Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
17-03-2009, 16:26
Mensagem: #1
enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
Boas, estou a criar uma função em python que acede a uma BD e retorna certos valores que lhe é pedido, até aí tudo bem, só que quando vou "correr" no python (f5 - minha versão é 2.5.4), abre-me uma janela de erro com a seguinte mensagem:
Syntax Error
There's an error in you program:
enconding problem: utf-8

No entanto reparei que o erro estava na linha 2 cp1252, tive a ver e a pesquisar e descobri que tem a ver com uma possível conversão que teoricamente é utf-8 mas no fundo é cp1252 (pelo que percebi).

Aqui está o código fonte (as 2 primeiras alíneas):
#! /usr/bin/env python
# -*- coding: cp1252 -*-

Se alguém souber ajudar, qualquer ajuda é bem vinda. Obrigado.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
17-03-2009, 19:12
Mensagem: #2
RE: enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
Não percebo nada de python (a nível de sintaxe), mas olhando para esse erro diria que talvez no editor onde fizeste isso estarias a introduzir caracteres em iso-8859-1 (o default, por exemplo, no notepad do windows)? Tens caracteres como ', «, », ou com acentos no código?

BrunoBernardino.com
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
18-03-2009, 16:02
Mensagem: #3
RE: enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
Obrigada Bruno Bernardino.
O problema estava no intrepretador python, tive que alterar no notepad++ para encode utf-8 without BOM, depois foi só alterar alguns caracteres malucos "et voila".
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 01:00
Mensagem: #4
RE: enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
lol, pois ainda à alguns dias falamos noutro post sobre a codificação dos ficheiros... ehehehe


pior, no outro dia um colega meu que esteve duas horas a fazer debug quando ele apenas estava com o numlook ligado, e isto em alguns portáteis não se repara à primeira.. são aquelas coisas básicas que nos passam sempre ao lado.. Tongue
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 10:39
Mensagem: #5
RE: enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
(19-03-2009 01:00)MarcoMonteiro Escreveu:  lol, pois ainda à alguns dias falamos noutro post sobre a codificação dos ficheiros... ehehehe


pior, no outro dia um colega meu que esteve duas horas a fazer debug quando ele apenas estava com o numlook ligado, e isto em alguns portáteis não se repara à primeira.. são aquelas coisas básicas que nos passam sempre ao lado.. Tongue

Outras das coisas que é "extremamente chato" em python é a indentação, se trabalhares com o notepad++, tens que ter em atenção em definir a tab para 4 espaços e mesmo assim, muitas vezes convém ser mesmo tu a dar esses 4 espaços ...

Quanto a debuging ...., é a malapata da programação, "perde-se" tempo que é uma coisa louca as vezes por cauisa de uma coisinha tão pequena ...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-03-2009, 17:11
Mensagem: #6
RE: enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
(19-03-2009 10:39)balaico Escreveu:  
(19-03-2009 01:00)MarcoMonteiro Escreveu:  lol, pois ainda à alguns dias falamos noutro post sobre a codificação dos ficheiros... ehehehe


pior, no outro dia um colega meu que esteve duas horas a fazer debug quando ele apenas estava com o numlook ligado, e isto em alguns portáteis não se repara à primeira.. são aquelas coisas básicas que nos passam sempre ao lado.. Tongue

Outras das coisas que é "extremamente chato" em python é a indentação, se trabalhares com o notepad++, tens que ter em atenção em definir a tab para 4 espaços e mesmo assim, muitas vezes convém ser mesmo tu a dar esses 4 espaços ...

Quanto a debuging ...., é a malapata da programação, "perde-se" tempo que é uma coisa louca as vezes por cauisa de uma coisinha tão pequena ...


a minha experiencia em python é muito pequena... mas sim essa é uma grande chatice para quem está habituado a outras é que na indentação
é sempre a bombar...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
23-03-2009, 20:21
Mensagem: #7
RE: enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
Tambem nao tenho grande experiencia com Python mas até ao momento ainda nao tive problemas com o editor PyScripter.

É muito raro editar codigo Python no notepad++, utilizo sempre o Pyscripter, é freeware, faz indentantação automatica, o autocomplete ja funciona relativamente bem e o melhor de tudo é que tem um interface simples para debug.
PyScripter

A ActiveState lançou também uma versão gratuita do editor komodo, o "Komodo edit" mas este não tem interpretador associado Confused.
Komodo Edit
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
26-03-2009, 00:36
Mensagem: #8
RE: enconding problem no Python - alguém sabe ajudar
muito boa dica abip Big Grin
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)