de Christopher Nolan, que se tornaria no quarto maior êxito de bilheteira de sempre da história de cinema. "O Cavaleiro das Trevas", que foi ainda nomeado para mais oito prémios em categorias técnicas, venceu ainda o prémio de Mistura de Som.

A maior surpresa da noite — e, de caminho, o único Óscar de representação atribuído a um cidadão americano — acabou por vir na categoria de melhor actor, onde Mickey Rourke partia favorito por "O Wrestler" de Darren Aronofsky. Em vez disso, a Academia optou por premiar Sean Penn por "Milk", de Gus van Sant, filme que, das suas oito nomeações, concretizaria ainda apenas o galardão de argumento original. Mas Penn, cujo discurso foi o mais político da noite — a par do do argumentista Dustin Lance Black — deixou a terminar uma dedicatória especial a Rourke, dizendo “Mickey Rourke ergue-se de novo e é meu irmão”. Os prémios de "Milk" podem também ser lidos como uma “tomada de posição” de Hollywood numa questão delicada, e como uma compensação pela derrota, há três anos, nas categorias principais de outro filme de temática gay, "O Segredo de Brokeback Mountain", de Ang Lee (que, nomeado para oito prémios, apenas venceu três).

Se não houve surpresa na vitória de "Wall-E" na categoria de Melhor Longa-Metragem animada (a única das suas seis nomeações convertida em prémio) nem na de "Homem no Arame", de James Marsh (que estreia entre nós no próximo dia 5 de Março) como Melhor Documentário de Longa-Metragem, já o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro foi inesperado. A Academia premiou o filme japonês de Yojiro Takita, Okuribito ("Departures"), quando tudo apontava para a vitória de "Valsa com Bashir", de Ari Folman, numa categoria forte que também incluia "A Turma", de Laurent Cantet, e "O Complexo Baader Meinhof", de Uli Edel..

A haver um grande derrotado da noite, ele terá de ser "O Estranho Caso de Benjamin Button", de David Fincher, que partia com 13 nomeações entre as quais Melhor Filme e Melhor Realizador, mas apenas concretizou três em categorias técnicas (Cenografia, Maquilhagem e Efeitos Visuais). "Dúvida", de John Patrick Shanley, e "Frost/Nixon", de Ron Howard, com cinco nomeações cada, saíram de mãos a abanar.

[Imagem: slumdog.jpg]

RESUMO:
Melhor Filme - “Slumdog Millionaire” (Quem Quer Ser Bilionário)

Melhor Actriz - Kate Winslet, “The Reader”

Melhor Actor - Sean Penn, “Milk”

Melhor Actriz Secundária - Penélope Cruz, “Vicky Cristina Barcelona”

Melhor Actor Secundário - Heath Ledger, “The Dark Knight” (O Cavaleiro das Trevas)

Melhor realizador - Danny Boyle, “Slumdog Millionaire” (Quem Quer Ser Bilionário)


Fonte: Publico.pt

+info

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 17:28
Mensagem: #2
RE: Os vencedores do Oscares 2009
Sankiu, sankiu!

[Imagem: sig1.png]
Virtual Private Network em Debian com OpenS/WAN
Reset da password no Ubuntu/Debian? Aqui!
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 17:31
Mensagem: #3
RE: Os vencedores do Oscares 2009
(23-02-2009 17:28)skyle Escreveu:  Sankiu, sankiu!

O Japonês é que foi engraçado LOL
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 17:33
Mensagem: #4
RE: Os vencedores do Oscares 2009
.... Smile

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 17:37
Mensagem: #5
RE: Os vencedores do Oscares 2009
Por acaso já vi o Slumdog Millionaire. Nunca vi "O Estranho Caso de Benjamin Button" mas parece-me ser um excelente filme (pelos excertos e trailer's que vi). Com tanta concorrência, acho que ninguém previa que o Slumdog Millionaire leva-se oito (8!) óscares para casa... Posso ainda dizer que os prémios para melhor actor (Sean Penn) e melhor actor secundário (Heath Ledger) foram muito mas muito merecidos! O primeiro por ser um grande actor, um dos melhores, sem dúvida, com uma excelente carreira. O segundo porque, ainda que não fosse o melhor (a nível técnico e tudo isso), teve uma performance como há muito não se via. Talvez fosse um papel mesmo à sua medida! E colocou o Joker noutro patamar... Wink
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 17:42
Mensagem: #6
RE: Os vencedores do Oscares 2009
(23-02-2009 17:37)Ricardo Ferreira Escreveu:  Por acaso já vi o Slumdog Millionaire. Nunca vi "O Estranho Caso de Benjamin Button" mas parece-me ser um excelente filme (pelos excertos e trailer's que vi). Com tanta concorrência, acho que ninguém previa que o Slumdog Millionaire leva-se oito (8!) óscares para casa... Posso ainda dizer que os prémios para melhor actor (Sean Penn) e melhor actor secundário (Heath Ledger) foram muito mas muito merecidos! O primeiro por ser um grande actor, um dos melhores, sem dúvida, com uma excelente carreira. O segundo porque, ainda que não fosse o melhor (a nível técnico e tudo isso), teve uma performance como há muito não se via. Talvez fosse um papel mesmo à sua medida! E colocou o Joker noutro patamar... Wink

Quanto ao prémio de melhor actor, Sean Penn, acho merecida, no entanto se tivesse sido premiado Brad Pitt não teria sido em vão, teve um grande trabalho no filme ""O Estranho Caso de Benjamin Button".

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 18:28
Mensagem: #7
RE: Os vencedores do Oscares 2009
Achei igualmente merecido o prémio dado ao Sean Penn, no entanto ainda tive a esperança que o Mickey Rourke tivesse alguma chance.

Também pensei que o Wrestler tivesse tido um impacto um pouco maior, coisa que não se viu. Rolleyes

Não é que não concorde com a atribuição a título póstumo de melhor actor secundário ao Heath Ledger. Achei-o o melhor Joker dos últimos anos, sem dúvida alguma mas... Será que se o rapaz não tivesse falecido, lhe davam o prémio na mesma?Rolleyes
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 18:31
Mensagem: #8
RE: Os vencedores do Oscares 2009
(23-02-2009 18:28)acidizer Escreveu:  Não é que não concorde com a atribuição a título póstumo de melhor actor secundário ao Heath Ledger. Achei-o o melhor Joker dos últimos anos, sem dúvida alguma mas... Será que se o rapaz não tivesse falecido, lhe davam o prémio na mesma?Rolleyes

Pois também não sei.... mas que ele teve uma excelente performance... Smile

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 19:49
Mensagem: #9
RE: Os vencedores do Oscares 2009
Estes artigos são muito interessantes, mas podiam-se incluir no de cinema. Aliás, acho que se poderia criar uma categoria apenas para cinema! Wink

[Imagem: 2332369eafbbbff53192ed597067996742b860a.png]
35mm - Cinema (e outros assuntos) num blog. Aceito colaboradores.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-02-2009, 20:15
Mensagem: #10
RE: Os vencedores do Oscares 2009
(23-02-2009 19:49)Ricardo Vieira Escreveu:  Estes artigos são muito interessantes, mas podiam-se incluir no de cinema. Aliás, acho que se poderia criar uma categoria apenas para cinema! Wink

Excelente ideia.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: anicopchase.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)