Colocar Resposta 
 
Avaliação do Tópico:
  • 0 votos - 0 Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ubuntu - Instalar um antivírus...
30-04-2010, 12:49
Mensagem: #1
Gentoo Ubuntu - Instalar um antivírus...
Olá a todos. Estou a iniciar-me no mundo Linux com a nova versão do Ubuntu (10.04) mas há imensas coisas que ainda tenho de aprender. Uma delas é a instalar programas. Por exemplo tenho estado a tentar instalar um antivírus mas quando vou às páginas de download, por exemplo, do AVG para linux aparecem-me vários pacotes com extensões .deb, .rpm, .tar.gz o que me deixa confuso. Já fiz o download dos vários pacotes mas tirando a versão .deb não vejo quaisquer ficheiros executáveis. Sei que é possível usar a consola para fazer a instalação a partir destes pacotes, só que não tenho ideia da linguagem de programação que permita fazer isto. Alguém me pode dar uma dica ou indicar um tutorial que explique como se faz isto? Obrigado desde já.
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2010, 13:19
Mensagem: #2
RE: Ubuntu - Instalar um antivírus...
Olá e bem-vindo ao forum do peopleware.

Não precisas de anti-virus para linux, actualmente o Linux é imune a tais ameaças, nomeadamente a virus de Linux.

Esses anti virus, servem para analisar se descarregaste um ficheiro infectado com virus para windows, ou caso tenhas o Windows noutra partição do PC, iniciar um diagnóstico nessa partição (muito util para desinfestar bicharada quando o Windows está carregado de malwares e assim).

Quanto ao ficheiro executáveis vou-te dar aqui a lista de cada um dos ficheiros que referiste:

RPM - Executável Redhat/OpenSuse, entre outras distribuiçõees ditas baseadas em rpm
DEB - Esecutável Debian, para sistemas baseados em Debian, como é o caso do Ubuntu.
Tar.GZ - Geralmente distribuição agnóstico, corre tecnicamente em qq distribuição linux, mas precisa na maioria das vezes que andas a mexer na consola de linux (apropriado apenas para utilizadores avançados).

Ou seja, o que precisas neste caso se ainda quiseres instalar o anti-virus depois da minha explicação, é descarregares o ficheiro .deb para uma pasta e fazeres duplo clique nele, e a patir daí irá te lançar um gestor de pacotes para instalares!


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2010, 17:42
Mensagem: #3
RE: Ubuntu - Instalar um antivírus...
Obrigado pela resposta. Eu de facto já calculava que não seria necessário utilizar um antivírus em Linux. Tenho estado a instalar os programas que necessito a partir do centro de software do Ubuntu e do gestor de pacotes, mas também tenho tentado encontrar programas que já usava em Windows, daí a minha confusão com os pacotes. Ainda tenho muito a aprender...
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
30-04-2010, 18:50
Mensagem: #4
RE: Ubuntu - Instalar um antivírus...
(30-04-2010 17:42)Drived Escreveu:  Obrigado pela resposta. Eu de facto já calculava que não seria necessário utilizar um antivírus em Linux. Tenho estado a instalar os programas que necessito a partir do centro de software do Ubuntu e do gestor de pacotes, mas também tenho tentado encontrar programas que já usava em Windows, daí a minha confusão com os pacotes. Ainda tenho muito a aprender...

Há muitos programas de windows que têm versões para Linux, outros ainda que existem que até são considerados melhores que os seus equivalentes em Windows.

Temos um tópico em sticky, denominado "Guia de substitutos de aplicações Windows.", que te pode ajudar a ter uma ideia!

http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=1172


[Imagem: ubuntuiab46860chatmore0.gif]
Procurar todas as mensagens deste utilizador
Citar esta mensagem numa resposta
Colocar Resposta 


Saltar Fórum:


Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)