Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
O fim do spam
18-07-2009, 16:13
Mensagem: #1
O fim do spam
Várias pessoas viram no último "E porque hoje é sexta" um vídeo com uma ideia de acabar com o spam, e muitos, incluindo eu, queriam ver um bom debate sobre o assunto.

Como interessado, é isso que venho propor aqui: o que acham dessa ideia de acabar o spam? Resultará mesmo? Será mais eficaz que o actual sistema que possuímos? Trará algum inconveniente?

http://www.pplware.com/2009/07/17/e-porq...sexta-100/
http://videos.sapo.pt/mLFjwqFg9wMzfncpjPDt
(apenas o vídeo)

Vamos lá!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-07-2009, 13:47
Mensagem: #2
RE: O fim do spam
Ou é de mim ou ele quer mudar toda a estrutura de servidores existente?
Ou é de mim ou isso apenas vai aumentar os custos...
Isto para além do facto de que me parece que este senhor não sabe bem do que está a falar...mas é só por acaso...corrijam-me se estiver enganado.
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-07-2009, 15:46
Mensagem: #3
RE: O fim do spam
Pois sim ... está bem está, e os spammers não arranjavam logo maneira de dar a volta à coisa.
Acabar com 100% do spam ... como se receber pedidos de autorização relativos a mensagens de spam não sejam quase o mesmo que receber o spam (do ponto de vista do utilizador final).
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-07-2009, 16:52
Mensagem: #4
RE: O fim do spam
Subscrevo o que foi dito tanto pelo RaCcOn como pelo R00KIE.

Se estiver a dizer algum disparate corrijam-me mas, conter spam, sim é possível. Agora acabar com ele em termos globais? Em múltiplas infra-estruturas, múltiplos servidores, equipamentos? Em múltiplos ISP's/datacenters etc etc? Acho pouco provável, mas prossigamos.

Coloca-se a seguinte questão;

Mesmo sabendo que a grande maioria dos utilizadores de e-mail optam por contas gratuitas, em vez de utilizarem por exemplo as que os seus ISP's providenciam, endereço de e-mail na firma/organismo no qual trabalham, até que ponto é que providers de e-mail gratuitos se irão dedicar inteiramente a isto? Que lógica tinha gastar quantias consideráveis de dinheiro com um produto que é disponibilizado ao público de forma gratuita?

Divagando um pouco, esta implementação será sinónimo de "e-mail sem spam=conta de e-mail paga?"

Dando um pouco mais de ênfase ao que o R00KIE disse no final do post, há aqui o papel do utilizador final.

O que é que garante que a maioria dos utilizadores finais se consigam acostumar?


L.

Montana LLC
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-07-2009, 20:44
Mensagem: #5
RE: O fim do spam
É que nem é o utilizador final se acostumar, isto seria parecido como eu estar a espera de um e-mail extremamente importante...então iria receber uma mensagem a dizer que tinha uma nova mensagem e se pretendia aceitar receber esta mensagem ou não...
Ora bom, passamos então a entrar no nosso mail e em vez de eliminar-mos mensagens passamos a não aceita-las...humm parece-me bem...
Isto aliado ao facto das alterações em servidores e os custos que iria trazer!lolol

Vamos lá ver outro ponto que focas-te acidizer, a internet e alguns serviços grátis vivem as custas da publicidade...
Por exemplo existem milhares de serviços grátis que subscrevemos indicando os nossos dados etc etc etc...os criadores desses serviços grátis, vivem basicamente "vendendo" uma base de dados com dados mais ou menus detalhados dos seus utilizadores...dados estes em que cerca de 99% são válidos...
Deixa de haver spam...
Passamos a ter outro tipo de spam...(O aceita ou não aceita não é a mesma treta?)
Deixamos de ter serviços grátis online...
e etc por aí fora...

Eu acho que o senhor, com todo o respeito deve de ter acordado de manha cedo, não tinha nada para fazer então decidiu inventar algo...enfim...se ao menus soubesse do que estava a falar...

Tudo isto para dizer que arranjem o método que quiserem para eliminar o spam, ele vai sempre existir...e sinceramente, viva o Spam que nos trás imensas vantagens...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-07-2009, 21:43 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 19-07-2009 21:45 por acidizer.)
Mensagem: #6
RE: O fim do spam
(19-07-2009 20:44)RaCcOn Escreveu:  É que nem é o utilizador final se acostumar, isto seria parecido como eu estar a espera de um e-mail extremamente importante...então iria receber uma mensagem a dizer que tinha uma nova mensagem e se pretendia aceitar receber esta mensagem ou não...
Ora bom, passamos então a entrar no nosso mail e em vez de eliminar-mos mensagens passamos a não aceita-las...humm parece-me bem...

Ou seja, tecnicamente iriamos perder o dobro do tempo a ler e-mails. Ou melhor... Perdia-se tempo extra a autorizar a devida recepcção, coisa que a maioria das pessoas, ou qualquer tipo de utilizador/administrador, etc não se iriam sequer preocupar em fazer. As coisas querem-se práticas, funcionais e eficazes.

(19-07-2009 20:44)RaCcOn Escreveu:  Isto aliado ao facto das alterações em servidores e os custos que iria trazer!lolol
Acho que esta será uma das principais razões pela qual isto nunca poderá ver a luz do dia. Não estou a ver a Sun, a IBM, a HP a Fujitsu, a XYZ a suportarem a adopção de uma coisa que o senhor descreve como sendo simples. E outro ponto ainda.
O que é que aconteceria a quem tenha os dispositivos de rede do costume estilo firewalls e afins? Dum dia para o outro os fabricantes iam escrever um IOS novo para cada dispositivo, tanto para os recentes como para todos os modelos descontinuados que mesmo sendo descontinuados têm acordos de suporte?

Até posso estar a complicar o pseudo-processo de migração, mas acho que o primeiro ponto fulcral do tema deveria ser este.

(19-07-2009 20:44)RaCcOn Escreveu:  Vamos lá ver outro ponto que focas-te acidizer, a internet e alguns serviços grátis vivem as custas da publicidade...
Por exemplo existem milhares de serviços grátis que subscrevemos indicando os nossos dados etc etc etc...os criadores desses serviços grátis, vivem basicamente "vendendo" uma base de dados com dados mais ou menus detalhados dos seus utilizadores...dados estes em que cerca de 99% são válidos...
Deixa de haver spam...
Passamos a ter outro tipo de spam...(O aceita ou não aceita não é a mesma treta?)
Deixamos de ter serviços grátis online...
e etc por aí fora...

Concordo a 100%.

Quem é que hoje em dia não está registado numa rede social estilo facebook, hi5, myspace e companhia limitada?

Mesmo que seja "politicamente correcto", ao registarmos uma conta num desses serviços e por acaso dermos permissão ao serviço para vasculhar nos nossos contactos de e-mail, colaboramos com o amado spam.

A juntar a isto, há blogspots, há wordpress, há mil e uma coisas, mil e um serviços que, de forma indirecta e com a nossa permissão, (dependendo dos pontos em que nos basearmos) podem ser tidas como sendo spam.

(19-07-2009 20:44)RaCcOn Escreveu:  Eu acho que o senhor, com todo o respeito deve de ter acordado de manha cedo, não tinha nada para fazer então decidiu inventar algo...enfim...se ao menus soubesse do que estava a falar...

Tudo isto para dizer que arranjem o método que quiserem para eliminar o spam, ele vai sempre existir...e sinceramente, viva o Spam que nos trás imensas vantagens...

Contou a intenção do jovem senhor pelo menos!!


L.

Montana LLC
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-07-2009, 22:01
Mensagem: #7
RE: O fim do spam
(19-07-2009 21:43)acidizer Escreveu:  Mesmo que seja "politicamente correcto", ao registarmos uma conta num desses serviços e por acaso dermos permissão ao serviço para vasculhar nos nossos contactos de e-mail, colaboramos com o amado spam.

Sabes que isso é sempre má ideia, nem é tanto pelo spam mas por estares a dar controlo total sobre a conta de email a terceiros que não sabes bem o que poderão fazer (ainda que possa ser por um curto espaço de tempo).

Normalmente quando me é pedida a password associada ao mail de registo simplesmente salto esse passo (se for possível, o que por vezes não é) ou então levam com a bela da password "naodigo" Tongue
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
19-07-2009, 22:15
Mensagem: #8
RE: O fim do spam
Acho que por a maioria das pessoas pensam que só pelo simples facto de estarem a registar um serviço, conseguem ter a certeza que é minimamente seguro dar dados de e-mail.

Nunca fui muito das redes sociais nem tão pouco mais ou menos. Nunca desatei a enviar em massa fosse o que fosse de que site, mas acredito piamente que há muito boa gente que não vive se não tiver o seu protagonismo ampliado por exemplo em redes sociais.

Eles, spammers compulsivos, efectivamente andem ai. LOL


L.

Montana LLC
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
20-07-2009, 15:23 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 20-07-2009 15:23 por softclean.)
Mensagem: #9
RE: O fim do spam
Bem, um pouco como disse nos comentários, acho que isto só ia retirar a carga do servidores de destino, mas colocá-la toda de novo no servidores de envio, com montes de mails de spam em espera.

Basicamente, o que o nosso amigo disse foi "criar uma lista branca", e tudo o resto passa para aprovação. Ora para isso, nem é preciso mudar uma única linha nos protocolos de email, basta configurar o filtro anti-spam para o fazer (talvez exceptuando a parte dos envios de aprovação).

E, mesmo assim, o tempo que se ia gastar a aprovar mails, como já foi dito, é impensável! Eu, por exemplo, ao ler o mail e feeds já gasto um tempo considerável, quanto mais a aprovar cada mail que chega!!
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
21-07-2009, 20:51
Mensagem: #10
RE: O fim do spam
Sim claro, mas agora imagina o Anti-produtivo que isso se tornaria?
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)