Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 1 votos - 5 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Comentar com utilidade
31-10-2009, 20:59
Mensagem: #1
Comentar com utilidade
É uma tarefa por vezes ingrata. Além de comentar de forma útil, isto é, trazer algo de novo para o assunto, nem que seja a opinião pessoal, o visitante pode partilhar os seus conhecimentos.

É útil o visitante partilhar o que sabe, mas temos, nós os moderadores do Peopleware, que ter muita sensibilidade no que podemos ou não aceitar ou rejeitar.

Para que percebam, dou-vos um exemplo:

Uma nossa visitante deixou-nos o seguinte comentário:
Citar:Boa tarde sabem se estao a enviar as multas do radar em frente a prelada na VCI. Hoje distraime e passei 110Km, nao vi o flash mas passei de dia.
Obrigado

Temos de perceber que as pessoas procuram ajuda e não podemos ter um espírito distante, uma atitude altiva, senhor do nosso nariz e simplesmente apagar pois não se enquadra, não, não é assim que queremos o Peopleware.

Há depois comentários do tipo:
Citar:A questão é: será que chega para correr o Crysis? lol…

...quando se fala num supercomputador.

De facto pode não ser um comentário elaborado mas é pertinente de um ponto de vista prático, mais esmiuçado.

Depois claro há comentários "etários" que não nos livramos. Podem ser de "clientes" habituais ou num momento muito especifico de algum visitante usualmente interessante a comentar.

Isto tudo porque se tem falado em classificar os comentários, dando oportunidade de uns classificaram os comentários dos outros.

Será que existe rigor?
Fui a sites com este tipo de classificação e não vi grande aplicação. Por exemplo se foram à Engadget verão todo o tipo de comentários, úteis, idiotas, banais e ainda outros que podem ser considerados insultos.

Conclusão:

A melhor forma de limitar os comentários idiotas nos posts sérios é comentar com utilidade. A participação é necessária, eu apelo aos nossos visitantes que têm opiniões úteis para comentar.

[Imagem: pplware_ceo.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 21:14
Mensagem: #2
RE: Comentar com utilidade
Até tenho medo de comentar aqui neste tópico LOL

Mas é verdade, embora pense que isto vem de "novos pré-membros"..
Aqueles "novatos" que "experimentam" para ver como é.. Digo isto porque já fui assim..
Nem sempre conhecemos do quê que se trata, como é óbio, e esses por pensar que seria uma obrigação comentar aquele porque comentei o anterior, dizem algo relacionado, e por vezes idiota...
Mas com algum tempo, apercebemos que o nossos comentário não são gostados por outros, logo tentamos "imitar" a correcta ideia de comentar...

E não nos podemos de esquecer, de vez em quando um "pequeno comentário humorístico" deve ser bem-vindo, sempre ajuda a manter o blog em "bom estado espírito"... LOL
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 21:14
Mensagem: #3
RE: Comentar com utilidade
Muito bem Vítor, isto quase que merecia ir para o blog. Tal como tu, também tenho situações de imensa dúvida quando aprovo/rejeito comentários no blog. Há aquela categoria descarada, publicitária, spam ou simplesmente insultuosa - esses são os mais fáceis. Mas daí para cima a dúvida cresce exponencialmente.

Mas quando me aparecer algum comentário de fraca utilidade, já sei qual o link do post que lhe vou colocar por baixo. Wink

[Imagem: pplware_admin.png]
Os meus artigos | O meu site
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 21:30
Mensagem: #4
RE: Comentar com utilidade
Eu não ando por aqui há muito tempo, mas já ando por outros lados há muito tempo.
Quer se queira quer não aparecem sempre comentários de todo o tipo. Mas como tu dizes a melhor formar de lutar contra os comentários desnecessários, é pondo os "nossos" que acrescem algo de útil. Os outros hão de acabar por desaparecer.

Quanto à classificação dos comentários não concordo muito, tipo "à coisa e tal n gosto deste gajo, vamos dar-lhe umas negas"... Se a classificação fosse mesmo credível, para isso só com uma equipa de classificação Tongue

[Imagem: bar.gif]

01010010 01101001 01100011 01100001 01110010 01100100 01101111
01000001 01101110 01110100 01110101 01101110 01100101 01110011
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 21:57 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-10-2009 22:02 por avlisrotiv.)
Mensagem: #5
RE: Comentar com utilidade
Esqueci-me, a ideia da classificação era boa ideia (mais uma vez, eu acho)...
Mas não precisa de uma equipa para isso, os usuários podem indicar os comentários que acham sem importância..
E aí sim, seria mais fácil de abater isso, e poupava trabalho aos moderadores, penso..
Como aqui no Forum, a gente tem o botão "Report"..
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 22:30 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-10-2009 22:31 por DCA.)
Mensagem: #6
RE: Comentar com utilidade
O Youtube tem o sistema de classificação e é eficaz, com x votos negativos o comentário desaparece. Para mim era uma excelente aposta aqui no PPLW.

Eu sei que entrei, ou melhor, participo no fórum há pouco tempo e já pareço que tenho a "crista" levantada mas acreditem, fico fulo com a gente sem classe que não tem mais nada que fazer...claro que por vezes existem comentários banais, do tipo, "não tenho nada a acrescentar mas comento"...isto é uma coisa, outra coisa é começarem com algo tipo chat e levar o tema para um nível tão baixo que mete pena, nestes casos costumo fechar o separador que já nem me interessa mais nada Wink

Basta o esquecimento de uma única circunstância para nos levar ao erro. (Jaime Balmes)
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
31-10-2009, 23:31 (Esta mensagem foi modificada pela última vez a: 31-10-2009 23:38 por Lápis Azul.)
Mensagem: #7
RE: Comentar com utilidade
(31-10-2009 22:30)DCA Escreveu:  O Youtube tem o sistema de classificação e é eficaz, com x votos negativos o comentário desaparece. Para mim era uma excelente aposta aqui no PPLW.

Eu sei que entrei, ou melhor, participo no fórum há pouco tempo e já pareço que tenho a "crista" levantada mas acreditem, fico fulo com a gente sem classe que não tem mais nada que fazer...claro que por vezes existem comentários banais, do tipo, "não tenho nada a acrescentar mas comento"...isto é uma coisa, outra coisa é começarem com algo tipo chat e levar o tema para um nível tão baixo que mete pena, nestes casos costumo fechar o separador que já nem me interessa mais nada Wink

A antiguidade não é proporcional à qualidade dos comentários!
Os comentários não tem a importância associada a quem os escreve, mas sim, aquilo que efectivamente está escrito! Wink

Continua.
(31-10-2009 20:59)vitorm Escreveu:  A melhor forma de limitar os comentários idiotas nos posts sérios é comentar com utilidade. A participação é necessária, eu apelo aos nossos visitantes que têm opiniões úteis para comentar.

Assino por baixo!
Sou contra a pontuação dos posts. O grande problema será o critério de selecção a ser usado. O que é bom ou mau é dificil de ajuizar com dezenas de pessoas a ler o mesmo texto...
Se formos atribuir má classificação a comentários maus, ou seja, que nós consideramos maus, vamos estar a dar o que o comentador quer, ou seja, importância. Aqui, aplica-se a velha máxima da publicidade; falem mal ou bem, mas falem!
A meu ver, a melhor forma de afastar os maus comentários é não dar-lhes importância e fazer com que esses comentadores se sintam ignorados. Acabarão por se cansar e encher de lixo outro forum...
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-11-2009, 00:22
Mensagem: #8
RE: Comentar com utilidade
(31-10-2009 22:30)DCA Escreveu:  O Youtube tem o sistema de classificação e é eficaz, com x votos negativos o comentário desaparece. Para mim era uma excelente aposta aqui no PPLW.

Eu sei que entrei, ou melhor, participo no fórum há pouco tempo e já pareço que tenho a "crista" levantada mas acreditem, fico fulo com a gente sem classe que não tem mais nada que fazer...claro que por vezes existem comentários banais, do tipo, "não tenho nada a acrescentar mas comento"...isto é uma coisa, outra coisa é começarem com algo tipo chat e levar o tema para um nível tão baixo que mete pena, nestes casos costumo fechar o separador que já nem me interessa mais nada Wink

Na minha humilde opinião o que deverias fazer era comentar com qualidade para ofuscar as inutilidades. Se nós apagamos caiem mails a criticar-nos e a dizerem que é censura. blá blá blá....

Abraço.

VM
PW

[Imagem: pplware_ceo.png]
Visitar Website de este utilizador Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-11-2009, 01:06
Mensagem: #9
RE: Comentar com utilidade
Penso que o modelo proposto é o que acontece mais ou menos neste site.

http://www.gamevicio.com.br

Mais ou menos assim, a nível dos comentários

It's a basic truth of the human condition that everybody lies.

[Imagem: pplware_addict.png]
[Imagem: pplware_moderator.png]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
01-11-2009, 13:22
Mensagem: #10
RE: Comentar com utilidade
O problema apresentado é resultado da exposição actual do blog, não há muito a fazer.

existem pessoas bem educadas e mal educadas em qualquer sítio.

Acho que o melhor que se pode fazer é cada um, começar por si próprio e apenas fazer comentários úteis.

À partida com isto as coisas acalmam, o ideal é deixar os comentários parvos sem resposta.
Com o tempo esse pessoal salta fora.

já quanto a insultos trocados, e situações como as que já se viram de "criticaste o meu post, agora é um caso pessoal ..."
Isso para mim era delete e ban do IP acaba-se a palhaçada.
Jardins de infância há para aí com fartura, basta inscreverem-se

JP
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)